Uma breve exortação sobre a liberdade cristã, nossos hábitos e a glória de Deus.

.
"Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus". 1 Cor. 10.31

O versículo acima é uma exortação segura que lembra-nos de que todos os nossos atos devem ser voltados à glória de Deus. Isto é certo e bom.

Mas, ler esse texto em seu contexto ajuda-nos a entender como o apóstolo Paulo chegou a tal conclusão.

A questão que ele vinha tratando desde o capítulo 8, era sobre a indevida associação do cristão com a idolatria. Ele trata isso com muita seriedade, e alerta ao cristão, usando o exemplo das "coisas sacrificadas a ídolos" como uma forma inaceitável de associação do cristão com a idolatria. Paulo usa uma linguagem forte ao dizer que tais práticas significam "provocar o zelo do Senhor" e "associar-se a demônios". Estabelecer esse ponto era muito importante, dada a aparente presunção dos coríntios de que aquela comunhão intencional com o que havia de pior naquela cultura pagã era uma questão de somenos importância.

Uma vez estabelecido este ponto, o apóstolo passa a demonstrar que a liberdade cristã da qual desfrutamos não pode dar margem para que cometamos abusos ou causemos, indiretamente, mal a nossos irmãos na fé.

A questão da unidade no corpo de Cristo, na igreja, portanto, é uma das grandes preocupações do apóstolo Paulo nesta passagem. É esse ponto que analisaremos, buscando refletir como ele toca sensivelmente em questões que envolvem o nosso convívio com os cristãos hoje em dia – sobretudo diante da realidade multifacetada e polarizada do cristianismo de confissão evangélica de nossos dias.

Nesta passagem de 1 Coríntios 10.31, Paulo está tratando a respeito de práticas (neste caso ele cita uma específica, mas há aplicação para outras) que conquanto em si e por si mesmas não sejam [aparentemente] pecaminosas, podem, de alguma maneira, causar escândalo ou tropeço para outrem. É interessante notar que em outro lugar Paulo lida com uma questão muito semelhante, em suas exortações em Romanos 14, particularmente os versos 22 e 23.

"A fé que tens, tem-na para ti mesmo perante Deus. Bem aventurado é aquele que não se condena naquilo que aprova. Mas aquele que tem dúvidas é condenado se comer, porque o que faz não provem de fé; e tudo o que não provem de fé, é pecado".

No caso de Romanos 14.22,23, ele faz a mesma aplicação de 1 Cor. 10.31. Os versículos que lemos, são uma conclusão da exposição que Paulo faz a partir do capítulo 14 até ao capítulo 15.

O exemplo que o apóstolo Paulo usa para frisar um valor maior e estabelecer um princípio no relacionamento entre os irmãos em Cristo, é sobre algo que estava presente em várias das igrejas às quais ele ministrava, sobretudo aquelas de maioria gentílica e que estavam mais expostas à cultura fortemente pagã daqueles tempos, como a igreja em Corinto, na Grécia, e a de Roma.

No texto de Romanos, Paulo usa dois exemplos, que são justamente o da comida e da guarda dos dias (Rm. 14.1-5), para estabelecer qual deve ser a conduta do cristão diante de certas controvérsias, oriundas da diversidade que há entre eles:

1) É bom frisar que a referência que Paulo faz em Romanos a respeito dos dias e da alimentação é diferente da que ele faz em Gálatas 4.10 e em Col. 2.16-23, pois, nestes casos, a referência a estes assuntos está ligada a utilização deles como uma adulteração da mensagem do evangelho. Quando princípios básicos do evangelho estão em jogo, a atitude de Paulo é sempre zelosa e severa.

2) Neste caso, a referência a este problema dos dias e da alimentação, aparentemente, não era a respeito de algo que ferisse os pontos "cardeais" do evangelho, mas, estava ligada à força ou fraqueza relativas à fé no evangelho.

