Oração em apologética

.

Oração em apologética

Um dos perigos do apologista é cair na armadilha de confiar em suas próprias habilidades intelectuais de convencer e levar alguém ao reino de Deus. Fico triste em afirmar que eu já fui culpado disso.

O orgulho se esconde no coração e assim não pode ser visto. Quando nós confiamos somente em nosso próprio conhecimento em vez da palavra de Deus, misericórdia e graça, nós caímos nessa armadilha. Não é a razão que converte, mas o Espírito de Deus. Não é a lógica que nos atrai as Deus, mas Jesus (Jo 12:32). Não é a evidência que convence uma pessoa de seus pecados, mas o Espírito Santo (Jo 16:8). É por isso que necessitamos confiar em Deus e confiar que Ele usará a nossa defesa da verdade para Sua glória e seu benefício.

Ignorar a oração na apologética é ser orgulhoso. É o mesmo que dizer que não precisamos de Deus. Mas nós precisamos orar por aqueles que estão perdidos, orar para que suas mentes sejam abertas, orar para que a palavra de Deus seja verdadeira para eles, orar para que nosso testemunho seja forte, e orar para que o mal não fique entre eles e nós. Nós estamos lutando uma batalha espiritual e precisamos de ferramentas espirituais. A oração é talvez a mais importante de todas elas.

É o Senhor que abre o coração e a mente, não você (At. 16:24). Peça direção a Deus (Jo. 14:14). Peça bendizendo sua compreensão (Tg. 1:5) e seu discurso (Cl. 4:6). Peça ao Senhor que abra também sua compreensão a palavra de Deus (Lc.24:45). Isto é o que Ele faz.

A oração traz humildade a quem ora. Admite a dependência de Deus. Se nós somos humildes e dependemos de Deus, nós provavelmente vamos ouvir Sua voz. A oração significa que você está buscando intervenção divina. Traz poder em suas palavras. Muda seu coração. E leva você perto de Deus.

Ser um grande apologista não é ter uma insígnia de honra cristã como uma demonstração de suas habilidades intelectuais. É a resposta para o chamado de Deus a todos os cristãos (1Pe 3:15) que deve ser empreendida com amor e humildade: amar as pessoas e humildade ante Deus.

Nunca permita que seu estudo e prática em apologética coloquem-se no lugar do poder, recebido por fé, na oração ante o Criador. Peça ao Espírito Santo abençoar suas palavras e abrir os corações daqueles com quem você fala...e então dê o melhor de seu estudo e suas habilidades.

Matthew J. Slick
Tradução de Emerson de Oliveira

Fonte: [ Logos Apologética Cristã ]

.
Imprimir ou salvar em PDF

1 comentários:

eu gostaria tanto que a pessoa que votou em "discordo" pudesse manifestar aqui sua justificativa em tal discordância. Confesso que no meu humilde entendimento Bíblico não compreendi.

No aguardo...

Responder

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:

1 - Poste somente o necessário. Se quiser colocar estudos, artigos ou textos grandes, mande para nós por e-mail: bereianos@hotmail.com

2 - A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Comentários com conteúdo ofensivo não serão publicados, pois debatemos idéias, não pessoas. Discordar não é problema, visto que na maioria das vezes redunda em edificação e aprendizado. Contudo, discorde com educação e respeito.

3 - Comentários de "anônimos" não serão necessariamente postados. Procure sempre colocar seu nome no final de seus comentários (caso não tenha uma conta Google com o seu nome) para que seja garantido o seu direito democrático neste blog. Lembre-se: você é responsável direto pelo que escreve.

4 - A aprovação de seu comentário seguirá os nossos critérios. O Blog Bereianos tem por objetivo à edificação e instrução. Comentários que não seguirem as regras acima e estiver fora do contexto do blog, não serão publicados.

Para mais informações, clique aqui!

Blog Bereianos!