“Todo aquele”. Isso afirma que qualquer um pode escolher ser salvo?

.

Por - Denis Monteiro

Quando vamos fazer referência à doutrina maravilhosa e bíblica da predestinação, muitos que tem preguiça e falta de temor, dizem: “Mas nós não somos livres para fazer o que quiser e principalmente escolher Cristo como salvador? Porque na Palavra de Deus há chamados, e escolhas condicionais. Por exemplo:

Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. Rm 10.13;

Para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. João 3.15;

E acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. Atos 2.21”

Primeiro temos que entender o que significa “todo aquele”, em uma rápida interpretação sem temor de Deus e com preguiça dar-se a entender que a pessoa é livre para ir até Cristo. Mas vamos analisar o que significa aquele.

Aquele: pronome demonstrativo. Indica ou refere-se à pessoa ou coisa citada.
Todo: conjunto completo; total; inteiro.

Farei uma exposição destas três passagens citadas acima, sabendo que existem outros versos na Santa Palavra de Deus que expressa o mesmo sentido, o motivo é para que não seja tão extenso. Logo, se o significado da palavra aquele é uma indicação á uma pessoa citada. Então, temos que, por obrigação, ler o contexto.

Em Romanos 9-11, nestes 3 capítulos, fala mais resumidamente assim: a gloriosa eleição de Deus e Paulo mostra isso em dois personagens bíblicos, Jacó e Esaú, e os que aceitaram a Cristo é porque eram filhos de Abraão mas pela fé. Mas no fim do capitulo 9 Paulo diz que Judeus são culpados por terem rejeitado a Cristo. No capitulo 10 mostra que os judeus rejeitaram a justiça de Deus e que Israel não pode alegar a falta de oportunidade. E no capitulo 11 mostra o futuro de Israel e os que irão ser salvos o “remanescente segundo a eleição da graça.” (Rm 11.5). Então partindo deste versículo “Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.”, percebe-se que este “todo aquele” refere-se aos eleitos, os filhos de Abraão pela fé. É como se Paulo estivesse dizendo: O conjunto completo dos eleitos quando invocarem o nome do Senhor será salvo.

Em João 3 fala sobre uma conversa de Jesus com um príncipe dos fariseus, Nicodemos. E como é dito no capitulo 2.25, Jesus conhecia a “natureza humana.”. Então, no cap. 3 Jesus diz a este fariseu que para ele herdar o Reino dos Céus, ele tem que nascer de novo, nascer do alto. Uma obra gerada pela Palavra e pelo Espírito Santo (v.5) e logo em seguida, Jesus diz a este fariseu que ele é como a serpente de Moisés levantada no deserto (Nm 21.9), ou seja, assim como os que eram mordidos pelas serpentes e olhava para a serpente de bronze era curados, todo aquele que “olhar” para Jesus será curado, terá vida eterna. Ou seja, todo aquele, o numero completo dos eleitos que nasceram de novo quando crer em Jesus terá vida eterna. É o que o próprio evangelista João diz no capitulo 1.13 que os que aceitaram a Jesus eles “não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas [da vontade] de Deus.” João 1.13.

Em Atos 2 fala sobre o cumprimento da profecia dita pelo o profeta Joel, a descida do Espírito Santo. E Pedro, após o cumprimento, faz menção do livro de Joel e justamente da passagem que fala sobre a profecia.

E nos últimos dias acontecerá, diz Deus, que do meu Espírito derramarei sobre toda a carne; E os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, Os vossos jovens terão visões, E os vossos velhos terão sonhos; E também do meu Espírito derramarei sobre os meus servos e as minhas servas naqueles dias, e profetizarão; E farei aparecer prodígios em cima, no céu; E sinais em baixo na terra, Sangue, fogo e vapor de fumo. O sol se converterá em trevas, E a lua em sangue, Antes de chegar o grande e glorioso dia do Senhor; E acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. Atos 2:17-21.(Joel 2.28-32).

Pedro repreende os críticos que diziam que os que falaram em línguas estavam embriagados, e Pedro diz que eles não estavam (v.15), mas que isso tinha que se cumprir. E Pedro repetindo a profecia, diz que o Espírito de Deus seria, foi, e está sendo derramado sobre todos os tipos de pessoas filhos e as vossas filhas... Jovens... Velhos... Servos... Servas (v.17,18), uma obra diferente da antiga aliança. Mas agora Pedro faz uma declaração ”E acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo”. Aquele quem? Aqueles que receberam o Santo Espírito, estes podem crer e agora serem salvos.

