Aprisionamento "cristão"

.

Infelizmente existem muitas "igrejas" que são extremamente separatistas do mundo (literalmente o mundo físico em que vivemos), cheias de usos e costumes e características dignas de seitas pseudo-cristãs. Mas algumas delas chegam a atingir um nível absurdo de insanidade bíblica (se é que existe o termo).

Os líderes destas "congregações" sempre utilizam de versículos Bíblicos totalmente distorcidos para tentar justificar algumas práticas "exóticas" e anti-bíblicas ensinadas e defendidas por eles. A grande maioria destas práticas anti-bíblicas são, com certeza, pregadas com o intuito de dominar e controlar os fieis que aderem as mesmas, levando-os a uma verdadeira prisão espiritual. Consequência do conhecimento superficial e fragmentado da Bíblia.

Ao contrário da liberdade em Cristo que temos (não é liberdade desenfreada), muitas pessoas vivem literalmente presas a essas doutrinas anti bíblicas vindas destes ensinamentos falsos, baseados em versículos fragmentados, totalmente fora de seus contextos verdadeiros.

O que vou listar agora chega a ser assustador, principalmente para as mulheres. O conteúdo do texto faz parte da doutrina oficial de uma denominação com sede em São João de Meriti - RJ, chamada "Assembleia de Deus dos últimos dias", liderada pelo Pastor Marcos Pereira. Esta Igreja tornou-se conhecida pelo fato do ex-cantor de pagode Vaguinho (Grupo Os Morenos) ter se convertido na mesma. Vou colocar meu comentário em vermelho logo abaixo de cada parte. Vejam algumas partes da "confissão de fé" da Igreja:


NÃO TER IMAGENS: Qualquer tipo de seres criados por Deus, como: pessoas, vegetais, animais e flores, seres estrelares e aquáticos. Êxodo cap. 20 vers.4. “ A Bíblia relata que quando Deus criou os céus e a terra, não os criou para ficarem vazios, mas sim para que fossem habitados(Isaías cap.45 vers8), ou seja, tudo que Deus fez é um templo de vida. A cópia de um ser criado por Deus, torna-se morada de espíritos imundos, ministradores do mal, trazendo grandes malefícios, tais como: dissensões no lar, enfermidades, improsperidade e etc. Isto se deve ao fato de que podemos copiar, mas não temos poder de dar a vida.

Refutação: Então não podemos ter obras de arte em casa, nem esculturas, desenhos, quadros, etc, pois segundo eles são "morada de espíritos imundos" e trarão para nós malefícios como "improsperidade", enfermidades, brigas no lar??? Este misticismo todo não é nada bíblico! As passagens citadas não nos proibem de termos esculturas, obras de arte, imagens de animais, etc. Na verdade, somente uma das passagens proibe especificamente a "adoração(idolatria)" a estas imagens. Em Êxodo 20:4 diz: "Não fará para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima nos céus, nem embaixo da terra, nem nas águas debaixo da terra".

Será que Deus entrou em contradição com este mandamento quando ordenou á Moises para fazer os querubins da arca da aliança (Ex 25:18)? E o bezerro de ouro? Claro que não! A proibição de se fazer imagens de escultura foi especificamente determinada no contexto da "adoração a ídolos". Além disso, a proibição não é de se fazer qualquer imagem de escultura para fins decorativos (que é o caso dos querubins da arca), mas de fazer imagens para qualquer tipo de "adoração religiosa". Em outras palavras, a ordem era para não adorar nenhum outro Deus nem imagem de qualquer deus. Que se pode depreender que o texto tinha em mente a idolatria é evidente, pelo fato de haver a instrução: "não te curvarás a elas, nem as servirás" (Êx 20:5). Basta verificar o contexto.


NÃO TER OU NÃO ASSISTIR TELEVISÃO: Sabemos que hoje a televisão é um dos maiores meios de comunicação que temos, porém destrói vidas, tanto crentes quanto não crentes. Pois vemos que através dela somos cercados de mentiras e heresias, por exemplo: ela ensina o casal a trair, os jovens se viciarem, as crianças a serem desobedientes a seus pais, ao adolescente achar que já é dono de seu nariz, ao homem seguir após outros deuses e não ao verdadeiro Deus, ao homem e a mulher trocarem de sexo, o desejo e ação de matar e a homens corretos serem corruptos. Por isso não assistimos. Claro que usamos a televisão par alcançar vidas, mas não nos contaminamos com a tal.

