4 Razões porque eu não assisti o festival Promessas da Rede Globo.

.
Por: Renato Vargens

"Aleluia! Chegamos lá! Que Bênção, o Brasil todo está vendo a música gospel na tela da Globo. Aha, Uhu, a Globo é nossa!

Pois é, essas são algumas frases que recebi de irmãos em Cristo sobre o Festival Promessas, promovido pela Rede Globo de Televisão. Ao contrário destes e de milhares de evangélicos deste país, eu não vejo esse evento com bons olhos. Na verdade, a impressão que tenho sobre este festival é a pior possível.

Ora, vamos combinar uma coisa? É ingenuidade da nossa parte achar que a Vênus Platinada, resolveu alegremente privilegiar a música evangélica brasileira, não é verdade? É claro que os interesses globais estão bem além dos ritmos e melodias entoadas pelos cantores evangélicos tupiniquins.

Isto posto enumero dentre muitas, pelo menos 04 razões pelas quais eu não assisti o Festival promessas:

1- A motivação da Rede Globo de televisão é exclusivamente financeira. É sabido que os evangélicos são os que menos pirateiam CDS e DVDS. Um publico deste tipo é interessantíssimo, o que contribui para o desejo platinado de adentrar em um mercado tão promissor.

2- A briga com a Record. A Globo nitidamente resolveu polarizar com a Rede Record tentando trazer para o seu lado milhões de evangélicos decepcionados com a TV de Edir Macedo. Na verdade, o objetivo final da emissora carioca é audiência, dinheiro e novos negócios além é claro de esvaziar a audiência da concorrente.

3- O famigerado show business evangélico. Os shows evangélicos afrontam o nome de Deus. Em nome de um cristianismo tosco, cantores comercializam a fé fazendo da adoração ao Senhor um grande e bom negócio.

4- A industria do entretenimento gospel. Em nenhum momento nós vemos nas Escrituras qualquer tipo de mandamento ou instrução por parte do Senhor de que a Igreja deveria promover entretenimento. A igreja foi chamada para glorificar a Cristo e pregar o Evangelho da Salvação Eterna. Ao fazer de Deus seu instrumento de lazer e descontração, a igreja peca contra o sétimo mandamento tomando o nome do Senhor em vão.

Pense nisso!

Fonte: [ Blog do autor ]

Concordo com o Pr. Renato Vargens e assino embaixo. Eu na verdade fui conferir o video compacto deste festival para investigar o que ocorreu. Resultado: uma vergonha!!!

Os únicos que ganharam com este festival "antropocêntrico" foi a Globo e os próprios "cantores profissionais". Imaginem que este festival custou aos cofres públicos o valor de R$2,9 milhões (veja aqui). Ora, não precisa ser expert em organização de eventos para saber que um show desse porte não custa somente isso! Existem sim valores não divulgados provindos de patrocínios e também da própria Globo, além de outras fontes de lucros não declarados. Imaginem para quem vai grande parte desta verba como cachê...

Sem falar nos "artistas" contratados para participar do evento. O que existe de mais pobre no contexto teologico em musicalidade estão expressos nas letras destas músicas apresentadas. As mesmas contém muitos, mas muitos erros teológicos, alguns deles gravíssimos, sem falar no antropocentrismo das músicas e nos comportamentos dos artistas e seus seguidores.

Não consegui assistir até o final para chegar a conclusão, repito novamente: uma vergonha!

"Que farei, pois? Orarei com o espírito, mas também orarei com entendimento; cantarei com o espírito, mas também cantarei com entendimento". 1 Co 14:15

Ruy Marinho
.
Imprimir ou salvar em PDF

7 comentários

Eu não precisava só da 1ª! rsrsrs
Boa visão, excelente post!

Responder
leonardo C. mod

Da mesma forma que a Globo pensou somente no dinheiro e captalismo para o evento, vc pensou como motivação para escrever este post.. Deus usa quem quiser, da maneira que quer para propagar o evangelho.. Se for preciso usa até jumento para falar! A globo transmitindo isso é uma forma de demonstrar o poder de Deus sobre todos.. Fiz de louco para ganhar os loucos, sábio para os sábios..

Responder

Em 2013, o Brasil sediará a Jornada Mundial da Juventude que contará com o apoio dos cofres públicos (como no caso do "Festival Promessas")...o estado é laico? "Dai a César, o que é de César e a Deus o que é de Deus" (cf.: Mt 22:21).Pra mim é dinheiro desviado daquilo que é responsabilidade do Estado, como por exemplo Educação.

Responder

Caro Leonardo,

Eu não pensei em dinheiro e capitalismo para escrever o adento deste post, muito menos tenho certeza que o autor do artigo principal também não pensou nisto! Afinal, não ganhamos absolutamente nada ao escrever artigos, ao contrário dos "artistas gospel" que você defende, não é o nosso objetivo ganhar dinheiro com o evangelho.

Gostaria de lhe perguntar sob seu ponto de vista, como você vê e entende que este festival organizado pela Globo "transmitiu o poder de Deus sobre todos"?

Aguardo sua resposta!

Responder

Sobre o comentário do Leonardo: "Deus usa quem quiser, da maneira que quer para propagar o evangelho.. Se for preciso usa até jumento para falar!" - realmente Deus usa quem ELE quer! Mas para ser usado por Deus é preciso conhecê-lo, a fim de saber ouvir a sua voz e entender o que Ele quer falar!

