Templos de Goiânia pedem socorro.

.



Fonte: [ Diário da Manhã - Goiânia-GO ]

A tragédia que aconteceu no último domingo em São Paulo, em que o teto da Igreja Renascer em Cristo desabou, matando nove fiéis, chama a atenção para as Igrejas de Goiânia.

Em uma breve ronda realizada pela reportagem do Diário da Manhã, por nove bairros da região metropolitana, constatou-se que os templos religiosos estão carentes de manutenção. Estes são isentos de alvará de funcionamento e localização, o que anula exigência do cumprimento de fiscalização periódica por parte de órgãos competentes.

Abrir uma igreja em Goiânia é mais fácil que parece. Ao contrário dos estabelecimentos comerciais, que necessitam cumprir uma série de requisitos, templos religiosos gozam de privilégios porque não há no município legislação que cuide da instalação e manutenção dos templos...

...O artigo 111 do código de Postura de Goiânia isenta essas instituições da obrigatoriedade de alvará de funcionamento e localização. O Plano Diretor aprovado em Outubro de 2007 abriu uma brecha e deixou de fora as igrejas quando à normalização de lugar adequado para funcionamento e edificação de novos templos.

(Código de Posturas de Goiânia: DA LOCALIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO DE ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS, INDUSTRIAIS, PRESTADORES DE SERVIÇOS SIMILARES - CAPÍTULO 1 - DA LICENÇA PARA LOCALIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO

Art. 111 - Nenhum estabelecimento comercial, industrial, prestador de serviços ou similar poderá iniciar suas atividades no Município, mesmo em caráter transitório, sem que tenha sido previamente obtida a licença para Localização e Funcionamento, expedida pelo órgão próprio das posturas municipais. §5º: Ficam dispensados da exigência do alvará de funcionamento os templos religiosos. (acrescido pela Lei Complementar nº 096 de 26 de setembro de 2000).


Até mesmo o presidente do Conselho de Pastores de Goiânia, Apóstolo Sinomar Fernandes da Silveira, é a favor de alvará de funcionamento e localização para as igrejas. Ele acredita que a isenção dada aos templos foi uma ação precipitada porque facilita que qualquer pessoa possa abrir uma igreja sem os devidos cuidados.

"O alvará protege os fiéis dos falsos religiosos, que não estão preocupados com a segurança."

Para ler o restante da matéria, clique aqui.


É... como diria um bom Goiano, "o trem tá feio".
Depois ainda põem a culpa em Deus.
.
Imprimir ou salvar em PDF

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:

1 - Poste somente o necessário. Se quiser colocar estudos, artigos ou textos grandes, mande para nós por e-mail: bereianos@hotmail.com

2 - A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Comentários com conteúdo ofensivo não serão publicados, pois debatemos idéias, não pessoas. Discordar não é problema, visto que na maioria das vezes redunda em edificação e aprendizado. Contudo, discorde com educação e respeito.

3 - Comentários de "anônimos" não serão necessariamente postados. Procure sempre colocar seu nome no final de seus comentários (caso não tenha uma conta Google com o seu nome) para que seja garantido o seu direito democrático neste blog. Lembre-se: você é responsável direto pelo que escreve.

4 - A aprovação de seu comentário seguirá os nossos critérios. O Blog Bereianos tem por objetivo à edificação e instrução. Comentários que não seguirem as regras acima e estiver fora do contexto do blog, não serão publicados.

Para mais informações, clique aqui!

Blog Bereianos!