É importante estabelecer esta distinção a fim de que entendamos bem qual a mensagem do apóstolo nesta situação. Em outras palavras, Paulo não estava preocupado, neste contexto, com a questão da alimentação ou dos dias em si, mas com a maneira como nos comportamos diante de situações em que nos deparamos com posições e pensamentos diferentes dos nossos, sobre assuntos que não fazem parte essencial do evangelho, mas que fazem parte da vida cristã.

A exortação do apóstolo estabelece alguns princípios de grande valor, os quais devemos, como cristãos, observar:
  • Temos de identificar, em nossas próprias vidas, se a nossa "comida" ou "seleção de dias", de alguma maneira, ofende a um irmão nosso que é fraco na fé (ou novo na fé):
Paulo não estava preocupado em debater os exemplos que ele mesmo mencionou (Rm.14.2-5), mas, o seu claro objetivo era admoestar aos cristãos a que não permitissem que estas diferenças de opinião viessem a ser motivo de contenda entre eles, ou ainda, viesse a se constituir como tropeço para aquele mais fraco na fé e, por outro lado, intolerância por parte daquele que, tendo mais esclarecimento, e, portanto, liberdade para certas práticas, tenha causado o escândalo ao seu irmão.

É muito melhor fortalecermo-nos na unidade do que distanciarmo-nos na diversidade que há entre nós. Os versículos 7 e 8 de Rom.14 evidenciam esta verdade.

Então, a primeira grande verdade que podemos perceber destes dois textos tão ricos, está ligada à nossa percepção e sensibilidade quanto ao nosso próximo: devemos "acolher o que é débil na fé". Isto significa, que embora tudo – o que não é pecado – nos seja licito, nem tudo nos convém. E, que em nome do amor cristão, não devemos procurar nossos próprios interesses – I Cor. 13.5 – antes, se for necessário, devemos "abrir mão" de certas práticas que, mesmo não sendo pecaminosas, afetam ou podem afetar a vida do nosso próximo, então, por amor a eles, temos de fazer isto.

Temos de ser sensíveis às carências e dificuldades de compreensão de nossos irmãos. Será que estamos dispostos a abrir mão de nossa “comida” para não causar tropeço a alguém? O ponto aqui é compreender que estas coisas, o amor ao nosso irmão e nosso uso da liberdade cristã, são coisas que tocam na glória do Senhor, ou seja, a forma como lidamos com essas coisas glorificarão ao Senhor – ou o ofenderão.

Pensar nessas coisas pode ser algo que venha a nos ajudar a considerar sobre nossos hábitos e práticas com relação a nós mesmos.

Deus requer de nós, como já vimos, que façamos tudo com consciência limpa, diante das Escrituras – do Logos, portanto, d’Ele mesmo - de nossos irmãos, e, diante de nós mesmos; mais ainda, requer que tudo seja para a glória dEle.

Esta afirmação do apóstolo, deve nos levar a refletir se nossos hábitos glorificam a Deus. Ainda que eles (nossos hábitos) não sejam questionados (julgados) pelos outros, devemos, conforme nos exorta a Palavra em 2 Cor. 13.5, examinar a nós mesmos para sabermos se estamos de fato na fé.

Esta consideração é importante e necessária, e, a análise de nossas práticas diante de nossos irmãos, conforme acabamos de ver, deve nos levar a refleti-las também diante de nós mesmos.

A pergunta a se fazer é a seguinte: Temos glorificado a Deus no nosso comer e beber?, ou seja, nos nossos hábitos?

Vejamos esta questão da seguinte maneira:

Temos ouvido muitas vezes pessoas dizendo que deixam de fazer certas coisas, coisas que até consideram importantes, porque não têm tempo para elas. O dia possui 24 horas para todas as pessoas, inclusive para o presidente do Brasil ou para o presidente dos EUA, enfim, todos absolutamente dispõem da mesma sucessão de segundos, minutos e horas, que nos provê a sensação de passado, presente e futuro e chamamos tempo. Todos, igualmente, dispõem do mesmo tempo.