Conclusão.

Quando a Palavra de Deus refere-se a “todo aquele”, temos que recorrer ao contexto. Senão cairemos no mesmo erro que muitos fazem até hoje, o livre arbítrio. Quando se refere a este termo, está dizendo que todo aquele mencionado anteriormente ou posteriormente fará tal coisa ou deixará de fazer tal ato.

Não se precipite em tirar conclusões antibíblicas.

.
Imprimir ou salvar em PDF

4 comentários

tenho uma dúvida, me responda com sinceridade,digamos que Deus escolha uma pessoa, ela vire pastor,seja usada nos dons de línguas e tudo mais, e depois passe a roubar dos dízimos, se afaste de Deus, venha cair em adultério, se ele não se arrepender de nada , ele vai ser salvo ?

Responder

Ola Pedro... vamos as suas dúvidas e algumas implicações.

* Deus escolha uma pessoa, ela vire pastor,seja usada nos dons de línguas e tudo mais...*

Foi Deus que escolheu essa pessoa para ser pastor ou foi Deus que permitiu, por um motivo que nossa natureza não conhece, para que ela seja pastor? Lembre do caso de Saul, não foi um escolha DIRETIVA de Deus, mas uma escolha permissiva de Deus.
A questão de alguém falar em línguas, não significa que ela é "espiritual", crente ou alguma coisa. Paulo, aos coríntios, diz que "são carnais".

*se ele não se arrepender de nada , ele vai ser salvo ?*

A Bíblia é claro que se não houver arrependimento é impossível ser salvo. Mas a questão é... o salvo, o eleito, mesmo que ele se desvie em um dia determinado ele voltará.. ou para os braços do pai como o filho pródigo ou nos braços do pastor como a ovelha perdida. O arrependimento é um dom de Deus, e Deus dá a quem ELE quer. 2Tm 2.25.

Se não se arrepender, não é salvo.

Responder

Entendi, eu tinha essa dúvida desde o final do ano passado, quando resolvi conhecer mais sobre a eleição, predestinação, e demais assuntos da Bíblia.

Obrigado pela resposta, hoje já entendo melhor as doutrinas da graça, mas ainda não estou tão certo de que para Deus ser soberano ele tenha que predeterminar todos os eventos, inclusive a blusa que eu vou vestir na próxima segunda-feira e etc..

No mais eu entendo que um crente verdadeiro foi aquele que foi regenerado pelo Espírito Santo, e este não tem como se perder, pois é o próprio Jesus que garante isso

conforme João 10:27-29

Responder
Willian M mod

Eu tenho uma grande duvida sobre o mesmo assunto que vem me confrontando nos últimos tempos,

É na verdade apenas uma adicional a pergunta do irmão logo ali em cima, se uma pessoa regenerada pelo espirito santo, esta vivendo em pecado " mesmo que todos os dias isso lhe incomode, e lhe peça para que ele saia deste pecado " e ele não larga o pecado, e ele venha a morrer, ele sera salvo?

a duvida esta aqui, se eu salvo transformado pelo espirito peco, e morro com pecado perco a salvação ?
levando em conta que eu podia e ate queria voltar atras com o pecado mas não o fiz.

Responder

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:

1 - Poste somente o necessário. Se quiser colocar estudos, artigos ou textos grandes, mande para nós por e-mail: bereianos@hotmail.com

2 - A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Comentários com conteúdo ofensivo não serão publicados, pois debatemos idéias, não pessoas. Discordar não é problema, visto que na maioria das vezes redunda em edificação e aprendizado. Contudo, discorde com educação e respeito.

3 - Comentários de "anônimos" não serão necessariamente postados. Procure sempre colocar seu nome no final de seus comentários (caso não tenha uma conta Google com o seu nome) para que seja garantido o seu direito democrático neste blog. Lembre-se: você é responsável direto pelo que escreve.

4 - A aprovação de seu comentário seguirá os nossos critérios. O Blog Bereianos tem por objetivo à edificação e instrução. Comentários que não seguirem as regras acima e estiver fora do contexto do blog, não serão publicados.

Para mais informações, clique aqui!

Blog Bereianos!