Muitos Cristãos são insuportáveis

.


Eu amo Jesus. O que me deixa maluco são seus seguidores. Para ser sincero, não gosto de muitos cristãos. Note bem, eu não disse “alguns” cristãos; eu disse “muitos”. Não gosto deles — não gosto mesmo, nem um pouquinho. Por várias vezes, prefiro andar com gente doida, profana, incrédula e perdida do que com aqueles que se dizem cristãos, mas, na verdade, são fariseus de mente limitada e metidos a críticos.

Tenho um amigo que é pastor de uma grande igreja. Certa vez, durante uma entrevista, ele disse ao repórter que orava seis horas por dia. O jornalista, muito impressionado, perguntou por que ele orava tanto tempo. O pastor respondeu, com toda franqueza: “Minha igreja é muito grande, e odeio muitas pessoas que fazem parte de-la. Preciso orar seis horas por dia para que Deus me ajude a amá-las”.

Gostaria de amar todos os cristãos, mas não consigo. E vou enumerar algumas razões pelas quais isso acontece.

Não gosto de muitos cristãos pela capacidade que possuem de ser terrivelmente críticos. Eles assumem aquela pose do tipo sou-mais-santo-que-você e se consideram melhores do que todo mundo. Brigam e discutem pelos motivos mais ridículos.

• “Você está lendo a versão errada da Bíblia.”

• “O estilo de louvor de sua igreja é sem graça.”

• “O ensino sobre o Antigo Testamento é insuficiente.”

• “Por que não prega mais sermões expositivos?”

• “Sua igreja deveria realizar mais trabalhos evangelísticos.”

• “Você é por demais evangelista, devia se preocupar mais com o discipulado.”

Esses especialistas em igreja costumam ser os mesmos que não sabem dizer o nome do vizinho não-cristão. Aaaarghhh! Fico doen-te com esse tipo de gente. E quando o tema da conversa ultrapassa as questões da igreja, a coisa é ainda pior:

• “Evangélicos só devem assistir a filmes cristãos, que não são violentos.” (Adorei ver a cara dessas pessoas quando A paixão de Cristo, de Mel Gibson, foi lançado.)

• “Quem ouve música do mundo vai para o inferno.”

• “Cristão não faz tatuagem.”

• “Os Teletubbies são coisa do Diabo.”

• “Cristão de verdade não vai à Disney.”


Não consigo imaginar Jesus escrevendo frases como essas no chão.

Outro tipo que faz meu estômago revirar é aquele pregador fu-rioso: “Se você não se converter, vai queimar no inferno, pecador!”. Por experiência, posso dizer que os pregadores nervosinhos em geral pecam tanto quanto (ou mais do que) as pessoas a quem costumam pregar.

Se o que você leu até agora ainda não é suficiente para convencê-lo, ainda há mais: certos cristãos são muito esquisitos. É só dar uma olhada nos programas evangélicos exibidos na televisão. Alguns deles complicam muito o meu trabalho. Em tese, remo no mesmo barco, mas confesso que fico tentado a fazer piada das muitas bobagens que vejo.

Não é de admirar que não-cristãos assistam a esses programas só para rir. Sei que há muitos ministérios cristãos sérios que ocupam espaços na grade de horários da televisão, e dou o maior apoio. Mas, sejamos sinceros, existe muita coisa bastante bizarra para ver.

Se você se sente ofendido com o que acabou de ler, peço que coloque a mão na consciência e seja franco: já reparou no jeito que muitos televangelistas se vestem? Junte-se a isso a maquiagem forte e o cabelo cheio de laquê das mulheres desses pastores-apresentadores. Parece até um cafetão acompanhado de uma perua — é possível até que um cafetão e uma perua de verdade se vistam e se maquiem melhor.

Isso sem falar no grande engodo que é o discurso antibíblico: “Deus quer que seus filhos sejam ricos, por isso posso andar por aí em carros de luxo”. Para completar, eles ainda pregam no melhor estilo vou-pegar-seu-dinheiro, finalizando todas as falas com aquele “amém?” constrangedor. “Jesus ressuscitou dentre os mortos, amém? E ele está pronto para perdoar seus pecados, amém? Clame pelo Senhor agora, amém?”. Isso me embrulha o estômago, amém?

O que é isso?

