O amor limitado de Deus - Parte 1

.

Por Fabio Correia

O amor de Deus não é tão "grande e ilimitado" assim como muitos pensam. Se Ele quisesse salvar a todos, poderia? Obviamente que sim. Afinal, Deus é Soberano. Ele pode absolutamente tudo que quiser. Por que não salva, então? Seria porque algumas pessoas são incrédulas? Porque algumas pessoas têm um coração duríssimo? Ou ainda não salva porque outras pessoas são blasfemas e não querem saber Dele?

Evidentemente que é de se esperar que pessoas de coração tão duros e ímpios e que rejeitam a bondade da qual seriam alvo de forma tão acintosa, sejam excluídas ou recebem algum tipo de punição ou ainda que deixem de ser alvo desse amor que seria disponibilizado para elas. Geralmente agimos assim. Somos naturalmente vingativos. Somente as pessoas "merecedoras" se tornam alvo do nosso amor. Mas, com Deus não deveria ser diferente? Ele não poderia, e até "deveria", relevar os desmandos e desvios de todas as pessoas, e, assim, salvar a todos indistintamente? É isso que ocorre? Todos serão salvos?

Muitos universalistas acreditam que sim. Acreditam que, por Sua misericórdia e bondade, Deus aceitará a todos e não deixará que nenhum se perca, independentemente de exercerem fé ou não. Poderíamos resumir esse pensamento na frase "Jesus morreu por todos sem exceção".

Apesar de ser o universalismo um pensamento muito simpático e favorável a nós, transgressores inveterados da Lei de Deus, ele foi considerado como herético no concílio de Constantinopla em 543 d.C. Apesar disso, é defendido pela maioria dos teólogos liberais e seus simpatizantes. Ainda que alguns textos bíblicos pareçam sugerir tal expiação universal, entendidos, obviamente, fora do contexto geral das Escrituras, essa ideia é realmente insustentável. Afinal, a bíblia fala da existência de réprobos quanto à fé, isto é, de pessoas que não serão salvas e que terão o inferno como destino e castigo eterno.

Outra corrente teológica que reflete sobre a extensão do amor de Deus é a corrente Arminiana. Essa evolução do Pelagianismo, diferentemente do universalismo, entende que, realmente, nem todos serão salvos necessariamente; porém, todos poderão ser salvos, se quiserem. O problema é que muitos não querem. Para eles, a salvação é um grande "self-service" de possibilidades. Ou seja, Jesus morreu não para salvar efetivamente, mas para possibilitar a salvação de quem quiser ser salvo. Ele fez a parte Dele, cabe ao homem agora servir-se e apropriar-se dessa salvação através da sua fé. O homem, nesse casso, é agente completamente ativo na sua própria salvação. Poderíamos resumir esse pensamento na frase "Jesus morreu por todos que quiserem ser salvos".

Um dos textos favoritos dos arminianos é João 3:16, que diz: "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu Filho unigênito para que todo aquele que Nele crê não pereça mas tenha a vida eterna".

Curiosamente os arminianos alternam seu entendimento em relação à extensão do amor de Deus entre uma rápida e discreta passagem pelo universalismo e a limitação "camuflada" desse amor, muito embora não admitam abertamente nenhum nem outro.

Por exemplo, pela expressão do texto acima, "Deus amou o mundo", eles costumam entender que é um amor extensivo ao mundo inteiro, realmente. Isto é, a todas as pessoas. Porém, se perguntarmos a um bom arminiano se todos serão "necessariamente" salvos, dirá que não. Por outro lado, a expressão no mesmo texto acima "todo aquele que crê" é altamente limitadora. Porém, se da mesma forma, perguntarmos a um bom arminiano se Jesus morreu apenas por alguns, eles negarão peremptoriamente.

Apesar disso, não há como negar. Na visão arminiana, ainda que isso gere algum tipo de desconforto quando dito abertamente, o amor de Deus é limitado. E quem põe limite à ação extensiva do amor de Deus? O próprio homem, que decide não crer. É como se o homem sentenciasse soberanamente: "Deus, seu amor pode chegar até uma casa antes da minha, no meu vizinho; ele não deve chegar até a minha casa porque eu não permito; porque eu não quero". E Deus, na visão arminiana, obviamente, obedece ou ainda, como eles preferem dizer, respeita essa vontade do homem. 