Refutação: O engraçado é que não se pode ter nem assistir televisão em casa, mas pode-se ter a mesma para "alcançar vidas". Pode e não pode ao mesmo tempo? Em outras palavras, pode "somente" assistir aos programas específicos da igreja?

A televisão é igual a Internet, tenho certeza que os membros desta igreja utilizam, inclusive para acessar ao site onde foi coletado todo este conteúdo. Você deve "filtrar" o que acessa, pois na internet tem coisas boas e coisas ruins, até malignas. Sem falar que na internet o conteúdo maligno é bem mais extenso do que na televisão.

Quem decide o que vai visualizar é você. Na televisão também é assim. Existem as "porcarias" que muitas vezes não são somente "malignas" em sua essência, mas também "podres" em seus conteúdos vindos de seus criadores. Mas você decide qual canal e qual programação irá assistir.


NÃO TER HÁBITO DE LER JORNAIS OU REVISTAS Devido o trabalho que efetuamos, através dos egressos do Sistema Penitenciário, a mídia Escrita está sempre nos procurando para saber mais do que desenvolvemos junto aos encarcerados. Sendo assim usamos os jornais e as revistas, quando há algo a respeito das causas de Cristo.

Refutação: Imagina uma pessoa viver neste mundo sem se informar, sem saber o que acontece em sua volta, sem poder fazer uma leitura de algo importante para sua vida e seu cotidiano social, profissional ou religioso. E olha que a Bíblia nunca afirma tal proibição. francamente!


NÃO COMER GORDURA OU SANGUE Carnes mal passadas e gordas, galinha ao molho pardo. ( Levítico cap.7 vers.22-27 e Atos Cap. 15 e vers 20 e 29)
NÃO COMER CARNE DE PORCO Não somente a carne como também todos os seus derivados, como, salsicha, lingüiça, presunto, bacon.Lv cap.11: vers.1-7 / Dt cap.14: vers. 7-20 / Is cap.66:vers. 17 / cap.65: vers.4
OUTROS ANIMAIS Não comemos tudo aquilo que Deus proibiu. Os mais comuns são: peixe sem escamas ou barbatanas, todos os frutos do mar que não possuam escamas ou barbatanas, avestruz, coelho... Lv. Cap.11

Refutação: Eles vivem literalmente sob a lei mosaica (Lv.11:7 e Dt.14:8.)! O pior é os textos bíblicos citados para "defender" tais práticas, os mesmos são totalmente fora de contexto! Isso é o que acontece quando pessoas são "doutrinadas" superficialmente nas escrituras. Acabam absorvendo qualquer tipo de distorções absurdas.

Só para se ter uma rápida noção de tamanha discrepância, será que Pedro, quando teve aquela visão sobre alimentos considerados "imundos" pela lei, estava com influências malignas? "E (Pedro) tendo fome, quis comer; mas enquanto lhe preparavam a comida, sobreveio-lhe um êxtase, e via o céu aberto e um objeto descendo, como se fosse um grande lençol, sendo baixado pelas quatro pontas sobre a terra, no qual havia de todos os quadrúpedes e répteis da terra e aves do céu. E uma voz lhe disse: Levanta-te, Pedro, mata e come. Mas Pedro respondeu: De modo nenhum, Senhor, porque nunca comi coisa alguma comum e imunda (porco aqui se incluía na Lei). Pela segunda vez lhe falou a voz: Não chames tu comum ao que Deus purificou”. (At.10:10:15 – parêntese e negrito do autor). É claro que não. Segue um trecho muito esclarecedor de um comentário bíblico sobre esta passagem:

A questão digna de nota é que naquele lençol estavam criaturas de ambos os tipos, limpas e imundas, segundo a lei (Levítico 11). Então veio o mandamento: Levanta-te, Pedro, mata (sacrificialmente, no grego é thyeiri) e come, não faças distinção entre as duas categorias. Pedro ficou horrorizado, e algo do velho Pedro reapareceu na veemência de sua resposta: De modo nenhum, Senhor! (cp. Mateus 16:22; 26:33; João 13:8), e acrescenta um protesto semelhante ao de Ezequiel: Nunca comi coisa alguma comum e imunda (v. 15; cp. Ezequiel 4:14; também Levítico 10:10; 20:15; Daniel 1:8-12; 2 Macabeus 6:18ss.). Estas palavras nos levam às de Jesus em Marcos 7:15 e à inferência tirada pelo evangelista (tradicionalmente ligado a Pedro): "Ao dizer isto, Jesus considerou puros todos os alimentos" (Marcos 7:19) — inferência cuja origem pode ligar-se a esta experiência do terraço, visto que a voz dissera: Não faças comum ao que Deus purificou (v. 15; cp. 6:12ss.; quanto à tradição de Pedro, veja a disc. sobre 3:7s; 10:34-43; 12:1-5). A visão repetiu-se duas vezes — Pedro a viu três vezes, ao todo — e a seguir despertou (cp. Jonas 3:1).

