O que devemos conhecer de Deus?

.

Por João Calvino

Como a Majestade de Deus ultrapassa em si a capacidade do entendimento humano e inclusive é incompreensível para este, devemos adorar sua grandeza antes que examiná-la para não sermos comple-tamente abrumados com tão grande claridade.

Por isso devemos buscar e considerar a Deus em suas obras, às quais a Escritura chama, por esta razão, "manifestações das coisas invisíveis", pois nos manifestam o que, de outro modo, não podemos conhecer do Senhor.

Não se trata agora de especulações vãs e frívolas para manter nosso espírito em suspense, senão de algo que necessitamos saber, que é alimento e que confirma em nós uma autêntica e sólida piedade, quer dizer, a fé unida ao temor. Contemplemos, pois, neste universo a imortalidade de nosso Deus, de quem procede o princípio e origem de tudo o que existe; seu poder que criou num tão grande conjunto e agora o sustenta; sua sabedoria que compôs e governa uma variedade tão grande e tão diversa segundo uma ordem deliciosa; sua bondade que tem sido em si mesma causa de que tenham sido criadas todas estas coisas e de que agora subsistam; sua justiça que se manifesta de um modo maravilhoso na proteção dos bons e no castigo dos maus; sua misericórdia que, para mover-nos ao arrependimento, suporta nossas iniqüidades com grande doçura.

Certamente que este universo nos ensinaria, na medida que o necessitamos, e com abundantes testemunhos, como é Deus; mas somos tão rudes que estamos cegos ante uma luz tão brilhante. e nisto não pecamos só pela nossa cegueira, senão que nossa perversidade é tão grande que, ao considerar as obras de Deus, tudo o entende mal e erradamente , tergiversando por completo toda a sabedoria celestial que, muito pelo contrário, resplandece nelas com grande clareza.

Temos, pois, que deter-nos na Palavra de Deus que nos descreve a Deus de um modo perfeito pelas suas obras. Nela se julgam suas obras não segundo a perversidade de nosso juízo, senão segundo a regra da eterna verdade. Ali aprendemos que nosso único e eterno Deus é a origem e fonte de toda vida, justiça, sabedoria, poder, bondade e clemência; que dEle procede, sem exceção alguma, todo bem; e que, portanto, a Ele se deve com justiça todo louvor.

E embora todas estas coisas aparecem claramente em qualquer parte do céu e da terra, em definitiva só a Palavra de Deus nos fará compreender sempre e com toda verdade o fim principal para o qual tendem, qual é seu valor, e em que sentido devemos interpretá-las. Então aprofundaremos em nós mesmos e aprenderemos como manifesta o Senhor em nós sua vida, sua sabedoria, seu poder; e como operam em nós sua justiça, sua clemência e sua bondade.

_________________________
Fonte: Breve Instruccion Cristiana, FELiRe, 1ª parte.
Extraído de: [ Blog dos Eleitos ]
Imprimir ou salvar em PDF

2 comentários

BOM DIA!!! Passando paa uma visitinha!
Carla Fernanda

Responder

A FRASE DA MODA NO MEIO GOSPEL, PROFERIDA DOS PÚLPITOS CONTAMINADOS, É A SEGUINTE:
"NÃO ESTOU EM CRISE,ESTOU EM CRISTO", É NOTÓRIO QUE ESSES LÍDERES RELIGIOSOS NÃO ESTÃO EM CRISE FINANCEIRA..,(JAMAIS!) MAS É EVIDENTE QUE ESTÃO MERGULHADOS NUMA PROFUNDA CRISE ESPIRITUAL E MINISTERIAL.

REFERINDO-SE A CRISE MINISTERIAL, SOFRIDA PELA LÍDERANÇA EVANGÉLICA BRASILEIRA, É EVIDENCIALIZADO NO "SURTO PASTORAL", NA BUSCA DESENFREADA PELO PODER ABSOLUTO E STATUS SOCIAL-EVANGÉLICO. INVOCAM PARA SI, OS MAIS ESTAPAFÚRDIOS E BIZARROS TÍTULOS, TAIS COMO: PAIPÓSTILO, PATRIARCA OU SIMPLISMENTE PAI.

SÃO DONOS E SENHORES FEUDAIS DE IGREJA, QUE VIVEM NABABESCAMENTE, ALIMENTADOS PELA IGNORÂNCIA DO POVO DE MENTE COLONIZADA E ESCRAVIZADA.
ESTE MESMO POVO, AO ENCONTRAREM JESUS, SE VIRAM LIVRES DA ESCRAVIDÃO DO PECADO, PORÉM AGORA, VIVEM DEBAIXO DO JULGO DO HOMEM. INDIVÍDUOS QUE USA DA SUA PRERROGATIVA DE LÍDER ESPIRITUAL, PARA SUBJULGAR.
NÃO SEI O QUE É PIOR..,VIVER NA IGNORÂNCIA DO PECADO, OU DEBAIXO DA ESCRAVIDÃO IMPOSTA EM NOME DE CRISTO.

"POVO DE DEUS, DESPERTA DO ESTADO LETÁRGICO DE SUAS ALMAS, SÊ LIBERTO EM NOME DE JESUS, DA POTESTADE PASTORAL", EXPERIMENTANDO O VERDADEIRO CONHECIMENTO DE DEUS.
EM CRISTO,
HERRERA
http://cativosporcristo.blogspot.com/

Responder

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:

1 - Poste somente o necessário. Se quiser colocar estudos, artigos ou textos grandes, mande para nós por e-mail: bereianos@hotmail.com

2 - A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Comentários com conteúdo ofensivo não serão publicados, pois debatemos idéias, não pessoas. Discordar não é problema, visto que na maioria das vezes redunda em edificação e aprendizado. Contudo, discorde com educação e respeito.

3 - Comentários de "anônimos" não serão necessariamente postados. Procure sempre colocar seu nome no final de seus comentários (caso não tenha uma conta Google com o seu nome) para que seja garantido o seu direito democrático neste blog. Lembre-se: você é responsável direto pelo que escreve.

4 - A aprovação de seu comentário seguirá os nossos critérios. O Blog Bereianos tem por objetivo à edificação e instrução. Comentários que não seguirem as regras acima e estiver fora do contexto do blog, não serão publicados.

Para mais informações, clique aqui!

Blog Bereianos!