Ora, parece claro que se o amor de Deus fosse "ilimitado e irrestrito" como, muitas vezes, supõem os próprios arminianos, deveria salvar até mesmo aquele que decide não querer crer.

Mas há ainda um terceiro grupo que se aventura a refletir séria e profundamento sobre o amor de Deus. São os Calvinistas. Esses, diferentemente dos universalistas e dos arminianos, defendem abertamente que o amor salvífico de Deus é limitado, extensivo e direcionado apenas a um grupo restrito de Eleitos. Sendo assim, admitem, sem o menor constrangimento, que os que "não são salvos" não o são porque o próprio Deus decidiu soberanamente que não seriam salvos e não porque simplesmente não quiseram crer. Ou seja, Deus decidiu eternamente tirar apenas alguns da perdição; o que pressupõe estarem todos nessa situação. Por outro lado, admitem que  não há nada de diferente na natureza daqueles que serão salvos, em relação aos não salvos. Ou seja, os chamados "eleitos de Deus" não são intrinsecamente melhores que os não eleitos. Pelo contrário, todos são igualmente merecedores da ira de Deus, por conta de sua queda em Adão. Estando todos caídos e mortos, espiritualmente falando, Deus, pela sua Graça, que por definição é fazer um favor a quem não merece, decide salvar alguns e derramar sobre esses - mas somente sobre esses - seu "infinito e ilimitado" amor salvífico, a ponto de sacrificar seu próprio Filho Jesus, exclusivamente por eles.  Poderíamos resumir esse pensamento na frase "Jesus morreu apenas pelos seus eleitos". 

Um dos principais e mais polêmicos pontos da teologia Calvinista, geralmente sintetizada em cinco pontos, versa exatamente sobre essa questão. Sobre a "Expiação Limita". Limitada não no poder e importância, e, sim, na extensão e aplicabilidade dessa expiação. Esse ponto ensina de forma clara e aberta que Jesus não morreu por todos. Porque se Ele tivesse morrido por todos sem exceção, todos deveriam, necessariamente, receber a salvação, sob pena de não ter sido um sacrifício perfeito e eficaz. Ensina que quando Jesus subiu à cruz, sabia exatamente, por decreto e não simplesmente por presciência, por quem estava morrendo e sendo oferecido em sacrifício: tão somente por aqueles que foram predestinados por Deus, para a salvação, desde a eternidade. Segundo essa visão, nenhuma gota de sangue do salvador se perdeu. Ou seja, todos pelos quais Cristo morreu serão, indubitável e necessariamente, salvos eternamente, tendo tido seus corações transformados e regenerados para quererem e depois exercerem fé salvífica no sacrifício de Cristo

Na próxima postagem estaremos abordando de forma mais detalhada esse terceiro ponto do Calvinismo, a "Expiação Limitada". Aguardem.

.
Imprimir ou salvar em PDF

4 comentários

Danilo Ribeiro mod

Olá - todos nós sabemos que nossa regra de fé é Sagradas Escrituras. e lendo este artigo fiquei um pouco indignado. uma "coisa" é crer em doutrinas de homens ou pensamentos filosóficos outra "coisa" é crer na bíblia . o que estou querendo dizer?
me mostre por favor na Bíblia alguma passagem dizendo que Cristo morreu apenas pelos eleitos? até hoje não achei.

Responder
daniela mod

Creio absolutamente na soberania de Deus,mais minha cabeça fica confusa,quando sei se sou eleita ou não,como ter essa certeza?Me ajudem,sempre leio os artigos,divulgo o site para todos,me tornei calvinista em uma 'igreja'pentecostal(sai de la correndo),lendo a Biblía sozinha e vendo que não tem outra maneira de crer só na soberania,ai vou estudando só,do meu jeito,pesquisando e assim por diante mas tenho muitas duvidas; me ajudem.

Responder

Olá Daniela, tudo na paz?

Primeiramente agradeço pela sua participação no Blog Bereianos.

Sobre o que você está sentindo, eu sei muito bem como é, pois há muito tempo atrás também passei por isso.

Antes de qualquer coisa, te dou um conselho: procure urgentemente uma igreja para congregar, não fique só e isolada. Dê preferência para um lugar que tenha como base a teologia reformada, pois alinhará com as suas convicções teológicas. Não lute sozinha!

