Verdades que incomodam

.


Sou um leitor contumaz desde os meus tempos de aluno do curso ginasial. A cada mês devoro com avidez um ou dois livros, daqueles que suscitam reflexão e auxiliam-me a repensar conceitos que antes eu tinha como intocáveis.

Tenho sempre comigo a mania de riscar ou grifar tudo que leio e acho relevante, ou de muita significação. Não sei se isso seja produto do um desejo latente em querer deixar para filhos e netos algo que um dia eu considerei de suma importância. Há quem veja nisso uma vaidade. Se for vaidade o gosto pela escrita ─, bendita vaidade, essa dos antigos escribas que, através de um árduo trabalho, nos legaram em duas línguas irmãs (aramaico e hebraico) os Escritos que hoje estão reunidos no maior e mais lido livro de todos os tempos ─ a Bíblia Sagrada.

Acabei de ler recentemente um livro provocador e absorvente: “Por Que Você Não Quer Mais Ir à Igreja” ─ de Wayne Jacobsen e Dave Coleman (Califórnia -EUA). Em várias páginas dessa obra ficcional deixei lá os meus grifos, e, achei por bem registrar aqui os trechos que achei mais instigantes por tratarem de questões fundamentais inerentes ao cristianismo sem Deus da atualidade. As afirmações contidas nesse formidável livro, eu considero irrefutáveis. Seria demasiada hipocrisia de minha parte, não reconhecer a existência das “verdades incômodas” que já não podem mais ser olvidadas ou escondidas nos escaninhos dos bastidores eclesiásticos. Verdades, que esses autores com coragem e audácia resolveram trazer à tona, imbuídos do desejo de um dia poder ver o cristianismo resgatado de suas extravagantes formalidades.

Os fatos narrados em forma de ficção pelos dois escritores são similares aos que vivenciei e ainda estou vivenciando no meio cristão. Alguns excertos por mim grafados (atendendo a minha velha mania de riscar o que leio e acho importante) seguem em destaque logo abaixo. Creio que eles serão de grande valia, para os que com espíritos desarmados, queiram refletir sem parcialidade, debruçando-se sobre o tema “igreja”.

“Nenhum modelo de ‘igreja’ irá produzir a vida de Deus em nós. [...] Foi aí que a religião causou o seu pior estrago. Ela tornou as pessoas dependentes de líderes e assim fez o povo de Deus ser passivo no seu próprio crescimento espiritual”.

“Chamamos de ‘culto’ o cantar juntos, e ‘comunhão’ a freqüência regular à ‘igreja’. Estamos convencidos de viver em comunhão apenas porque comparecemos regularmente aos cultos, mas raramente esse é um movimento que parte do coração. Temos ensinado as pessoas a se comprometerem com nossas cerimônias religiosas e nossos programas, e chamamos isso de ‘igreja’.”

“Tem gente tentando reformar a ‘igreja’ há dois mil anos, e o resultado é quase sempre o mesmo: Um novo sistema surge no lugar do antigo, mas acaba sendo substituído por outro igual a ele. [...] Deus não tem o mesmo entusiasmo em reformar máquinas.”

“Há os que gostam de liderar e há os que desejam desesperadamente ser liderados. Esse sistema tornou o povo de Deus tão passivo, que a maioria nem é capaz de imaginar a vida sem um líder humano com quem possa se identificar”.

“As regras e os rituais podem ser muito escravizantes, pois, nós os adotamos com a intenção de agradar a Deus. Nenhuma prisão é tão forte quanto à obrigação religiosa”.

“Boa parte do que hoje chamamos de ‘igreja’ não passa de uma encenação bem planejada, com pouquíssima ligação efetiva entre os fiéis”.

“Cansei de tentar estabelecer uma comunhão com gente que concebe a igreja apenas como um lugar onde o grupo passa duas horas por semana expiando a culpa, enquanto vive o restante da semana com as mesmas prioridades mundanas".

"Possivelmente todos nós já experimentamos alguma espécie de dor ao tentar adequar a vida de Deus às instituições. Durante bastante tempo muitos se mantiveram nela na esperança de que, mudando algumas coisas, tudo iria melhorar. Embora possamos ter tido algum êxito em certos momentos de renovação, acabamos descobrindo que a adaptação que toda instituição exige é incompatível com a liberdade de que as pessoas necessitam para crescer em Cristo".

P.S.: Se o os fragmentos que postei suscitaram no caro leitor o desejo pela leitura do livro na íntegra, é só entrar em contato com a
Editora Sextante

Autor: Levi Bronzeado
Fonte: [ Ensaios & Prosas ]


Também já li este livro e recomendo à todos. Para conhecer o blog oficial do livro no brasil, clique no banner do mesmo, logo acima no menu da lateral direita deste blog.
..
Imprimir ou salvar em PDF

2 comentários

Gostaria de agradecer pela postagem.

Mantenho a opção de ler,somente livros gratuitos e não acredito que haja necessidade de escritores alem daqueles que escreveram a Bíblia para nos ensinar sobre o que é igreja ou evangelho.

Já é caro saber que a maioria dos livros religiosos,são opiniões de pessoas com algum interesse sutil de certa linha de pensamento psudo-cristão.

Obrigado pela postagem gratuita e saiba que examinarei.

Sds,

Paz.

Responder
Anônimo mod

Fico com um pé atrás ao saber que o autor desse livro é co-autor de A CABANA (da mesma editora), o qual é cheio de heresias e erros a respeito da personalidade de Deus, além de promover o "universalismo cristão". Concordo com muitas afirmações transcritas do livro neste artigo, no entanto me parece que o autor supervaloriza a sua experiência para falar da igreja.

Responder

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:

1 - Poste somente o necessário. Se quiser colocar estudos, artigos ou textos grandes, mande para nós por e-mail: bereianos@hotmail.com

2 - A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Comentários com conteúdo ofensivo não serão publicados, pois debatemos idéias, não pessoas. Discordar não é problema, visto que na maioria das vezes redunda em edificação e aprendizado. Contudo, discorde com educação e respeito.

3 - Comentários de "anônimos" não serão necessariamente postados. Procure sempre colocar seu nome no final de seus comentários (caso não tenha uma conta Google com o seu nome) para que seja garantido o seu direito democrático neste blog. Lembre-se: você é responsável direto pelo que escreve.

4 - A aprovação de seu comentário seguirá os nossos critérios. O Blog Bereianos tem por objetivo à edificação e instrução. Comentários que não seguirem as regras acima e estiver fora do contexto do blog, não serão publicados.

Para mais informações, clique aqui!

Blog Bereianos!