Pedro e o "Poder Papal"

.
Não vou estender o assunto por muito tempo, mas apenas fazer uma reflexão rápida se Pedro poderia ser o primeiro papa.

O Concílio Vaticano I, com a participação de 740 bispos de toda a igreja definiu o poder papal, esta definição deu a Igreja Católica apostólica Romana um poder sobre a sociedade no âmbito político e religioso por muito tempo. Até hoje a igreja romana participa de algumas decisões no poder político de alguns países.

O concilio da ao papa o que chamamos de infabilidade papal, o Papa possui a ajuda do Espírito Santo para nunca ensinar nada que contrarie os Evangelhos.

Mas para conseguir tal poder é necessário tentar achar nas escrituras bases sólidas para o papado, então, a ICAR (que vou chamar de Igreja Católica Apostólica Romana ) começa sua tradição papal da seguinte forma – Anunciando Pedro como o primeiro papa.

A tradição Católica afirma que Pedro foi papa durante 25 anos em Roma. O problema disso é não encontrar provas sólidas para esta afirmação.

Diante dos fatos registrados pelas escrituras sagradas, Pedro fez parte da história da igreja como todos os outros apóstolos.

Nós evangélicos temos a certeza de que Pedro teve a sua participação na história da igreja, mas ele não é, e nunca foi, a edificação da igreja.

A posição doutrinária da ICAR no catecismo da Igreja Católica, edição Típica Vaticana, n. 552, na página 156 – afirma que Pedro, em razão da fé por ele confessada, permanecerá como a Rocha Inabalável da Igreja.

Pedro após a Confissão foi “esta rocha inabalável?”.Na mesma passagem que a doutrina ICAR se baseia, Pedro demonstrou a sua fragilidade espiritual e é repreendido por Jesus:

Mateus 16 v. 22 – 23 - E Pedro, tomando-o de parte, começou a repreendê-lo, dizendo: Senhor, tem compaixão de ti; de modo nenhum te acontecerá isso. Ele, porém, voltando-se, disse a Pedro: Para trás de mim, Satanás, que me serves de escândalo; porque não compreendes as coisas que são de Deus, mas só as que são dos homens.

Pedro era um homem comum que carecia do amor e da Graça de Jesus, nós evangélicos reconhecemos sua importância, mas não o idolatramos. Ele foi passível de erro como outro ser humano.

Ele demonstrou as fraquezas humanas das quais todos nós temos:

A) Prometeu não escandalizar Jesus e não cumpriu negando-o por 3 vezes (Mateus 26v. 33-35), a sua negação não foi em seguida, da 1° para a 3 demorou uma hora.

Lucas 22v. 59 – 60 - E, passada quase uma hora, um outro afirmava, dizendo: Também este verdadeiramente estava com ele, pois também é Galileu. E Pedro disse: Homem, não sei o que dizes. E logo, estando ele ainda a falar, cantou o galo.

B) Quando foi chamado para orar com o mestre, ele foi pego dormindo vencido pelo cansaço. – Mateus 26v. 40-44 - Pedro não foi à crucificação com medo de ser peso e crucificado, depois da morte do mestre voltou a seu emprego anterior a sua chamada apostólica.

Todos estes relatos demonstram a fragilidade humana e que nenhum homem pode ser a pedra da qual a igreja está edificada.


A igreja necessita estar edificada na rocha e não em um pedregulho.

Se a igreja estivesse fundamentada em qualquer ícone religioso humano, ela já estaria exterminada da face da Terra.


TU ÉS PEDRO E SOBRE ESTA PEDRA...

Esta passagem deve ser analisada dentro do contexto, sem tirar nenhum pretexto para montar uma suposta doutrina.

Pedro no Grego quer dizer “Petros”, que quer dizer “pedrinha”. Isto demonstra que Jesus estava dizendo que Pedro era um fragmento.

Se Pedro fosse a Pedra, Jesus teria dito, “Tu és Pedra” ou “Pedro, a partir de agora você será Pedra...”. Ou “ Pedro tu és Pedra e sobre ti edificarei a minha igreja.”

Mas o mestre disse: Tu és Pedro!”. Jesus usou duas palavras das quais ficam claras – Pedro e Pedra, se fossem a mesma coisa, ele teria usado somente uma!

Olhando para o contexto geral sobre o fundamento da igreja, as Escrituras Sagradas nos dá diversas passagens que nos orienta que a Pedra é Jesus e não Pedro.

