Sola Scriptura e o princípio regulador do culto



Por - Brian Schwertley

Sola Scriptura é um dos princípios fundamentais da Reforma Protestante. (Pode-se até argumentar que os outros grandes principais doutrinas da Reforma [como Sola gratia, sola fide] são logicamente dependentes Sola Scriptura). Ao tornar a Bíblia o único padrão e autoridade para a fé e a vida, os protestantes foram capazes de refutar todas as doutrinas e práticas romanistas que se originou da tradição humana. Os reformadores calvinistas alcançando uma reforma maior, mais completa na igreja, aplicaram o sola scriptura de forma mais consistente, lógica e eficaz a doutrina, o governo da igreja e culto do que os seus homólogos Anglicana e Luterana.

A doutrina da Sola scriptura, com seu ensinamento sobre a autoridade, perfeição, plenitude e suficiência das Escrituras, precisa ser ensinado, hoje, com um renovado zelo e urgência. As razões para este renovado impulso não são apenas por causa da popularidade atual do catolicismo, a Ortodoxia Oriental, modernismo, neo-ortodoxia, os cultos, o movimento carismático e do movimento de crescimento da igreja. A principal razão é a declinação atual entre os reformados conservadores e denominações presbiterianas hoje, particularmente na área de adoração. Não são apenas os muitos reformados de igrejas presbiterianas que estão permitindo inovações humanas no culto, mas o princípio regulador das Escrituras, a doutrina e correlativa da suficiência da Bíblia em todas as questões de fé, incluindo a adoração, é abertamente rejeitado por muitos pastores e anciãos. O princípio regulador do culto (que é Sola Scriptura aplicado ao culto realizado pela Igreja) é uma das maiores conquistas da reforma calvinista. A fim de reforçar as fundações de adoração reformada que deve voltar para a doutrina da Sola Scriptura, oramos para que este estudo será utilizado para a reforma da igreja.

Crentes reformados de hoje precisam entender a relação que existe entre teológica sola Scriptura e o princípio regulador do culto. As razões que tal entendimento é necessário são múltiplas. Primeiro, o princípio regulador do culto está diretamente relacionada às doutrinas sola Scriptura, como a infalibilidade, autoridade absoluta, suficiência e perfeição das Escrituras. Os reformadores calvinistas e as confissões Reformadas muitas vezes usavam referidas passagens sola Scriptura (por exemplo, Dt. 4:2, Pv. 30:6), como textos de prova para o princípio regulador do culto. Quando sola scriptura é aplicada consistentemente para adorar, o resultado é puritana e adoração reformada. Em segundo lugar, os opositores do princípio regulador muitas vezes argumentam contra ele com base na similaridade entre textos sola scriptura prova e textos reguladores prova de princípio. Tal argumentação geralmente segue uma ou duas linhas de pensamento. Alguns argumentam que os textos de prova citada a favor do princípio regulador (por exemplo, Dt. 12:32) são realmente apenas o ensino sola scriptura. Em outras palavras, é exegeticamente ilegítimo usar tais passagens para a regulamentação estrita de adoração. Outros argumentam que a natureza semelhante e até idêntica das passagens Sola Scriptura e as passagens princípio regulador não prova uma regulamentação estrita de culto, mas na verdade prova o contrário. Este argumento baseia-se no seguinte silogismo. Sola scriptura ensina que a Bíblia regula toda a vida. No entanto, toda a vida contém muitas atividades que não são estritamente reguladas (em outras palavras, a Bíblia dá ao homem uma grande quantidade de liberdade em coisas indiferentes [adiaphora]). Portanto, segue-se que o princípio regulador ou sola scriptura como se aplica a adorar também deixa o homem uma grande quantidade de liberdade na esfera de adoração. Neste estudo vamos examinar a relação entre a sola scriptura e do princípio regulador, a fim de provar que a sola scriptura, bem entendida, leva diretamente ao princípio regulador. Então, vamos refutar muitos dos argumentos populares usados ​​hoje contra o princípio regulador, incluindo o argumento baseado na semelhança entre a sola scriptura e prova princípio regulador.