Mas, que queria dizer essa visão? É evidente que se relacionava ao cancelamento das leis dietéticas judaicas. Se os judeus cristãos continuassem a viver segundo essas leis, isso em si mesmo pouca importância teria, desde que Cristo é tudo em todos. Todavia, há grande importância se o fato de a obediência estrita às leis dietéticas judaicas começarem a prejudicar as relações judaico-cristãs. Estando na casa de um gentio, um judeu jamais poderia ter certeza de que o alimento havia sido preparado segundo os ditames da lei (cp. Gálatas 9:4; Levítico 17:10, 11, 14). Comer aquele alimento, portanto, era o mesmo que correr o risco de contaminar-se — risco que muitos judeus (e judeus cristãos) não estavam dispostos a correr. Foi nesse contexto que a visão de Pedro teve sua aplicação imediata. É claro que a antipatia dos judeus contra os gentios baseava-se em muito mais que simples preocupação a respeito de ali¬mentos. Os próprios gentios eram considerados imundos (cp. Gálatas 2:15; veja a nota sobre o v. 28). Entretanto, se Pedro pudesse libertar-se de seus escrúpulos a respeito das leis dietéticas, ao ponto de o apóstolo poder entrar na casa de um gentio, ele não estaria longe de poder aceitar os próprios gentios como sendo "limpos".

Fonte: [ Novo comentário Bíblico - Atos - David J. Williams ]

Sobre Atos 15 que geralmente é muito mal interpretado e é utilizado como suposta "prova" de que é proibido comer carne sufocada com sangue, no mesmo comentário Bíblico temos uma explicação bem clara do significado desta passagem:

A recepção de gentios no seio da igreja sem a necessidade da circuncisão (esta daria a implicação de submissão à lei toda) pode ter sido assegurada após a conversão de Cornélio e seus amigos. Por essa época, até mesmo em Jerusalém, coluna da tradição judaica, os cristãos que se haviam reunido a fim de estudar essa questão concordaram que "até aos gentios Deus concedeu o arrependimento para a vida" (11:18), embora eles talvez pensassem que isso seria só um caso excepcional. Desde então as coisas mudaram dramaticamente; o fluxo rápido de gentios para dentro da igreja, tanto em Antioquia como nas cidades do sul da Galácia, levantou de novo a questão da sua admissão, ou com mais precisão, as condições mediante as quais deviam ser admitidos. Aceitar os 'devotos' ocasionais na igreja, pessoas que sentiam simpatia pelas doutrinas judaicas, era uma coisa; mas era outra coisa bem diferente dar as boas-vindas a grande número de gentios que não tinham a menor consideração pela lei, e nenhuma intenção de guardá-la.

O ponto de vista dos judeus cristãos merece nossa compreensão. No que concernia à maioria, a lei continuava a ser elemento determinativo na vida deles. Não tinham um ensino claro do Senhor que fosse contrário a essa doutrina (cp., p.e., Mateus 5:18: Lucas 2:21; Gálatas 4:4). Sabemos agora que a igreja (no todo) chegou à conclusão de que Jesus abriu para nós um "novo e vivo caminho... pelo véu", isto é, pelo sacrifício de si próprio pelos nossos pecados, para que pudéssemos aproximar-nos de Deus ("cheguemo-nos... em plena certeza de fé", Hebreus 10:20ss.). Isto, todavia, não foi entendido de súbito, nem por todos, havendo muitos nessa época que continuaram a viver pela lei, e nenhuma razão viam para mudar de opinião (cp. 21:20). Portanto, teria sido com grande alarme, talvez até mesmo grande ira, estimulados pelas crescentes ondas de nacionalismo judaico, que alguns dos cristãos judeus (de Jerusalém, em sua maior parte) ouviram relatórios sobre o que estava acontecendo no norte. A questão em ebulição para eles era a seguinte: De que maneira os judeus cristãos que ainda se julgavam sob a lei podiam ter algum tipo de relacionamento com os que se julgavam livres da lei? A única resposta que tinham era que os gentios deviam aceitar o "jugo" da lei (v. 10), a saber, precisavam tornar-se judeus antes de receber o "status" de cristão integral. A questão chegou a seu ponto mais alto quando um grupo de judeus cristãos foi a Antioquia para advogar tal prática. A controvérsia que se seguiu conduziu à marcação de um concilio em Jerusalém que determinasse o fim dessa polêmica, no que diz respeito a Atos, embora ela permanecesse acesa, um assunto vexatório por muitos anos ainda. O concilio precisou pesar os dois princípios, o da liberdade e o da obediência. O resultado foi o triunfo do amor.

