Regras, mais regras, culpa, dor... essas são as boas novas?

.

Não consigo compreender como tanta gente se diz cristã e vive como um religioso qualquer. O apego a Deus vem de submissão a líderes, muitas vezes sem condição de liderar um time de futebol de botão, ao invés de vir de um relacionamento.

O apego às regras religiosas não vem de hoje, estamos todos cientes disso. Mas aqueles que se entregam para Deus, são, obrigatoriamente, implicados a escolher alguma denominação para congregar, sob o peso de ser taxado de “desviado”, “caído”, dentre outros elogios, se não o faz.
E junto a esta escolha vêm as regras. Regras e mais regras. Uma série de paradigmas são impostos, somos reféns do conhecimento dogmático, o que, por si só justifica a falta de questionamento acerca das coisas. Pois, se nos é dito que é, assim cremos.

Fica a pergunta: É este o modelo que encontramos nas escrituras? É esta a Igreja que Jesus falava? É assim que estamos mais próximos de Deus? Que me perdoem os que assim pensam, mas estão errados! Nosso modelo é Jesus, nosso exemplo é Jesus. Jesus este que não passava dias e noites falando a respeito de promessas vãs. Que não passava o dia inteiro condenando as pessoas, ou impondo a maneira como elas deveriam se portar. Um Jesus que curava de modo visível e irrepreensível.

Hoje, se não seguirmos à risca o que as regras “de conduta cristã” dizem, somos taxados de tudo, menos cristãos. Os “entendidos da fé” gostam de ver mudança, principalmente aquilo que eles tratam como “se afastar do mundo”. Ou seja, devemos ser E.Ts. Ouvi de um irmão há alguns dias, uma história real e que demonstra o que o fanatismo faz na mente das pessoas.

Ele relatava que tinha um estabelecimento de estética, ou seja, ganhava a vida cortando cabelos dos clientes. Certa vez um companheiro de congregação chegou ao local e lhe perguntou se ele cortava os cabelos de qualquer um. Depois da resposta, este companheiro lhe condenou dizendo que cortar o cabelo de qualquer um é errado, que ele deveria cortar o cabelo somente de cristãos! Em resposta, meu amigo lhe questionou se ele fazia isso em seu empreendimento, e obteve, logicamente, uma resposta negativa. O companheiro não vendia seus produtos somente para cristãos, mas exigia de seu colega que o fizesse.

É uma realidade triste. As pessoas ainda não conseguiram chegar a uma compreensão do que a Palavra diz. Estabelecem regras de conduta baseadas em absurdos, e quando caem em contradição, dão a entender que estão acima das regras.

Regras, regras e mais regras. Onde está o conceito chave da Bíblia que diz que onde está o Espírito, ali há liberdade? E onde está o Espírito, senão habitando em nós? Temos que nos submeter a regras absurdas, que muitas vezes nos afastam de quem amamos, ou nos induzem a pensar de tal forma. Regras que nos impõe culpa, sem termos culpa. Regras que nos fazem andar de cabeça baixa, não por sermos humildes, mas por nos sentirmos humilhados.

A vida com Deus não é uma vida de regras. A vida de Deus conduz a arrependimento e não a culpa constante. Muito menos ao peso de pseudo-pecados que nos induzem a culpas falaciosas. A vida com Deus é uma vida de liberdade, de confiança. Pregamos fé quando queremos obter recompensa, detestamos ouvir o que significa o conceito essencial de fé, de confiança.

Somos induzidos por lideranças pífias, que são pessoas com várias facetas, e que levam multidões a idolatria e ao engano. O jogo agora é este. Não entendo serem somente estes líderes os responsáveis pelo engano, pois há muita gente que acredita nestes. Mas estes líderes serão responsáveis por vidas de muitas pessoas estarem se perdendo..

Enquanto isso, vemos por aí aquisições “milagrosas” em nome de Deus, como aviões, templos, casas, mansões... vemos novas unções (sic), milagres maravilhosos, novas maneiras de se conseguir o que quer (pagando apenas R$7,00), vemos líderes que pareciam ser homens de Deus corrompendo a mente das pessoas, ludibriando com promessas fantasiosas, ou distribuindo Bíblias mágicas em troca de pequenas doações (de apenas R900,00)*.

Promessas, milagres, avivamento, tudo que só ocorre se Deus quiser, se Deus permitir. Compreendem a gravidade da situação? São tão corajosos que falam em nome de Deus, e são tão abençoados que as profecias geralmente são reveladas somente a eles. O que não vier destes lados, não acontece.

Enquanto isso, aquela pequenina comunidade cheia de dúvidas, com poucas pessoas, sem um líder fanfarrão, se dobra diante de Deus, e as coisas acontecem de forma simples e sobrenatural. Sem alarde, sem show, sem marketing.

