O pecado e a corrupção humana

.
por Marcos Sampaio

Anthony Hoekema diz em sua avaliação crítica da imago Dei em Karl Barth, que “não houve um tempo em que o homem não fosse um transgressor e que, portanto, estivesse sem culpa diante de Deus”. O salmista Davi estava certo disso: “Eu nasci na iniqüidade, e em pecado me concebeu minha mãe” [Sl 51:5]. Aqui vemos uma conotação de culpa que merece a punição. Pecado quer dizer sair do caminho certo e o salmista está afirmando que ele nasceu fora do caminho, numa condição de culpa [Sl 103:10].

A verdade é que o ser humano não faz o que é certo por natureza. O homem não é apenas produto do ambiente, o mal que ele faz vem do coração. A sua vontade é corrupta, o ser humano é rebelde contra Deus, escravo do pecado, rendeu-se completamente a satanás, um doente sem qualquer possibilidade de ser curado. E não há como o homem sair dessa situação por si mesmo e por meio de seus próprios méritos.

Se Deus não iluminar o homem natural, ele jamais compreenderá a mensagem do evangelho. Fomos salvos porque Deus abriu os nossos olhos e mudou radicalmente o nosso coração. Deus nos impulsionou a obedecer ao evangelho, como diz J. I. Packer. O pecado faz com que na verdade todas as nossas escolhas supostamente livres, estejam a serviço do pecado. Sem Cristo, estamos completamente mortos e escravizados pelo poder do pecado e de satanás. Como de forma brilhante escreveu W. J. Seaton “somos como Lázaro em seu túmulo, mãos e pés amarrados; fomos tomados pela corrupção. Assim como não havia qualquer lampejo de vida no corpo morto de Lázaro, assim também não há centelha interna receptiva em nossos corações”.

Autor: Marcos Sampaio
Fonte: [ Blog Fé Reformada ]
.

Imprimir ou salvar em PDF

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:

1 - Poste somente o necessário. Se quiser colocar estudos, artigos ou textos grandes, mande para nós por e-mail: bereianos@hotmail.com

2 - A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Comentários com conteúdo ofensivo não serão publicados, pois debatemos idéias, não pessoas. Discordar não é problema, visto que na maioria das vezes redunda em edificação e aprendizado. Contudo, discorde com educação e respeito.

3 - Comentários de "anônimos" não serão necessariamente postados. Procure sempre colocar seu nome no final de seus comentários (caso não tenha uma conta Google com o seu nome) para que seja garantido o seu direito democrático neste blog. Lembre-se: você é responsável direto pelo que escreve.

4 - A aprovação de seu comentário seguirá os nossos critérios. O Blog Bereianos tem por objetivo à edificação e instrução. Comentários que não seguirem as regras acima e estiver fora do contexto do blog, não serão publicados.

Para mais informações, clique aqui!

Blog Bereianos!