Como se apresentam, os decretos deste concílio tocam nos aspectos éticos e cerimoniais da lei. Aos crentes gentílicos se pedia, primeiro, que vos abstenhais das coisas sacrificadas aos ídolos; segundo, que se guardassem contra a prostituição — pode ter havido alguma conexão intencional entre estes dois decretos, visto que a idolatria com freqüência envolvia a imoralidade; entretanto, "imoralidade" às vezes é tomada no sentido de casamento entre graus de parentesco proibidos (cp. Levítico 18:6-18) — terceiro, que não comessem da carne sufocada (que por isso mesmo retém o sangue, cp. Levítico 17:10, 13); e quarto, que não comessem do sangue (v. 20; cp. Levítico 3:17; 7:26; 17:10; 19:26; Deuteronômio 12:16, 23; 15:23). Faz muito tempo que se tem observado que estes decretos poderiam ser um resumo da lei de Levítico 17-28 a que estavam obrigados não apenas os judeus, mas lambem os estrangeiros que viviam entre eles. Todavia, seria a introdução desses preceitos agora uma negação da liberdade recentemente obtida pelos gentios? Alguns acham que sim; todavia, ao propô-los Tiago tinha em mente um objetivo bem diferente daquele que o partido da circuncisão buscava alcançar. Estes haviam afirmado que a obediência à lei era necessária para a salvação (v. 1), enquanto os decretos, para Tiago, objetivavam apenas capacitar os gentios salvos a viver em harmonia uns com os outros. Sabia-se muito bem que sempre haveria judeus cristãos que permaneceriam fiéis à lei (cp. 21:20s.), e seria impossível para estes conviver com os gentios cristãos sem que estes observassem estes requisitos básicos. A observação final de Tiago parece significar que, desde que os judeus cristãos estavam preparados para pôr de lado seu preconceito de longa data contra os gentios, os gentios cristãos deveriam estar dispostos a fazer algumas concessões frente aos escrúpulos judaicos. Acontece que a lei vinha sendo lida desde os tempos antigos... nas sinagogas (v. 21).

Noutras palavras, ela havia feito parte da vida judaica durante tanto tempo que os judeus não podiam pô-la de lado facilmente. Existe um precedente quanto a essa decisão do concilio naquilo que era denominado "leis de Noé", as quais (na opinião dos rabis) haviam sido dadas a Noé, e a elas deviam sujeitar-se todos os gentios (cp. Gênesis 9:4; veja G.F.Moore, Judaism, vol. 1, pp. 274s., 339).

Fonte: [ Novo comentário Bíblico - Atos - David J. Williams ]



NÃO BEBER COCA-COLA: Motivos: não conhecermos sua procedência nem seus ingredientes. E estão cientificamente comprovados os seus muitos malefícios a saúde e revelado por Deus. I Co 3:16-18. Desde de 1990 que não ingerimos tal bebida, e há pouco tempo ouvimos rumores sobre um informe da Polícia Federal que ela contém uma droga prejudicial ao homem.

Refutação: O que 1 Co 3:16-18 tem a ver com a Coca-Cola??? Se alguém me convencer (exegeticamente falando), eu paro de tomar Coca-Cola!