Estou desiludido cada vez mais com isso. Não é admissível que as pessoas vejam estas coisas e se calem, ou melhor, que virem as costas, como muitas vezes o fazem, por achar que assim não serão afetadas. Ledo engano. Com a exposição midiática, milhares de mentes sãs estão sendo corrompidas, colocadas em dúvida, por não ter quem lhes ampare. Milhares de pessoas estão sendo ludibriadas porque não há o bom combate. Será isto certo?

Agradeço a Deus por ver nestas bandas aqui da internet, homens e mulheres vocacionados a combater o bom combate, a rir da pressão imposta por estas pseudo autoridades, muitas vezes ameaças veladas, até de morte. Mas são homens e mulheres de Deus, que não se abatem, que, em sua maioria, compreende a missão deste ministério, deste serviço. E o fazem com liberdade, levantando questões que líderes fracos fazem questão de ocultar, estabelecendo questionamentos aos dogmas e paradigmas atuais, destruindo as heresias pregadas pelos falsos mestres. A Deus seja sempre dada toda honra e toda a glória, mas os meus parabéns vão para estes maravilhosos trabalhadores, anônimos se comparado aos astros da fé, mas que fazem valer o que está nas Escrituras.

No mais, haja paciência... Enquanto isso... tem gente que não consegue saber mais o que fazer para ganhar dinheiro à custa do nome de Deus... Bíblias ofertadas (ganhe a Bíblia) mediante a ofertas VOLUNTÁRIAS... de R$900,00!!!!

É... como dizem por aí, e é um fato... continuo a ser cristão... apesar dos cristãos (alguns deles)... Meu amigo Jesus, o que farias? Ah, já está escrito!

Um abraço!

Autor: Rodrigo Magalhães
Fonte: [ Blog do autor ]
Via: [ Emeurgência ]

.
Imprimir ou salvar em PDF

4 comentários

Anônimo mod

Me considero hoje um pentecostal reformado e estou empenhado em de alguma maneira disseminar as doutrinas da graça onde congrego. Enquanto isso a última regra do ministério: não assistir desenhos animados, pois os animais falam, tem hábitos como os humanos e somente nós homens é que somos feito a imagem e semelhança de Deus ! Creio que devemos ficar atentos com o conteúdo e mensagem que desenhos e outras programações levam às nossas crianças, mas "imagem e semelhança" ser reduzidas a fala e nossa maneira de ser...

Responder

Indico o livro do prof. Karl Kepler (Neuroses eclesiásticas) onde ele trata a temática da culpa na grande maioria das pregações e cultos. Muito bom.

Deus abençoe

Responder

Grande Daniel. Como vai brother?

Conheço esse livro, é ótimo. Já até coloquei alguns trechos aqui no blog:

http://bereianos.blogspot.com/2009/01/neurses-eclesisticas.html

Valeu a dica Daniel. Grande abraço, em Cristo!

- Para quem quiser, no artigo acima tem o link para download do livro, na íntegra, recomendo a leitura.

Responder

Mano,

Jesus continuaria a ser cristão justamente para dar bom exemplo, e como dia em Rm 12, amaria os "inimigos".

Outra coisa, no começo você fala que quando alguém se converte, é obrigado a escolher uma congregação. Mano, isso é bíblico, 1Cor 12 fala que a igreja é um corpo e Hb 10, 25 nos exorta justamente a frequentar uma congregação. Senão, como vamos suportar uns aos outros nas dificuldades, como diz em Colossenses?

Sobre o excesso de regras, realmente está errado a Igreja em si criar coisas que não existem na Bíblia (ex: cristão não pode jogar futebol), mas a vida com Deus é um caminho estreito, existem mandamentos a obedecer, não porque somos obrigados mas porque é o melhor pra nós.

Em geral, entendi o que você quis dizer com seu post, sobre as regras sem sentido mas creio que a abordagem do texto ficou tão ampla que generalizou bastante coisa, e ao invés de jogar só a água da bacia, jogou o bebê fora

Em Cristo

Responder

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:

1 - Poste somente o necessário. Se quiser colocar estudos, artigos ou textos grandes, mande para nós por e-mail: bereianos@hotmail.com

2 - A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Comentários com conteúdo ofensivo não serão publicados, pois debatemos idéias, não pessoas. Discordar não é problema, visto que na maioria das vezes redunda em edificação e aprendizado. Contudo, discorde com educação e respeito.

3 - Comentários de "anônimos" não serão necessariamente postados. Procure sempre colocar seu nome no final de seus comentários (caso não tenha uma conta Google com o seu nome) para que seja garantido o seu direito democrático neste blog. Lembre-se: você é responsável direto pelo que escreve.

4 - A aprovação de seu comentário seguirá os nossos critérios. O Blog Bereianos tem por objetivo à edificação e instrução. Comentários que não seguirem as regras acima e estiver fora do contexto do blog, não serão publicados.

Para mais informações, clique aqui!

Blog Bereianos!