A polêmica Bíblia de estudo Dake

.
A polêmica da hora no meio evangélico pentecostal, especialmente entre assembleianos, é a publicação da The Dake Bible pela CPAD, com o título Bíblia de estudo Dake, anunciada como a "principal fonte de consulta dos pregadores pentecostais" nos últimos 40 anos. Ainda segundo a editora, "os ricos apontamentos" de Dake, "revisados com todo o rigor doutrinário e teológico, tornam claras leituras obscuras". Então, porque a polêmica em torno do lançamento?

A discussão toda começou quando alguém lembrou que Finis Jennings Dake defendeu heresias que o colocam como patrono de muitos expoentes da teologia da prosperidade, além de identificá-lo com heresias mórmons. Tais heresias foram denunciadas no Brasil no livro Cristianismo em Crise, de Hank Hanegraaff, publicado pela própria CPAD! Estabelecida a controvérsia, assembleianos de expressão se posicionaram, alguns de forma bastante ambígua.

Um dos críticas mais ácidos da publicação é o Pr. Robson Aguiar, para quem o lançamento é uma vergonha para a CPAD. O sempre lúcido Gutierres Siqueira assumiu que não gostou "do lançamento da Bíblia de Estudo Dake. Ora, Finis Jennings Dake influenciou bastante o "Movimento da Fé". Alguém que certamente contribui para o maior mal da igreja evangélica no final do século XX, não é um tanto recomendável". Questionado por Sidnei Moura a respeito, o Pr. Silas Daniel (comentários) defendeu a obra, afirmando que "os detentores do direito de publicação da obra de Dake autorizaram a CPAD retirar da Bíblia Dake os erros doutrinários", que ele classifica como "pequenos trechos equivocados da obra". O Pr. Altair Germano defendeu a publicação, considerando a supressão de tais trechos, mas defende que numa próxima edição seja indicado que a CPAD não endossa a totalidade dos ensinos de Dake na presente obra. O pastor Ciro Zibordi, sempre enfático em seus ataques ao neopentecostalismo e sua nefasta teologia da prosperidade, foi algo ambíguo na sua recomendação da obra, tanto que um dos seus leitores pergunta qual é a posição dele, afinal.

Chamam atenção algumas afirmações feitas pelos envolvidos no debate. Alguns afirmam que se Silas Malafaia, como vice-presidente da CGADB pode lançar sua Bíblia de Batalha Espiritual e Vitória Financeira, sem ser questionado oficialmente, então porque a CPAD não pode lançar uma obra de mesmo jaez? Lembram também que a CPAD já publicou no passado outras obras que continham erros, como é o caso do Antigo Testamento versículo por versículo, de Champlin. E finalmente, encontram apoio para a publicação até no fato das livrarias da CPAD venderem obra de reformados!

Quem já leu alguns posts meus sabem que não sou entusiasta de Bíblias de Estudo. A propósito, recomendo a leitura da primeira parte de Mais uma bíblia de estudo?, de Daladier Lima. Mas vejo com preocupação o movimento pendular da CPAD, ora publicando obras teológicas de pentecostais e de reformados sérios e ora dando expressividade a autores pelagianos (caso do Finney) e heréticos em suas teologia própria e cristologia (caso do Dake). Seria a pressão do mercado?

Fonte: Cinco Solas
Via: [ Web Evangelista ]



Fui buscar maiores referências sobre Finis Jennings Dake através do livro citado no artigo acima - "Cristianismo em Crise" de Hank Hanegraaff. Segue algumas informações sobre Dake e sua bíblia:


Finis Dake, que exerceu profunda influência sobre muitos curandeiros da fé, chegou mesmo a dizer:

"Germes patogênicos, que são rigorosamente aliados da obra dos demônios... são, na realidade, agentes materiais de Satanás que corrompem os corpos de sua vítimas. Nenhum remédio já foi encontrado que possa curar as enfermidades fora do sangue de Jesus Cristo. Nenhuma droga pode curar uma única enfermidade. Qualquer médico honesto admitirá que não há poder curativo nos medicamentos". (1)

Talvez a pior coletânea de falsos ensinos seja a popular Dake's Annotated Reference Bible. "Deus... vai dum lugar para outro num corpo como o de todas as outras pessoas", diz Dake. Ainda sobre Deus, Dake afirma que Ele é apenas um "ser de tamanho ordinário. Ele usa roupas... come... descansa... habita numa mansão, numa cidade localizada num planeta material chamado Céu". (2)

Logo na primeira página do Novo Testamento, Dake escreveu que Jesus "tornou-se Cristo, ou seja, o "Ungido", 30 anos depois de ter nascido de Maria (3). Ora, qualquer pessoa que tenha cantado ou ouvido algum hino de Natal com fundamento bíblico está familiarizada com o trecho de Lucas 2:11, que diz: "Pois na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor".

O Credo Atanasiano, largamente usado por toda a Igreja, é um dos credos clássicos do cristianismo [...] Uma das funções óbvias do Credo Atanasiano era contrabalançar visões desviadas sobre a Trindade, como por exemplo o triteísmo. O Credo Atanasiano é especialmente significativo em face do fato que os ensinos do triteísmo, anunciados pelos hereges da Igreja medieval, têm vindo novamente à superfície nos ensinos de pessoas como benny Hinn e em publicações como a Bíblia Anotada de Dake.


1 - Finis J. Dake, God's Plan for Man (Lawrenceville, GA: Dake Bible Sales, 1977 [original de 1949], 241)
2 - Finis J. Dake, editor, Dake's Annotated Reference Bible (Lawrenceville, GA: Dake Bible Sales, 1963), NT pp. 96, coluna 1, e 97, colunas 1-2, ênfase original: At pp.388, coluna 1b, e 467 coluna 1f.
3 - id, ibid., NT, p. 1, coluna 1.


Fonte: Livro Cristianismo em Crise - Hank Hanegraaff - CPAD (curiosamente)
RM
.
Imprimir ou salvar em PDF

1 comentários:

Anônimo mod

Olha só acredito que a Bíblia Dake não contem heresias como afirmam alguns pelo contrário há conteúdo riquíssimos, a trindade é visível em toda Bíblia, outro ponto Jesus tem um corpo transformado como todos salvos serão no dia da transformação, veja Jesus depois de ressurreição comeu pão e peixe claro no céu poderemos nos alimentar, o erro das pessoas é querer espiritualizar tudo sem levar em conta que o Céu é algo Real fisico dentro das regras científica e espiritual só que as pessoas são tão complicadas que não conseguem discernir isso.

Responder

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:

1 - Poste somente o necessário. Se quiser colocar estudos, artigos ou textos grandes, mande para nós por e-mail: bereianos@hotmail.com

2 - A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Comentários com conteúdo ofensivo não serão publicados, pois debatemos idéias, não pessoas. Discordar não é problema, visto que na maioria das vezes redunda em edificação e aprendizado. Contudo, discorde com educação e respeito.

3 - Comentários de "anônimos" não serão necessariamente postados. Procure sempre colocar seu nome no final de seus comentários (caso não tenha uma conta Google com o seu nome) para que seja garantido o seu direito democrático neste blog. Lembre-se: você é responsável direto pelo que escreve.

4 - A aprovação de seu comentário seguirá os nossos critérios. O Blog Bereianos tem por objetivo à edificação e instrução. Comentários que não seguirem as regras acima e estiver fora do contexto do blog, não serão publicados.

Para mais informações, clique aqui!

Blog Bereianos!