Mais um texto totalmente fora de contexto para "averbar" a abstinência de algo. Estes versículos citados servem como uma "advertência e repreensão" àqueles que estavam causando problemas em Corinto em relação ao "fundamento" ensinados pelos apóstolos que é o Evangelho de Cristo. A primeira idéia nessa conclusão não é que cada indivíduo cristão é um "templo" de Deus em quem o Espírito habita (neste contexto específico, pois em outros contextos claramente nós somos "templo do Espírito"). É a Igreja que é o templo (não o físico, mas o espiritual em unidade). Basta ler o contexto (1Co 3:1-23).


NÃO USAR CORES PRETA E VERMELHA Seja em objetos, roupas, calçados e etc. Essas são cores usadas para identificação satânicas. Relata o cavalo vermelho que veio tirar a paz da Terra e matar os homens e o preto como juiz (somos conhecedores que não temos esta autoridade: de sermos juizes). Em Ap 6:4,5

Refutação: Atenção flamenguistas! Estão todos condenados (rs). Ainda bem que eu sou Palmeirense.

Francamente, ligar Ap. 6:4-5 com este "besteirol" de não usar cores específicas, é o cúmulo da ignorância (inclusive Bíblica), ou seja, se o calavo é vermelho e o outro é preto, logo não podemos ser "flamenguistas", não podemos usar tais cores? Interpretação "ao pé da letra" e fantasiosa de Apocalipse dá nisso.



NÃO CRIAR ANIMAIS Seja cachorro, gato, periquito, papagaio, peixes..., qualquer espécie ou tipo de bichinhos de estimação(pelúcia). Isto se dá aos animais serem seres irracionais, incapazes de se defenderem de ataques de espíritos malignos, trazendo males como enfermidades, dissensão, improsperidades e etc. Em Mc cap. 5 vimos um exemplo disto, onde os porcos não foram capazes de se defenderem dos demônios.
NÃO TER PLANTAS Lembramos que as plantas também possuem vida. Em salmos cap. 148 vers 9, diz que os outeiros e árvores frutíferas louvam ao Senhor. Por isso não podemos tê-las presas em vasos. Pois também há possibilidade dos espíritos maus se esconderem nas tais, como nos animais.

Refutação: Ai meu Deus! Vou nem comentar...


CONFESSAR SEMPRE QUE PECAR I Jo 1:8-10 / Tg 5:16 / Pv 28:13: Procurar o ministério da igreja ou seu dirigente, expondo tudo que tenha feito contrário as leis de Deus ou da igreja, sejam por palavras, pensamentos, atos, obras, sentimentos...Sem ocultar qualquer fato ou ação.

Refutação: Ou seja, é a mesma "doutrina" da igreja católica de se confessar ao sacerdote (Padre). Em outras palavras, mais um subterfúgio para dominar os fiéis. Basta ler as passagens que eles citam para ver que em nenhuma delas nos diz para confessarmos os nossos pecados exclusivamente "ao dirigente (pastor)".


Agora vejam esta doutrina:

A DOUTRINA FEMININA
Vestimentas: Dt 22:5 / IPe 3:3 / I Tm 2:9-10 / Is 3:18-24


- Em nosso caso são usados os chamados “roupões” (vestidos longos que não delineiam o corpo feminino) revelados pelo Espírito Santo de Deus e aprovado pelas santas do Senhor.

- Ficam de fora os tecidos brilhantes, os maleáveis demais, as cores muito extravagantes juntamente com o preto e o vermelho. Usamos combinação, peças intimas, shorts ou bermuda. Tudo como convém a santas, nos diferenciando dos costumes mundanos. Excluindo sempre e em tudo o preto, o vermelho e as imagens. Andamos assim em qualquer lugar, em qualquer hora ou ocasião.

- Os cabelos devem ser presos em coque, para não serem usados como instrumentos de vaidade ou atrativo sensual.

- Quanto aos calçados excluímos os pretos e vermelhos.

- Cabelos: I Co cap.11 vers. 10 e 15 - Não podem ser cortados ou aparados. São sinal de poderio e honra. - Cabelos cortados como sinal de vergonha ( Mq 1:16 )

- A mulher suspeita de adultério era levada ao sacerdote e apresentada a Deus com a cabeça descoberta. Nm 5:18

- Não usar cosméticos e perfumes: Is 3:24 - O Senhor retrata Jerusalém como uma prostituta que se enfeita para atrair seus amantes e acabam atraindo o inimigo e sua morte. Jr 4:30 - Jezabel símbolo de prostituição, o seu fim foi à morte cruel (v.37). II Rs 9:30

