O que significa “A glória desta última casa será maior do que a da primeira”?



Por André Sanchez

Já passei por várias vezes na frente de templos sendo construídos e vi essa frase em uma placa ou em um dos muros da construção: “A glória desta última casa será maior do que a da primeira”. Muitas pessoas veem essa frase e pensam que a igreja está construindo um templo que será melhor do que o primeiro, que será mais luxuoso, que caberá mais gente (e normalmente é o que as igrejas querem dizer com ela). Mas o que esse verso significa na Bíblia? Será que ele se refere a um templo mais luxuoso ou a um templo maior? Esse verso está em Ageu 2.9:

“A glória desta última casa será maior do que a da primeira, diz o SENHOR dos Exércitos; e, neste lugar, darei a paz, diz o SENHOR dos Exércitos.”

Para compreendermos o significado desse texto, precisamos lembrar que o profeta Ageu exerceu seu ministério no segundo reinado do rei Dário (Ageu 1.1). Nessa época, os judeus haviam voltado (pois estavam cativos) à Terra Prometida por causa de um decreto de Ciro (Esdras 1.1-4). A missão deles era reconstruir o templo, pois o templo construído por Salomão havia sido destruído vários anos antes, quando o povo foi levado cativo por causa de sua desobediência a Deus. Jerusalém e o templo foram destruídos. A missão desses judeus era retomar o culto a Deus e reconstruir o orgulho do povo de Israel, o seu templo, a “habitação do Senhor”, e também sua cidade.

Eles, então, começam a reconstrução do templo, que acaba ficando parada por volta de 18 anos devido a uma oposição externa e do desânimo deles. Porém, depois desse tempo, eles retomam a construção e a terminam. E é exatamente desse templo que Ageu profetiza. Esse templo foi construído pelos judeus liderados por Zorobabel (Ageu 2.4). O interessante é que as pessoas que tinham visto o templo de Salomão em toda a sua glória e luxo, choram ao ver a simplicidade desse templo: “Quem dentre vós, que tenha sobrevivido, contemplou esta casa na sua primeira glória? E como a vedes agora? Não é ela como nada aos vossos olhos?” (Ageu 2.3). Porém, Deus promete que sobre esse templo simples estaria uma maior glória do que a que estava no primeiro.

Esse é o significado desse texto: “A glória desta última casa será maior do que a da primeira, diz o SENHOR dos Exércitos; e, neste lugar, darei a paz, diz o SENHOR dos Exércitos.” (Ageu 2.9)

A título de conhecimento, esse templo, muitos anos mais tarde passou por várias reformas, até ser substituído pelo templo de Herodes, que começou a ser construído por volta de 20 a.C e foi terminado em 64 d.C. Porém, no ano 70 d.C, esse templo foi destruído pelas tropas do império Romano, por ordem de Tito. Hoje, a única coisa que resta dele é um muro, que é chamado de muro das lamentações.

.
Imprimir ou salvar em PDF

3 comentários

Olá Irmãos, Graça e Paz.....

Este texto Bíblico tem sido interpretado de varias maneiras, mas quase sempre de forma errada, ou com aplicação fora do proposito da mensagem de Deus pelo profeta Ageu.
Como ressaltou o Pr. André Sanches autor da postagem. A mensagem do profeta se destinava a encorajar os reconstrutores do templo, a trabalharem sem possuir nenhum recurso comparado aos da construção original antes da destruição. Por isso a Glória seria muito maior. Deus iria recompensa-los por isso. Porém, existe um outro detalhe, aquele templo sem ostentação mais cheio de Glória é rejeitado pelos judeus, era uma tipologia do Senhor Jesus Cristo. E, só nele veremos a gloria da segunda casa maior do que a primeira. Amém!!!
Deus abençoe a todos......

Responder
Noberto mod

Graça e Paz!
Lendo o texto supracitado, acho que a explicação deixou a desejar.Sabemos de maneira simples que o profeta estava se referindo a presença do próprio Deus, na pessoa do Messias no Templo, onde muitas vezes ensinou,curou e fez-se presente em carne. Por isso que a Glória do Segundo Templo transbordou a do Primeiro.
Shalom a todos!

Responder

Veja o que João Calvino diz:

http://www.ccel.org/ccel/calvin/calcom29.v.iii.iv.html

Responder

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:

1 - Poste somente o necessário. Se quiser colocar estudos, artigos ou textos grandes, mande para nós por e-mail: bereianos@hotmail.com

2 - A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Comentários com conteúdo ofensivo não serão publicados, pois debatemos idéias, não pessoas. Discordar não é problema, visto que na maioria das vezes redunda em edificação e aprendizado. Contudo, discorde com educação e respeito.

3 - Comentários de "anônimos" não serão necessariamente postados. Procure sempre colocar seu nome no final de seus comentários (caso não tenha uma conta Google com o seu nome) para que seja garantido o seu direito democrático neste blog. Lembre-se: você é responsável direto pelo que escreve.

4 - A aprovação de seu comentário seguirá os nossos critérios. O Blog Bereianos tem por objetivo à edificação e instrução. Comentários que não seguirem as regras acima e estiver fora do contexto do blog, não serão publicados.

Para mais informações, clique aqui!

Blog Bereianos!