O Apóstolo Paulo declara que Cristo é o Fundamento da Igreja:

I Corintios 3v. 11 Porque ninguém pode pôr outro fundamento além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo.

O próprio Pedro reconhece e declara que Jesus é a Pedra principal, acompanhe as passagens bíblicas:

Atos 4v. 11-12 Ele é a pedra que foi rejeitada por vós, os edificadores, a qual foi posta por cabeça de esquina. E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos.

I Pedro 2v. 6-7 Por isso também na Escritura se contém: Eis que ponho em Sião a pedra principal da esquina, eleita e preciosa; E quem nela crer não será confundido. E assim para vòs, os que credes, é preciosa, mas, para os rebeldes, A pedra que os edificadores reprovaram, Essa foi a principal da esquina...

Paulo declara com mais clareza quem é a Pedra de esquina:Efésios 2v. 20 – 22 – Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina; No qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para templo santo no Senhor.No qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus em Espírito.


Jesus também afirmou que Ele mesmo era a Pedra

Mateus 21v. 42 Diz-lhes Jesus: Nunca lestes nas Escrituras: A pedra, que os edificadores rejeitaram, Essa foi posta por cabeça do ângulo; Pelo Senhor foi feito isto, E é maravilhoso aos nossos olhos?

A passagem que Jesus usou está baseada na profecia messiânica:

Salmos 118v. 22-24A pedra que os edificadores rejeitaram tornou-se a cabeça da esquina. Da parte do Senhor se fez isto; maravilhoso é aos nossos olhos. Este é o dia que fez o Senhor; regozijemo-nos, e alegremo-nos nele.

Jesus é a Pedra na qual a igreja está alicerçada e não Pedro.

A indicação “sobre esta Pedra” está ligada na revelação que Pedro teve naquele momento, revelação que Cristo é o Filho do Deus vivo.

Jesus – Filho do Deus Vivo – é a pedra da qual a igreja está edificada!

PEDRO ERA O REPRESENTANTE DOS DEMAIS APÓSTOLOS?

O catecismo da ICAR. N. 553, pág 156, edição Típica Vaticana Loyola, reza que “Pedro é uma autoridade específica por Jesus ter dito “ Eu te darei as chaves do Reino dos Céus; o que ligares na terra será ligado no céu, e o que desligardes na terra será desligado no céu ( Mt 16v. 19), então a autoridade de ligar e desligar significa autoridade para absolver pecados, pronunciar juízos doutrinais e tomar decisões disciplinares na Igreja. Jesus confiou esta autoridade à igreja pelo ministério dos apóstolos e particularmente de Pedro, o único ao qual confiou explicitamente as chaves do Reino.”

Se o catecismo diz que Jesus confiou explicitamente a Pedro as chaves do Reino, ele afirma por tabela que não explicitamente Jesus deu as mesmas chaves para os outros apóstolos, então, ele não é o único.

As Escrituras Sagradas não afirma que Jesus dá poderes especiais a Pedro em relação aos outros apóstolos.

Pedro foi o pregador do dia dos Pentecostes, mas isto não é referência para ser considerado o superior, pois temos outras referências que desqualificam esta posição do catolicismo.

A mesma autoridade que Pedro recebe de ligar e desligar os outros apóstolos também receberam.

Mateus 18 v. 18-19 Em verdade vos digo que tudo o que ligardes na terra será ligado no céu, e tudo o que desligardes na terra será desligado no céu. Também vos digo que, se dois de vós concordarem na terra acerca de qualquer coisa que pedirem, isso lhes será feito por meu Pai, que está nos céus.

Paulo deixa claro que o seu ministério não era inferior a de nenhum dos apóstolos :

II Corintios 12v. 11Fui néscio em gloriar-me; vós me constrangestes. Eu devia ter sido louvado por vós, visto que em nada fui inferior aos mais excelentes apóstolos, ainda que nada sou.

Outro detalhe é que o livro que relata os atos apostólicos tem mais referências ao Apóstolo Paulo do que de Pedro, (Livros de Atos separa para Paulo cap.13-28).

Se Pedro fosse o representante supremo dos apóstolos os seus atos seriam mais importantes e teriam sido relatados com mais freqüência.