- Não usar pendentes: Is 3:18 / I Pe 3:3 - Exceto relógio e aliança

- Não usar método anticoncepcional: I Co 3:16-18 - A fertilidade é uma das bênçãos prometidas Ex 23:26

- Fazer concertos: I Jo 1:8-10 / Tg 5:16 / Pv 28:13 - São feitos sempre que necessário, quando julgamos ter transgredido qualquer mandamento ou ensinamento dado pelo o Senhor ou pela Igreja, seja uma ação, palavras, pensamentos, atos, obras ou sentimentos. Simboliza uma nova aliança com Cristo e com a Igreja, já que 1ª. Foi quebrada pelo pecado que separa o crente do Senhor. Esta aliança é refeita através do reconhecimento, arrependimento e confissão perante os ministros de Deus na Terra. Em se tratando de varoas devem procurar as dirigentes, missionárias ou o Pastor presidente.

Fonte das informações sobre esta igreja: [ www.adud.com.br ]


Não vou me dar o trabalho de refutar as passagens citadas referentes à esta escravidão das mulheres, pois creio que não é necessário.

Após este "festival de barbáries", eu só posso concluir que esta denominação é, sem sombra de dúvidas, uma das que mais distorcem a Bíblia, um absurdo, bem longe de ser um cristianismo autêntico.

Infelizmente existem muitas mulheres que estão nessa verdadeira "prisão espiritual". Oro a Deus para que estas pessoas sejam libertas deste engano todo.

Ruy Marinho
Fonte: [ Bereianos ]
.
Imprimir ou salvar em PDF

5 comentários

O engraçado nisso tudo e que : os homens nessa igreja nao usam barba deveriam usar,nao usam turbante deveriam usar,nao usam roupas tipicas do oriente medio deveriam usar.
Poderia me alongar mas fico por aqui

Responder

So lembrando quanto a questao das cores ante de haver luz ? que cor eram as coisas ? qual a cor das letras da biblia ? e da maioria das biblias ? da pupila dos olhos? E AS PESSOAS DE COR NEGRA ?
SO A MISERICORDIA
texto sem contexto e pretexto

Responder

Fala irmão Claudio, tudo tranquilo?

Ao verificar o link do site desta igreja vemos pela foto do pastor da mesma que os homens andan nos "trinques", enquanto as mulheres...

E as cores? bem lembrado irmão, as cores das letras da Bíblia geralmente são pretas (as que tem as palavras de Jesus são vermelhas). E na foto do pastor, ele aparece com uma Bíblia na mão, veja o marcador da Bíblia, que cor que é?

rs

Abraço Claudio!

Responder

O pior que geralmente aqueles que caem nesse engodo, são pessoas que buscavam se libertar da escravidão...

Engraçado, talvez o "Fantástico" a que se referem no site seja algum programa radiofônico, pois como proíbem a tv, não deveriam "fazer exposição de sua figura".

Cada um...

Responder
Maria Mota mod

Oi Claudio,critica-los é muito facíl dificíl é ser como essa denominação que vc está citando,
é mais dificíl ter a autoridade e a unção que eles tem,ou vc ñ assistiu a reportagem dels que passou no SBT?O tanto de pessoas que foram libertas que era escravisada pelos demonhos,a diferença é que eles tem vida com Deus e autoridade e poder pra falar e ordenar em nome de Jesus e os demonhos sairem, e ñ é qualquer um que tem essa moral com deus.
Maria Mota

Responder

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:

1 - Poste somente o necessário. Se quiser colocar estudos, artigos ou textos grandes, mande para nós por e-mail: bereianos@hotmail.com

2 - A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Comentários com conteúdo ofensivo não serão publicados, pois debatemos idéias, não pessoas. Discordar não é problema, visto que na maioria das vezes redunda em edificação e aprendizado. Contudo, discorde com educação e respeito.

3 - Comentários de "anônimos" não serão necessariamente postados. Procure sempre colocar seu nome no final de seus comentários (caso não tenha uma conta Google com o seu nome) para que seja garantido o seu direito democrático neste blog. Lembre-se: você é responsável direto pelo que escreve.

4 - A aprovação de seu comentário seguirá os nossos critérios. O Blog Bereianos tem por objetivo à edificação e instrução. Comentários que não seguirem as regras acima e estiver fora do contexto do blog, não serão publicados.

Para mais informações, clique aqui!

Blog Bereianos!