Cuidado com Aqueles que Ensinam Mistério

.

Por: Brandan Kraft

Tradução: Felipe Sabino de Araújo Neto


A Bíblia é um mistério? Doutrinas tais como céu, inferno, onisciência e imutabilidade de Deus, eternidade, a predestinação de todas as coisas, a Trindade e a imputação do pecado e da justiça devem ser consideradas mistérios? É considerado humildade sugerir que essas coisas são mistérios e não podem ser entendidas. Mas eu contesto que tal afirmação é pura arrogância e muito perigosa! Simplesmente porque uma pessoa não pode compreender as proposições apresentadas pela Escritura não significa de forma alguma que o Senhor não revelou entendimento a alguém outro. É o cúmulo do orgulho sugerir que os homens não podem compreender o que você não pode!

Assim, o que exatamente é um mistério? Como em tudo o mais, devemos ir às Escrituras a fim de buscarmos entendimento:

Marcos 4:11 (RA): “A vós outros vos é dado conhecer o mistério do reino de Deus; mas, aos de fora, tudo se ensina por meio de parábolas”.

Romanos 11:25 (RA): “Porque não quero, irmãos, que ignoreis este mistério (para que não sejais presumidos em vós mesmos): que veio endurecimento em parte a Israel, até que haja entrado a plenitude dos gentios”.

1 Coríntios 2:7 (RA): “Mas falamos a sabedoria de Deus em mistério, outrora oculta, a qual Deus preordenou desde a eternidade para a nossa glória”.

Colossenses 1:26 (RA): “O mistério que estivera oculto dos séculos e das gerações; agora, todavia, se manifestou aos seus santos”.


Como podemos ver a partir da Escritura, mistérios são aquelas coisas que são ocultas. Mas notamos algo mais sobre os mistérios da Bíblia? Eles devem ser conhecidos! Devem ser descobertos e entendidos. Nós não “aceitamos” os mistérios da Bíblia por uma “fé cega”, mas procuramos entender logicamente as proposições apresentadas pela Escritura e regozijarmo-nos no conhecimento que nos é dado pelo Senhor. Mistérios são aquelas coisas que a maioria das pessoas não pode compreender, mas são entendidas pelos eleitos de Deus.

Assim, como esse ensino se aplica a nós hoje? Da próxima vez que alguém chegar até você com uma doutrina que você não conhece, sugiro que faça perguntas – muitas! Ouça cuidadosamente às respostas. Se responderem, “é um mistério”, ou “é estranho, mas eu aceito tal coisa pela fé”, isso significa que eles realmente não sabem. Essa é uma terminologia anti-bíblica e deve ser totalmente rejeitada por cristãos de toda a parte, especialmente se desejarmos ver nossos irmãos crescerem no conhecimento do nosso Senhor.

O evangelho é um mistério? Sim – mas somente para aqueles que estão perecendo; não para o eleito regenerado de Deus. A morte de Cristo foi um mistério? Sim – mas somente para aqueles que estão perecendo. Para aqueles de nós que tiveram a verdade da Escritura revelada, essas coisas não são mais mistérios, mas doutrinas maravilhosas que podemos entender e nas quais nos regozijamos.

Por que você crê que algo é verdadeiro sem entendê-lo? Você pode ser muito bem um místico. Arrependa-se e busque diligentemente a resposta na Escritura, até que o Senhor revele esse conhecimento maravilhoso a você.

Fonte: [ http://www.pristinegrace.org ]
Via: [ Monergismo ]

.
Imprimir ou salvar em PDF

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:

1 - Poste somente o necessário. Se quiser colocar estudos, artigos ou textos grandes, mande para nós por e-mail: bereianos@hotmail.com

2 - A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Comentários com conteúdo ofensivo não serão publicados, pois debatemos idéias, não pessoas. Discordar não é problema, visto que na maioria das vezes redunda em edificação e aprendizado. Contudo, discorde com educação e respeito.

3 - Comentários de "anônimos" não serão necessariamente postados. Procure sempre colocar seu nome no final de seus comentários (caso não tenha uma conta Google com o seu nome) para que seja garantido o seu direito democrático neste blog. Lembre-se: você é responsável direto pelo que escreve.

4 - A aprovação de seu comentário seguirá os nossos critérios. O Blog Bereianos tem por objetivo à edificação e instrução. Comentários que não seguirem as regras acima e estiver fora do contexto do blog, não serão publicados.

Para mais informações, clique aqui!

Blog Bereianos!