Está correto chamar os cantores evangélicos de "LEVITAS"?

.
Imagem meramente ilustrativa

Está correto chamar os cantores evangélicos de "LEVITAS"? O que é um Levita atualmente?

Resposta: Não é correto. Muitas vezes, os ministros de louvor e músicos evangélicos são chamados de "levitas". No Novo Testamento não temos referência a ministros de louvor nem a instrumentistas na igreja. Jesus disse que o Pai procura adoradores (João 4:24). O ensino apostólico, por sua vez, incentiva todos os cristãos a prestarem culto ao Senhor, com salmos, hinos e cânticos espirituais (Ef 5:18-20; Col 3:16).

De onde então vem o conceito de "levita"? Tomamos por empréstimo de Israel e do Velho Testamento. Originalmente, "levita" significa "descendente de Levi", que era um dos 12 filhos de Jacó.

Os levitas começaram a se destacar entre as 12 tribos de Israel por ocasião do episódio do bezerro de ouro. Quando Moisés desceu do monte e viu o povo entregue à idolatria, encheu-se de ira e cobrou um posicionamento dos israelitas. Naquele momento, os descendentes de Levi se manifestaram para servirem somente ao Senhor (Êx 32:26). Daí em diante, os levitas se tornaram ministros de Deus. Dentre eles, alguns eram sacerdotes (família de Aarão) e os outros, seus auxiliares. Embora os sacerdotes fossem levitas, tornou-se habitual separar os dois grupos.

Então, muitas das vezes em que se fala sobre os levitas no Velho Testamento, a referência se aplica aos ajudantes dos sacerdotes. Seu serviço era cuidar do tabernáculo e de seus utensílios, inclusive carregando tudo isso durante a viagem pelo deserto (Números capítulos 3, 4, 8, 18).Naquele tempo, os levitas não eram responsáveis pela música no tabernáculo. Muito tempo depois, Davi inseriu a música como parte integrante do culto. Afinal, ele era músico e compositor desde a sua juventude (I Sm 16:23). Então, atribuiu a alguns levitas a responsabilidade musical. Em I Crônicas (9:14-33; 23:1-32; 25:1-7), vemos diversas atribuições dos levitas. Havia então entre eles porteiros, guardas, padeiros e também cantores e instrumentistas (II Crônicas 5:13; 34:12).

Em se tratando o título levita ao Antigo Concerto não é próprio chamarmos os músicos e cantores como integrando um corpo ministerial estranho ao Novo Concerto. É resultado do movimento judaízante dos nossos dias. "Mas agora, conhecendo a Deus, ou, antes, sendo conhecidos por Deus, como tornais outra vez a esses rudimentos fracos e pobres, aos quais de novo quereis servir?10 Guardais dias, e meses, e tempos, e anos.11 Receio de vós, que não haja trabalhado em vão para convosco."(Gl 4.9-11)



Fonte: [ CACP ]
.
Imprimir ou salvar em PDF

4 comentários

Vou colocar ainda mais peso sobre a questão do título "levitas":

Segundo uma linha de interpretação bíblica, vai ser necessária a reconstrução do Templo para que o anticristo possa profaná-lo, cumprindo a profecia bíblica de "tomar o lugar de Deus".
Seguindo nesse raciocínio, esse evento irá automaticamente reestabelecer a função de Levitas, genuínos, que voltarão a servir neste templo.

Logo, se uma das funções originais dos levitas é a guarda dos utensílios do Templo, então, neste exato momento, alguns descendentes diretos da tribo de Levi devem ter a arca da aliança oculta em seu poder, prontos para revelar tudo na hora da reconstrução.

No contexto da salvação pela graça, tais atos estritamente judaicos são irrelevantes... não se adequam a nenhum gentio e, num contexto mais amplo, são protecionistas do anticristo que vai se revelar.

Portanto, todas as vezes que ouço o termo "levita", não consigo deixar de pensar "servo do anticristo"... entende o raciocínio?

Responder

Amém! Finalmente achei o que queria! Dia destes fiz um pequeno apanhado geral no meu site sobre este tema, mas fiquei receoso pelo modismo que se espalha por ai... vai que algum destes "levitas" queira brigar...hehe...
Gostei da abordagem, no ponto!

Um abraço!

Responder

Fala irmão Teóphilo.

Rapaz, você tocou no ponto em que sempre me dá um frio na espinha. Levitas = servos do anti-cristo. também penso da mesma forma.

Fala Rodrigo, acredito que no Bereianos tenha mais alguns textos que possam lhe auxiliar na questão "levitas".

Utilize o sistema de busca do Blog colocando o nome "levitas".

Grande abraço a todos!

Responder

Olá Ruy,
Obrigado pela dica. Lido com este tema há mais de 15 anos, sou músico, e durante um periodo, fui chamado LEVITA. Lutei anos contra este epíteto por saber que não me pertence. Durante o curso de teologia, este foi um tema recorrente. Há muita gente sendo ludibriada pela causa Levítica...
Já escrevi diversos textos sobre o assuntos, dos quais o último publiquei lá, combatendo todos os pontos, como tu fizeste.
Quanto à questão, Levitas, servos do Anticristo...Forte e pra mim real também...
O problema é até onde vai a ignorância do povo... quando o templo for reerguido, seria interessante apresentar alguns textos a estes grandes "levitas"...
quem sabe não se lhes abrem os olhos.
Mas... como creio que saio de campo antes... hehehe

Abraço!

Responder

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:

1 - Poste somente o necessário. Se quiser colocar estudos, artigos ou textos grandes, mande para nós por e-mail: bereianos@hotmail.com

2 - A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Comentários com conteúdo ofensivo não serão publicados, pois debatemos idéias, não pessoas. Discordar não é problema, visto que na maioria das vezes redunda em edificação e aprendizado. Contudo, discorde com educação e respeito.

3 - Comentários de "anônimos" não serão necessariamente postados. Procure sempre colocar seu nome no final de seus comentários (caso não tenha uma conta Google com o seu nome) para que seja garantido o seu direito democrático neste blog. Lembre-se: você é responsável direto pelo que escreve.

4 - A aprovação de seu comentário seguirá os nossos critérios. O Blog Bereianos tem por objetivo à edificação e instrução. Comentários que não seguirem as regras acima e estiver fora do contexto do blog, não serão publicados.

Para mais informações, clique aqui!

Blog Bereianos!