Muitos cristãos de hoje professos consideram assuntos teológicos como de pouca ou nenhuma importância. Alguns até consideram debate teológico e da refutação de falsos ensinamentos como desamor, arrogante e insultuosa para irmãos de diferentes crenças teológicas. Alguns crentes fazem comentários como: "Não deveríamos estar a construir pontes ao invés de muros erguer e fortalezas?" Enquanto não há dúvida de que o debate teológico e refutação deve ser realizado em um espírito de amor cristão e preocupação para os cristãos professos de diferentes opiniões teológicas , a idéia de que teológico precisão debate, e refutação são de alguma forma ruim ou indigno do nosso tempo é flagrantemente anti-bíblica para um número de razões. Primeiro, todo o cristão, e especialmente a cada ministro, tem a obrigação moral de defender a verdade, a batalhar pela fé que uma vez foi entregue aos santos (Judas 3) e para convencer os que contradizem (Tt 1:9). Em um mundo cheio de heresia, apostasia e lobos em pele de cordeiro, a falta de precisão teológica e uma falta de vontade de defender a verdade por parte dos ministros é unpastoral e imperdoável. Em segundo lugar, uma das grandes lições da história da igreja é que Deus tem usado a heresia ea controvérsia teológica para corporativamente santificar sua igreja. Inimigos da verdade, os hereges e pervertidos teológicas surgiram e assaltaram a igreja de dentro. No entanto, Deus em sua infinita bondade e sabedoria tem usado essas ocasiões para avançar sua própria causa e reino. Muitas doutrinas cruciais foram esclarecidas e purificado nas chamas da controvérsia e perseguição. Devemos esperar que nossos vezes para ser diferente? James Begg escreve (1875): "O nosso próprio dia forneceu abundantes ilustrações da verdade geral, assim tão bem indicado, embora o pior é, provavelmente, ainda está para vir. O ponto de ataque ao longo do tempo é variado, mas a luta continua. Quando os homens e mulheres cristãos têm um pouco acostumado a defender uma posição verdadeira, o ataque é dirigido a outro, e talvez de um novo trimestre. Embora não deve aventurar a repartir a importância relativa dos grandes princípios, pode-se afirmar com segurança que nada pode ser mais importante do que as questões relacionadas com a adoração aceitável de Deus "(Anarquia na Adoração [Edinburgh: Lyon e Gemmell, 1875], 4 ). Terceiro, o único método e terreno para ecumenicidade bíblica verdadeira é não ignorar a verdade ou teologia, mas para estudá-lo vigorosamente, aderir a ela, defendo-la e defendê-la. Qualquer tipo de "cristão" união ou cooperação que ignora, minimiza ou alterar a verdade é destrutivo para a fé. Essa união resulta não da a base da Escritura, mas a partir da areia movediça de burocratas apóstatas e apóstata.

Copyright © Brian Schwertley, Lansing MI, 2000
.
Imprimir ou salvar em PDF

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:

1 - Poste somente o necessário. Se quiser colocar estudos, artigos ou textos grandes, mande para nós por e-mail: bereianos@hotmail.com

2 - A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Comentários com conteúdo ofensivo não serão publicados, pois debatemos idéias, não pessoas. Discordar não é problema, visto que na maioria das vezes redunda em edificação e aprendizado. Contudo, discorde com educação e respeito.

3 - Comentários de "anônimos" não serão necessariamente postados. Procure sempre colocar seu nome no final de seus comentários (caso não tenha uma conta Google com o seu nome) para que seja garantido o seu direito democrático neste blog. Lembre-se: você é responsável direto pelo que escreve.

4 - A aprovação de seu comentário seguirá os nossos critérios. O Blog Bereianos tem por objetivo à edificação e instrução. Comentários que não seguirem as regras acima e estiver fora do contexto do blog, não serão publicados.

Para mais informações, clique aqui!

Blog Bereianos!