No concílio de Jerusalém, a palavra que decidiu o problema não foi de Pedro e quem presidiu o concilio foi Tiago presidiu (Atos 15), se Pedro fosse o representante majoritário dos apóstolos, Pedro teria presidido e dado a última palavra no Concílio!

QUAL É A CHAVE QUE LIGA E DESLIGA?

A chave relatada por Jesus é a pregação do Evangelho que promove o agir do Espírito Santo na vida do ser humano, e este agir traz arrependimento pelos pecados.

João 16.7-8Todavia digo-vos a verdade, que vos convém que eu vá; porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, quando eu for, vo-lo enviarei. E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo.

Todo o pregador do Evangelho tem as chaves nas mãos, não foi só Pedro que recebeu estas chaves.

Quando a Palavra de Deus é ministrada, ela se torna a chave que liga ou desliga o ouvinte do céu, pois após a cada mensagem existe um convite para aceitar Jesus e o ouvinte pode aceitar ou não.

O PAPA TEM O PODER DE PERDOAR OS PECADOS?

Nenhum homem pode perdoar pecados, só Jesus Cristo.

O papa, O PASTOR, O APÓSTOLO EVANGÉLICO, o bispo, o pai de santo e ninguém pode perdoar as iniqüidades do homem.

O pecado só pode ser perdoado pelo sangue de Jesus Cristo. Não existe nenhum tipo de penitência ou números de orações que perdoam pecados. As escrituras falam sobre isso da seguinte forma:


Atos 5v. 31 - Deus com a sua destra o elevou a Príncipe e Salvador, para dar a Israel o arrependimento e a remissão dos pecados.

Romanos 4v. 24 -Mas também por nós, a quem será tomado em conta, os que cremos naquele que dentre os mortos ressuscitou a Jesus nosso Senhor; O qual por nossos pecados foi entregue, e ressuscitou para nossa justificação.

Apocalipse 1v. 5- E da parte de Jesus Cristo, que é a fiel testemunha, o primogênito dentre os mortos e o príncipe dos reis da terra. Àquele que nos amou, e em seu sangue nos lavou dos nossos pecados,

O perdão dos pecados não é a missão humana, mas divina.

Não existem penitências que perdoam pecados. A ICAR tem ensinado que a repetição das orações, indulgências e confissões ao padre faz com que a pessoa tenha os pecados perdoados, isto não é verdade. Só Jesus Cristo pode perdoar os nossos pecados.

Mateus 9 v. 2 – 7 - E Jesus, vendo a fé deles, disse ao paralítico: Filho tem bom ânimo, perdoados te são os teus pecados. E eis que alguns dos escribas diziam entre si: Ele blasfema. Mas Jesus, conhecendo os seus pensamentos, disse: Por que pensais mal em vossos corações? Pois, qual é mais fácil? Dizer: Perdoados te são os teus pecados; ou dizer: Levanta-te e anda? Ora, para que saibais que o Filho do homem tem na terra autoridade para perdoar pecados (disse então ao paralítico): Levanta-te, toma a tua cama, e vai para tua casa.E, levantando-se, foi para sua casa.


Como é que o homem pode ter os seus pecados perdoados?

A bíblia nunca ensinou que devemos confessar os nossos pecados para qualquer líder religioso para perdoar os seus pecados.


Romanos 10v.9 -10 A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação


PEDRO PASTOREOU A IGREJA DE ROMA?

A declaração católica é que o Papa é o sucessor de Pedro que foi fundador igreja de Roma, mas nós não encontramos nenhuma provas bíblicas que Pedro pastoreou esta igreja.

Os católicos dizem que o seu pontificado foi de 25 anos em Roma.Será que esta informação é verdade?

1- Pedro não pode ter sido Papa pelo período de 25 anos, pois ele foi morto no reinado de Nero, que se deu em 67 ou 68 d.C.

Se pegarmos a data do reinado de Nero e subtrairmos o suposto pontificado de Pedro (67– 25 = 42 ou 68 – 25 = 43) vamos chegar à conclusão de que nesta época de 42 ou 43 d.C. não tinha sido realizado o Concílio de Jerusalém (Atos 15) que Pedro participou.

O concílio foi realizado por volta de 48 a 49 d.C.

2 – O apóstolo Paulo escreveu para a igreja de Roma, epístolas aos Romanos, e no final ele separou um capítulo inteiro para mandar as suas saudações para os diversos irmãos daquela cidade, mas não houve nenhuma saudação para Pedro!