O nosso dia a dia é preenchido, por assim dizer, por nossos hábitos, e, nossos hábitos, são constituídos por nossas prioridades. Logo, nossos hábitos revelam aquilo que priorizamos mais em nossas vidas.

Hábito é a disposição adquirida pela repetição dum ato, uso, costume.

Rotina: Seqüência de atos, usos, observadas pela força do hábito.

A rotina é, portanto, uma seqüência de hábitos durante o tempo.

Todos nós temos hábitos, invariavelmente. Nossa rotina é formada por uma sucessão de hábitos, e, nossos hábitos são constituídos pela repetição de certos atos, e, estes atos são determinados de acordo com a nossa vontade, e, a nossa vontade está submetida à nossa natureza.

O problema reside no fato de que em nós há uma luta de nossa velha natureza - aquela que herdamos de Adão no nosso nascimento natural, e aquela da qual somos revestidos a partir do nosso novo nascimento em Cristo. Martinho Lutero, a este respeito, disse que somos: simul Justus et pecator. "Ao mesmo tempo justo e pecador".

Temos de cuidar, portanto, para que nossos hábitos estejam agora vinculados à nossa nova natureza, a fim de que possamos cumprir a exortação de Paulo em 1 Cor. 10.31: fazer tudo para a glória de Deus, e Rm. 14.23, fazer todas as coisas pela fé.

Esta não é uma tarefa fácil. Vemos isto no dilema vivido pelo apóstolo Paulo em Rm. 7.24 e 1 Cor. 9.27, onde vemos a dualidade entre a carne (sarx) – onde a o corpo (soma) físico é ilustrado como meio de expressão do pecado - e a ação do Espírito Santo em nossos corações (Rm. 9.28).

Pensemos, pois, em nossos hábitos na forma de indagação, e respondamos com franqueza a nós mesmos:
  • O que preenche nosso tempo e nosso pensamento
Temos de considerar esta pergunta da seguinte maneira:

As práticas que constituem nossos hábitos podem ser que em si mesmas, ou, como fim, não sejam pecaminosas, mas, quando se integram à nossa rotina, e, de alguma maneira sufocam outras práticas que deveriam estar em primeiro lugar, aí pecamos. A ênfase recai, portanto, nas nossas prioridades; naquilo que escolhemos fazer com nosso tempo. De alguma maneira, nossos hábitos revelam quem nós somos, pois revelam as escolhas que fazemos diariamente. Devemos lembrar que nossas escolhas estão submetidas à nossa vontade e nossa vontade está submetida à nossa natureza.

Mais uma vez, a conclusão é que devemos avaliar nossa prática, nossos hábitos, nossa preferência e nosso procedimento com nosso irmão sob a ótica daquilo que honra a Deus e o glorifica. Essa é a pedra de toque, afinal de contas.

Autor: Thiago Santos
Fonte: [ Editora Fiel ]
.
Imprimir ou salvar em PDF

1 comentários:

Amado irmão,

muito consistente a argumentação, ficou faltando a citação literal das coisas que são vividas por crentes(?) que devem ser abandonadas.

Zodíaco, shows, intimidade com ímpios etc etc?

Em Cristo

Responder

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:

1 - Poste somente o necessário. Se quiser colocar estudos, artigos ou textos grandes, mande para nós por e-mail: bereianos@hotmail.com

2 - A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Comentários com conteúdo ofensivo não serão publicados, pois debatemos idéias, não pessoas. Discordar não é problema, visto que na maioria das vezes redunda em edificação e aprendizado. Contudo, discorde com educação e respeito.

3 - Comentários de "anônimos" não serão necessariamente postados. Procure sempre colocar seu nome no final de seus comentários (caso não tenha uma conta Google com o seu nome) para que seja garantido o seu direito democrático neste blog. Lembre-se: você é responsável direto pelo que escreve.

4 - A aprovação de seu comentário seguirá os nossos critérios. O Blog Bereianos tem por objetivo à edificação e instrução. Comentários que não seguirem as regras acima e estiver fora do contexto do blog, não serão publicados.

Para mais informações, clique aqui!

Blog Bereianos!