Referente a sua pergunta sobre eleição, eu creio que só pelo fato de você se preocupar em saber se é eleita ou não, já é um forte sinal de sua conversão! Portanto, não se apavore. Veja este video:

http://www.youtube.com/watch?v=y4CTEK4s_ow

Se precisar de alguma ajuda, escreva para o nosso e-mail: bereianos@hotmail.com

Estou a disposição.

Deus te abençoe!

Responder

Danilo, segue algumas passagens bíblicas que afirmam o sacrifício salvífico de Cristo para os Eleitos:

". . por causa dos eleitos que (o Senhor) escolheu. . ." Marcos 13:20

"Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus ..."" Romanos 8:33

"Porque, não tendo eles ainda nascido, nem tendo feito bem ou mal (para que o propósito de Deus segundo a eleição, ficasse firme, não por causa das obras, mas por aquele que chama)", Romanos 9:11

"também agora neste tempo ficou um remanescente segundo a eleição de graça. Mas se é por graça, já não é pelas obras ..." Romanos 11:5-6

"... O que Israel buscava não o alcançou; mas os eleitos o alcançaram..." Romanos 11:7

Bendito o Deus ... o qual nos abençoou ... e nos elegeu nEle antes da fundação do mundo, que fossemos santos e irrepreensíveis diante dEle em amor; e nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo ... segundo o beneplácito de Sua vontade, para louvor e glória da Sua graça ..." Efésios 1:3-6

"... havendo sido predestinados, conforme o propósito dAquele eu faz todas as coisas, segundo o conselho da Sua vontade; com o fim de sermos para louvor da Sua glória ..." Efésios 1:11-12

"Mas .... irmãos amados do Senhor, por vos ter Deus elegido desde o princípio para a salvação, em santificação do Espírito, e fé da verdade;" II Tessalonicenses 2:13

Deus ... que nos salvou, e chamou ... não segundo as nossos obras, mas segundo o Seu próprio propósito e graça que nos foi dado em Cristo Jesus antes dos tempos dos séculos;" II Timóteo 1:8-9.

" ... tudo sofro por amor dos escolhidos, para que também eles alcancem a salvação que está em Cristo Jesus ..." II Timóteo 2:10.

João 6:37,39, "Tudo o que o Pai me dá virá a Mim; e o que vem a Mim de maneira nenhuma o lançarei fora ... a vontade do Pai ... nenhum de todos aqueles que Me deu se perca, mas que o ressuscite no último dia."

João 6:65, "... ninguém pode vir a Mim, se por Meu Pai não lhe for concedido."

João 10:15-16, "... e dou a minha vida pelas ovelhas. Ainda tenho outras ovelhas (gentios); também Me convém agregar estas, e elas ouvirão a minha voz ..."

João 17:2, "Assim como lhe deste poder sobre toda a carne, para que dê a vida eterna a todos quantos lhe deste."

"... e creram todos quantos estavam ordenados para a vida eterna." Atos 13:48

"... o qual, tendo chegado, aproveitou muito aos que pela graça criam." Atos 18:27

"Instruindo ... a ver se porventura Deus lhes dará arrependimento ..." II Timóteo 2:25

"... daqueles que são chamados segundo o Seu propósito. Porque os que dantes conheceu também os predestinou ... e aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou, a estes também glorificou" Romanos 8:28-30

E tem muito mais....

Responder

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:

1 - Poste somente o necessário. Se quiser colocar estudos, artigos ou textos grandes, mande para nós por e-mail: bereianos@hotmail.com

2 - A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Comentários com conteúdo ofensivo não serão publicados, pois debatemos idéias, não pessoas. Discordar não é problema, visto que na maioria das vezes redunda em edificação e aprendizado. Contudo, discorde com educação e respeito.

3 - Comentários de "anônimos" não serão necessariamente postados. Procure sempre colocar seu nome no final de seus comentários (caso não tenha uma conta Google com o seu nome) para que seja garantido o seu direito democrático neste blog. Lembre-se: você é responsável direto pelo que escreve.

4 - A aprovação de seu comentário seguirá os nossos critérios. O Blog Bereianos tem por objetivo à edificação e instrução. Comentários que não seguirem as regras acima e estiver fora do contexto do blog, não serão publicados.

Para mais informações, clique aqui!

Blog Bereianos!