Luis Molina cria na eleição e reprovação incondicional

"Profundamente perturbado pela doutrina da dupla predestinação de Calvino, o teólogo holandês Jacob Arminius (1560-1609) formulou um sistema teológico alternativo da criação e da providência que ele alegou ser enraizada (embasada) na teoria do conhecimento médio. Tal alegação é altamente ambivalente, pois depende da estreiteza ou a amplitude da substância doutrinal atribuída a esta teoria. Por um lado, se a teoria simplesmente denota a doutrina do pré-volitional [pré, antes; volitional, ato de querer, escolher] conhecimento contrafactual de DEUS, então o sistema de Armínio é, sem dúvida, baseado no conhecimento médio. Por outro lado, se a teoria é tida como um atalho para toda a gama de atividades cognitivas divinas postuladas por Molina (foto), do conhecimento contrafactual de Deus para o seu decreto criativo, então o sistema de Armínio não é fundamentado no conhecimento médio, pois desvia de Molina, de forma bastante acentuada, na representação da deliberação completa e ilimitada de Deus. Este é um fato não suficientemente apreciado na academia filosófica, sendo muito precipitado generalizar que Armínio era um Molinista simplesmente por sua apropriação do conhecimento médio, apesar de seu desvio grave, mas pouco conhecido, de Molina em questões que se seguiram imediatamente da eleição e reprovação (...) ".

"No sétimo livro da Concórdia, Molina consulta se a causa da predestinação podem ser atribuídos à parte do predestinado e se a causa da reprovação pode ser atribuído à parte dos reprovados." Contra aqueles que seguem "os erros de Orígenes e Pelágio", ele responde duas perguntas decididamente negativas. Na base da declaração paulina: "Antes que os gêmeos fossem nascidos ou fizessem qualquer coisa boa ou má... não por obras, mas por aquele que chama... [Deus disse:], amei Jacó, mas rejeitei Esaú" (Rom. 9:11-13), Molina declara que "fé prevista não pode ser a base da justificação ou predestinação", como afirmação de outra forma comprometeria a implicação, prima facie, que o decreto de Deus para eleger Jacó e reprovar Esaú não deve levar em conta em suas futuras obras, boas ou más. Assim, Molina deduz que Deus elege pessoas "com sua santa vocação, não segundo as nossas obras, mas segundo o seu próprio propósito e graça que nos foi dada em Cristo Jesus." Da mesma forma, a pessoa reprovada, não é reprovada por causa de pecados previstos, ela não tem nem a causa, nem o fundamento da reprovação. 

Molina insiste que tal conceito constitui a leitura natural de Romanos 9: "Eis em que sentido Paulo ensina sobre Jacó que não era por causa de suas obras ou os seus méritos que ele era amado e predestinado por Deus, assim também afirma a respeito de Esaú que não era por causa de suas obras que ele fosse odiado e reprovado." 

Para Molina, portanto, a causa e a base para eleição ou reprovação de qualquer pessoa é a SOBERANA vontade de Deus: "o efeito total da predestinação... depende apenas da vontade de Deus, de tal forma que Deus poderia ter predestinado qualquer dos eleitos para ter sido verdadeiramente reprovado 'e qualquer' dos reprovados ter sido realmente eleito." Molina usa textos-prova de Romanos 9:15-18 para fundamentar esta conclusão (...)

***
Autor: Por Kirk R. MacGregor
Fonte: Kirk R. MacGregor (in A Molinist-Anabaptist Systematic Theology. Lanham: University Press of America, 2007, p. 64, 65).
Via: The Center For Theological Studies
.
Imprimir ou salvar em PDF

2 comentários

Francisco Marins Jr. mod

Por essa forma como é vista a salvação, não consigo entender onde entra a morte de Jesus na Cruz para que o ser humano possa ser salvo. Não tem como tirar Romanos 9 da Bíblia, assim como não tem como tirar João 3:16, e Tiago 2 14:26 (que fala das obras)!
Dessa maneira, ficar defendo que só uma das três formas da salvação que é a correta, é um equívoco! É A JUNÇÃO TODAS ESSAS CORRENTES QUE É A INTERPRETAÇÃO CORRETA, QUANDO SE EXCLUI UMA, O ENTENDIMENTO FICA INCOMPLETO!!



Responder

Excelente post, caríssimo irmão. De fato, o Calvinismo é invencível. Não sou teólogo ou muito menos um santo, mas gostaria de ver os naturalistas teológicos católicos e protestantes superarem a proposição calvinista e nos brindarem com exegeses tão sérias e consistentes como as nossas reformadas.

Soli Deo gloria!


JOÃO EMILIANO MARTINS NETO

Responder

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:

1 - Poste somente o necessário. Se quiser colocar estudos, artigos ou textos grandes, mande para nós por e-mail: bereianos@hotmail.com

2 - A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Comentários com conteúdo ofensivo não serão publicados, pois debatemos idéias, não pessoas. Discordar não é problema, visto que na maioria das vezes redunda em edificação e aprendizado. Contudo, discorde com educação e respeito.

3 - Comentários de "anônimos" não serão necessariamente postados. Procure sempre colocar seu nome no final de seus comentários (caso não tenha uma conta Google com o seu nome) para que seja garantido o seu direito democrático neste blog. Lembre-se: você é responsável direto pelo que escreve.

4 - A aprovação de seu comentário seguirá os nossos critérios. O Blog Bereianos tem por objetivo à edificação e instrução. Comentários que não seguirem as regras acima e estiver fora do contexto do blog, não serão publicados.

Para mais informações, clique aqui!

Blog Bereianos!