Sobre sua outra frase: "Fiz de louco para ganhar os loucos, sábio para os sábios". - aqui está um problema crucial e muito relevante: como a Rede Globo pode ser fazer de crente ou evangélico, para nos ganhar? pode a Rede Globo me oferecer coisa melhor do que Deus me garante sendo fiel à ELE?

Paulo se fez de fraco para ganhar os fracos a fim de que se tornassem fortes no Espírito do Senhor, que nos fortalece somente se estivermos em Cristo!

A Rede Globo, não está em Cristo; então não poderá nos dá nada que valha a pena deixar o Evangelho de Cristo, e seguir a programação "LIXO" que faz você engolir!

Deus tenha piedade de sua alma, volte-se para Deus, pois ainda há tempo para o arrependimento!

De um Marinho (Wéllykem) para outro Marinho (Ruy): Apesar de carregarmos no nome o mesmo do fundador da Rede Globo, não deixemos de carregar as marcas do Evangelho de Cristo! Deus te abençoe muito mais!

Acessem: www.cwmarinho.blogspot.com

Responder

O comentário de Renato Vargens mostra que tem gente séria que pensa e não se deixa levar por movimentos estranhos que tentam enredar a noiva de Cristo, neste caso sua igreja. Veja o que diz Mateus 13:24-30, a parábola do Joio e do Trigo.

24 Outra parábola lhes propôs, dizendo: O reino dos céus é semelhante a um homem que semeou boa semente no seu campo;
25 mas, enquanto os homens dormiam, veio o inimigo dele, semeou o joio no meio do trigo e retirou-se.
26 E, quando a erva cresceu e produziu fruto, apareceu também o joio.
27 Então, vindo os servos do dono da casa, lhe disseram: Senhor, não semeaste boa semente no teu campo? Donde vem, pois, o joio?
28 Ele, porém, lhes respondeu: Um inimigo fez isso. Mas os servos lhe perguntaram: Queres que vamos e arranquemos o joio?
29 Não! Replicou ele, para que, ao separar o joio, não arranqueis também com ele o trigo.
30 Deixai-os crescer juntos até à colheita, e, no tempo da colheita, direi aos ceifeiros: ajuntai primeiro o joio, atai-o em feixes para ser queimado; mas o trigo, recolhei-o no meu celeiro.
Tem muito joio no meio do trigo, contudo chegará o dia em O Senhor Jesus irá fazer a separação. O céu será um lugar de grande surpresa, muita gente hoje que se emociona e não passa disto, sua vida não foi transformada, continua a beber do pecado, as "mudanças" são apenas externas. Veja Mateus 22:14 Porque muitos são chamados, mas poucos, escolhidos.
Vamos ser sérios com quem nos trata com tanta seriedade e misericórdia.
“Os homens jamais encontrarão um antídoto para suas misérias, enquanto, esquecendo-se de seus próprios méritos, diante do fato de que são os únicos a enganar a si próprios, não aprenderem a recorrer à misericórdia gratuita de Deus.” [João Calvino, O livro do Salmo, Vl 1, (Sl 6.4), pp.128,129.]
Um dos homens mais sérios e ganhador de almas para Cristo nos diz em sua carta em 1 Coríntios 14:40 Tudo, porém, seja feito com decência e ordem.
Pare e Pense minha gente, o inimigo de nossas almas não dorme. Em 2 Coríntios 11:14 E não é de admirar, porque o próprio Satanás se transforma em anjo de luz.
leiam a bíblia estude ela do ponto de vista histórico gramatical. Deus abençõe.

Responder
Anônimo mod

É
meu bom e querido Renato
vc esta certissimo em tudo
que falou, mais sabe sempre
que vejo essas coisas Jesus
do dinheiro, sempre me pergunto
onde fica a justiça de Deus?
que nunca castiga esses homens
o bispo Macedo chega ate a desafiar
nos afrontando pq se ele e taum ruim, pq Deus não castiga ele e
continua a abençoa-lo, e ate hoje
(dezembro2011), nunca vi nem li
de ninguem dando uma resposta a
essa afronta, estaum errados isso
eu sei mais se acham no direito de nos afrontar com a suas supostas
benção sem gastigo divino
...e ai falar o que...

A paz a todos que ainda temem
ao verdadeiro DEUS

Ana Debora

Responder

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:

1 - Poste somente o necessário. Se quiser colocar estudos, artigos ou textos grandes, mande para nós por e-mail: bereianos@hotmail.com

2 - A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Comentários com conteúdo ofensivo não serão publicados, pois debatemos idéias, não pessoas. Discordar não é problema, visto que na maioria das vezes redunda em edificação e aprendizado. Contudo, discorde com educação e respeito.

3 - Comentários de "anônimos" não serão necessariamente postados. Procure sempre colocar seu nome no final de seus comentários (caso não tenha uma conta Google com o seu nome) para que seja garantido o seu direito democrático neste blog. Lembre-se: você é responsável direto pelo que escreve.

4 - A aprovação de seu comentário seguirá os nossos critérios. O Blog Bereianos tem por objetivo à edificação e instrução. Comentários que não seguirem as regras acima e estiver fora do contexto do blog, não serão publicados.

Para mais informações, clique aqui!

Blog Bereianos!