O pior de tudo, porém, é o potencial de certos evangélicos à hipocrisia mais nojenta. São capazes de dizer uma coisa e fazer outra completamente diferente. Isso não apenas macula o nome de Jesus, como também fornece mais munição para esse mundo incrédulo usar contra o corpo de Cristo. É como o sujeito que procurou certo pastor protestante e perguntou:

— Pastor, será que o senhor faria o funeral de meu cachorro?

— Não fazemos funerais de cachorros — o pastor respondeu.

— Que pena — disse o homem, aparentemente decepcionado, mas rindo por dentro. — Eu estava disposto a fazer uma oferta de 100 mil para a igreja. Pelo jeito, terei de procurar outra.

— Opa, espere um pouquinho — reagiu o pastor. — Por que você não disse antes que seu cachorro era protestante?

Essas são algumas das razões pelas quais não gosto de muitos cristãos. Para falar a verdade, muitos deles também não gostam de mim. Dizem que sou radical demais. Que minha teologia é rasa. Que sou bom mesmo é de marketing. E meu pecado imperdoável: sou pastor de uma “megaigreja” (o que, automaticamente, faz de mim um egocêntrico que só se preocupa com dinheiro).

Agora que meus motivos já estão expostos, podemos começar. Espero que cheguemos aonde Deus deseja: um lugar que, provavelmente, não é o que ocupo agora. De qualquer maneira, sinto-me melhor depois de desabafar. Obrigado pela atenção que me dispensou até agora.


O cristão de quem menos gosto.

Se você acha que minha cisma é apenas com evangélicos de outras igrejas, está enganado. Quando olho para minha igreja, encontro muitas pessoas das quais também não gosto. Não tenho o menor interesse em saber o que querem e como vivem. Fico bastante perturbado com isso, doente mesmo.

Há um tipo de cristão que considero o pior de todos, disparado. É o que mais me aborrece. Tira meu sono. Embrulha meu estômago. O cristão que mais detesto… sou eu!

Não estou brincando. Detesto muitas coisas em mim. Detesto ser menos do que aquilo que Cristo deseja. Tenho nojo de mim quando digo coisas que não deveria e que são incoerentes com a Palavra de Deus.

Detesto quando, na condição de líder, tomo decisões que magoam as pessoas. Detesto quando minhas atitudes pecaminosas magoam os seguidores de Cristo e afugentam os não-cristãos. Detesto essas coisas que vejo em mim.

Fonte: [ Livro: Confissões de um pastor / Editora: Mundo Cristão ]
Via: [ Solomon] através do [ PavaBlog ]
.

Imprimir ou salvar em PDF

4 comentários

Concordo ... Infelizmente o mundo tem tomado crédito do nosso descrédito. Ler esse arigo me dá esperança,pois ainda tem gente com os olhos abertos !

Veja esse artigo http://bjardim.blogspot.com/2009/05/de-herois-da-fe-bobos-da-corte.html

Este foi a palavra ministrada no dia 18/05 na igreja que eu congrego.

Abração !!! Coloquei seu link no meu blog.

Responder

Vou chamada de licença poética, mas creio que o autor tenha feito uso de um trecho da peça "O Auto da Compadecida" quando o padre, e não o pastor, se vende por dinheiro para enterrar o cachorro da mulher do padeiro da cidade, ..., por maquinação do protagonista da história, Chicó..., por ser semelhante demais com a peça, tomo a liberdade de chamar de licença poética...

Contudo, o fato de se assemelhar em demasia com o trecho de tal peça, isso por si só, não impede que tal fato venha a ser vivenciado no ramo protestante...

Resta uma coisa a dizer sobre o texto, ..., concordo com o autor: "o cristão que menos gosto sou eu...". É complicado mas nossas vistas deveriam estar mais em nós do que neles... e somente voltar-se para eles quando em nós não restar mais o que corrigir, isso faria com que as pessoas aceitassem a Cristo pelo testemunho de vida e não por palavras vazias, mas infelizmente, é penoso e dificil demais para ser tentado, muitos desistem antes mesmos do primeiro embate...
Quanto a mim, estou tentando, ..., por mais erros que cada um de nós possa apresentar, é exatamente essa coletividade cheia de erros e defeitos que visa alterar quem somos e quem conseguir permitir ao Espírito Santo moldar seu próprio caráter verá o reflexo desta mudança em todos aqueles que o cercam... Esse é o desafio...

E ao olhar para esse desafio, me remeto ao Apóstolo Paulo!Creio que ao se intitular o pior dos pecadores, Paulo o disse por ter conhecimento de seus próprios pecados em detrimento dos pecados dos demais que se ajuntavam com ele.

