Newton, a maçã e o calvinismo

Isaac Newton
Godfrey Kneller (1702)
Para a maioria das pessoas as maçãs apenas caíam do pé após certo tempo de amadurecimento. Para Isaac Newton, o pai da física, a queda da maça representava algo muito mais complexo, algo muito além do que a simples visão humana poderia enxergar.
Dizem que Isaac Newton estava descansando debaixo de uma macieira quando foi atingido por seu fruto que desprendeu do pé. O suposto evento, provavelmente um mito, despertou a curiosidade de Newton para entender por que as maçãs caem. O que provoca a queda da maçã? Será apenas resultado do seu amadurecimento ou há alguma outra força agindo na maça para que ela despenque do pé ao chão? Essa força invisível, jamais imaginada, que age sobre cada fruto que cai da macieira foi uma grande descoberta!

A gravitação, ou gravidade, é a força que explica por que as maçãs caem. Embora os nossos olhos não possam ver essa força, podemos enxergar a ação dessa força sobre a maçã. Não é possível ver a causa, mas podemos ver o resultado: a maçã, que num segundo estava na árvore, noutro segundo está no chão. Mas o importante é notar que não podemos atribuir à maçã o efeito de deslocar-se da macieira ao chão, por mais que os nossos olhos nos enganem com a impressão de que foi uma ação da maçã. A maçã não fez nada para cair!
Os olhos dos calvinistas são como os olhos de Newton. Apesar de superficialmente enxergar uma ação voluntária, de livre-arbítrio do homem, ele não se deixa enganar; antes, compreende que há uma força agindo sobre o homem. Essa força, que não pode ser enxergada superficialmente lendo alguns versículos isolados, pode ter sua existência e eficácia comprovada com textos bíblicos chaves, ignorados pela maioria daqueles que desejam defender o livre-arbítrio.
Da mesma forma que o evento da maçã caindo da árvore não pode ser atribuído como ação da própria maça, mas sim da gravidade agindo sobre ela; as ações humanas não são resultado de seu próprio livre-arbítrio. Na verdade, o livre-arbítrio é uma ilusão para quem não enxerga a origem da ação, assim como era ilusão antes de Newton achar que as maças caíam da macieira sem causa de uma força externa.
No livro de Neemias encontramos uma aparente ação do livre-arbítrio humano. “E várias vezes os judeus que moravam entre os nossos inimigos vieram nos avisar dos planos que eles estavam fazendo contra nós.” Neemias 4:12 [NTLH]
Mas o próprio narrador da história atribui o evento como sendo causado por Deus e não pelo livre-arbítrio daqueles homens: “Os nossos inimigos ficaram sabendo que nós havíamos descoberto o que eles estavam planejando e compreenderam que Deus havia atrapalhado os seus planos.” Neemias 4:15 [NTLH]
Vejamos outros casos:
Juízes 14:4 - "Mas seu pai e sua mãe não sabiam que isto vinha do SENHOR, pois este procurava ocasião contra os filisteus; porquanto, naquele tempo, os filisteus dominavam sobre Israel."
1Rs 12:15 - "O rei, pois, não deu ouvidos ao povo; porque este acontecimento vinha do SENHOR, para confirmar a palavra que o SENHOR tinha dito por intermédio de Aías, o silonita, a Jeroboão, filho de Nebate."
1Sm 26:12 - "Tomou, pois, Davi a lança e a bilha da água da cabeceira de Saul, e foram-se; ninguém o viu, nem o soube, nem se despertou, pois todos dormiam, porquanto, da parte do SENHOR, lhes havia caído profundo sono."
1Rs22:20-23, 28, 30, 34 - "Perguntou o SENHOR: Quem enganará a Acabe, para que suba e caia em Ramote-Gileade? Um dizia desta maneira, e outro, de outra. Então, saiu um espírito, e se apresentou diante do SENHOR, e disse: Eu o enganarei. Perguntou-lhe o SENHOR: Com quê? Respondeu ele: Sairei e serei espírito mentiroso na boca de todos os seus profetas. Disse o SENHOR: Tu o enganarás e ainda prevalecerás; sai e faze-o assim. Eis que o SENHOR pôs o espírito mentiroso na boca de todos estes teus profetas e o SENHOR falou o que é mau contra ti... Disse Micaías: Se voltares em paz, não falou o SENHOR, na verdade, por mim. Disse mais: Ouvi isto, vós, todos os povos!... Disse o rei de Israel a Josafá: Eu me disfarçarei e entrarei na peleja; tu, porém, traja as tuas vestes. Disfarçou-se, pois, o rei de Israel e entrou na peleja... Então, um homem entesou o arco e, atirando ao acaso, feriu o rei de Israel por entre as juntas da sua armadura; então, disse este ao seu cocheiro: Vira e leva-me para fora do combate, porque estou gravemente ferido."
Autor: André R. Fonseca
www.andreRfonseca.com
Twitter: @andreRfonseca
Fonte da imagem: http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Sir_Isaac_Newton_1702.jpg

 .
Imprimir ou salvar em PDF

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:

1 - Poste somente o necessário. Se quiser colocar estudos, artigos ou textos grandes, mande para nós por e-mail: bereianos@hotmail.com

2 - A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Comentários com conteúdo ofensivo não serão publicados, pois debatemos idéias, não pessoas. Discordar não é problema, visto que na maioria das vezes redunda em edificação e aprendizado. Contudo, discorde com educação e respeito.

3 - Comentários de "anônimos" não serão necessariamente postados. Procure sempre colocar seu nome no final de seus comentários (caso não tenha uma conta Google com o seu nome) para que seja garantido o seu direito democrático neste blog. Lembre-se: você é responsável direto pelo que escreve.

4 - A aprovação de seu comentário seguirá os nossos critérios. O Blog Bereianos tem por objetivo à edificação e instrução. Comentários que não seguirem as regras acima e estiver fora do contexto do blog, não serão publicados.

Para mais informações, clique aqui!

Blog Bereianos!