Ao centrar nossos olhos em nosso próprio ser, obteríamos a visão aterradora de nossa própria mediocridade, acompanhada da humildade que nos tornaria simplórios diante das pessoas que nos rodeiam... alterando tanto a si quanto aos demais, mas tal ato é sacrificial. Exige a mortificação da carne!

Responder

O texto é impactante, principalmente em seu final, quando somos levados a lembrar de antes de tudo olharmos os nossos próprios defeitos, quase semre bem maiores do que aqueles cometidos pelas pessoas que costumamos julgar.

Vale repetir o que foi muito bem demostrado, logo acima, pelo "pensador":

"Resta uma coisa a dizer sobre o texto, ..., concordo com o autor: "o cristão que menos gosto sou eu...". É complicado mas nossas vistas deveriam estar mais em nós do que neles... e somente voltar-se para eles quando em nós não restar mais o que corrigir, isso faria com que as pessoas aceitassem a Cristo pelo testemunho de vida e não por palavras vazias, mas infelizmente, é penoso e dificil demais para ser tentado, muitos desistem antes mesmos do primeiro embate...
Quanto a mim, estou tentando, ..., por mais erros que cada um de nós possa apresentar, é exatamente essa coletividade cheia de erros e defeitos que visa alterar quem somos e quem conseguir permitir ao Espírito Santo moldar seu próprio caráter verá o reflexo desta mudança em todos aqueles que o cercam... Esse é o desafio..."

Responder

Boas, gostei muito do seu post.
Eu também gostaria de participar neste protesto, posso!?
Lista de coisas que detesto em crentes.
1- Gente que não gosta de ouvir falar nas heresias ditas por grandes vedetas gospel (Acham ser o inimigo a atacar os coitados) e depois não podem ver o irmão cair ou estar mais fraco e têm-no por apóstata ou por profano.
2- Gente aceita tudo e mais alguma coisa das coisas que pertencem à sua cultura e o resto que seja mais invulgar de se ver é pecado.
3- Gente que se escandaliza por alguém ouvir musica secular mas não tira o nariz da tv.
4- Gente que se diz protestante escandaliza-se pelo consumo de álcool (Esse tipo de gente só não vê que segundo eles Jesus foi também um pecador devido a tamanha CEGUEIRA).
5- Gente que não aceita um cristão ter uma banda secular mas aceitam com maior naturalidade grupos que se dizem de louvor darem autênticos shows e serem uns artistas em palco.
6-Gente que vê sinais do final dos tempos até no cão da vizinha, mas quando se trata de encarar os problemas internos da igreja que até a própria bíblia avisa de tais sucedimentos, trancam a cara e consideram-te um "alucinado, religioso etc, etc, etc...
7- Gente que passa o dia inteiro a ver pregações, mas não põe os olhos na bíblia.
8- Gente que se diz ser livre para gritar, pular, mexer e depois critica a liberdade que o irmão tem para estar quieto.
9- Gente que vira as costas de quem supostamente seria amigo só por alguém que tem por titulo Pastor, Presbítero, Profeta, o difamarem.
10- E de gente como eu que sabe que se mantivesse uma busca em oração e jejum teria uma vida em Cristo muito além do que tem. :/
Mas até chegar ao céu veremos de tudo isto, só me resta fazer a ultima parte que é o que me compete. Já sigo o vosso blog.
Dêem uma passada no meu

http://andreboanova.blogspot.com/

Andréboanova

Responder

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:

1 - Poste somente o necessário. Se quiser colocar estudos, artigos ou textos grandes, mande para nós por e-mail: bereianos@hotmail.com

2 - A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Comentários com conteúdo ofensivo não serão publicados, pois debatemos idéias, não pessoas. Discordar não é problema, visto que na maioria das vezes redunda em edificação e aprendizado. Contudo, discorde com educação e respeito.

3 - Comentários de "anônimos" não serão necessariamente postados. Procure sempre colocar seu nome no final de seus comentários (caso não tenha uma conta Google com o seu nome) para que seja garantido o seu direito democrático neste blog. Lembre-se: você é responsável direto pelo que escreve.

4 - A aprovação de seu comentário seguirá os nossos critérios. O Blog Bereianos tem por objetivo à edificação e instrução. Comentários que não seguirem as regras acima e estiver fora do contexto do blog, não serão publicados.

Para mais informações, clique aqui!

Blog Bereianos!