Se Pedro fosse o pastor da igreja de Roma ou o fundador, Paulo deveria endereçar carta a Pedro ou pelo menos mandar alguma saudação para o apóstolo.

3- O apóstolo Paulo foi para Roma em 62 d.C. e muitos irmãos foram visitá-los, mas não existe nenhuma menção de Pedro.

4- O apóstolo Paulo escreveu 4 cartas de Roma – Filemom, Efésios, Filipenses e Colossenses no período de 62 a 68 d.C., em nenhum momento Paulo declara coisa alguma sobre Pedro.

5- Jesus disse a Paulo que ele deveria dar o seu testemunho em Roma

Atos 23v.10 - 11“E, havendo grande dissensão, o tribuno, temendo que Paulo fosse despedaçado por eles, mandou descer a soldadesca, para que o tirassem do meio deles, e o levassem para a fortaleza. E na noite seguinte, apresentando- lhe o Senhor, disse: Paulo tem ânimo; porque, como de mim testificaste em Jerusalém, assim importa que testifiques também em Roma.”

Se Pedro estava em Roma em 60 d.C.(o mesmo período da aparição) e ele foi o contemplado com poderes especiais e um lugar de destaque entre os apóstolos, não seria dele esta incumbência?

Jesus não teria aparecido a Pedro ao invés de Paulo? As provas que temos afirmam que Pedro não foi o pastor da igreja de Roma e o papa não é o sucessor de Pedro. Muito menos que Pedro foi um papa.

CONCLUSÃO

Após ter os detalhes apurados e refutados através das Sagradas Escrituras, a nossa posição é que Pedro foi um homem importante que participou da história da igreja, mas ele não deve ser adorado ou colocado acima dos outros apóstolos.

O poder de purificar o pecador não está nas mãos do Papa e sim de Jesus Cristo e que Pedro nunca esteve pastoreando a igreja de Roma, assim sendo, o papa não é o sucessor de Pedro.

A igreja não está edificada em um homem, mas na pedra principal - Jesus Cristo, as chaves que foram dada aos apóstolos é o privilégio de pregar a Palavra de Deus abrindo assim o caminho do arrependimento.

Espero que você tenha sido abençoado com esta matéria e que o Espírito Santo possa ter trabalhado em seu coração.

Autor: Pr. Alexandre Farias
Fonte: [ Blog Seitas e Heresias ]

.
Imprimir ou salvar em PDF

4 comentários

Excelente artigo, obrigado por compartilhá-lo conosco.

É interessante observar, entretanto, que algumas fontes católicas não consideram - historicamente - Pedro como fundador da Igreja Católica, que colecionei e podem ser consultadas no artigo abaixo:

http://www.e-cristianismo.com.br/pt/historia/geral/148-o-primado-de-pedro

Graça e paz!

Responder

paz, pessoal - Por gentileza - só corrija o tópico 4 que eu troquei a palavra Paulo por Pedro - Foi paulo que escreveu as cartas..rsrsr..falha minha.

Pr. Alexandre Farias

Responder

Pessoal

Eu troquei a palavra no tópico 4 desta matéria - eu postei pedro e é Paulo quem escreveu - troquei as palavras. rsrs desculpe.
coriija por gentileza

Responder

Olá Pr. Alexandre, tudo na paz?

Obrigado por nos avisar. Já fiz a correção.

Grande abraço, em Cristo!

Responder

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:

1 - Poste somente o necessário. Se quiser colocar estudos, artigos ou textos grandes, mande para nós por e-mail: bereianos@hotmail.com

2 - A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Comentários com conteúdo ofensivo não serão publicados, pois debatemos idéias, não pessoas. Discordar não é problema, visto que na maioria das vezes redunda em edificação e aprendizado. Contudo, discorde com educação e respeito.

3 - Comentários de "anônimos" não serão necessariamente postados. Procure sempre colocar seu nome no final de seus comentários (caso não tenha uma conta Google com o seu nome) para que seja garantido o seu direito democrático neste blog. Lembre-se: você é responsável direto pelo que escreve.

4 - A aprovação de seu comentário seguirá os nossos critérios. O Blog Bereianos tem por objetivo à edificação e instrução. Comentários que não seguirem as regras acima e estiver fora do contexto do blog, não serão publicados.

Para mais informações, clique aqui!

Blog Bereianos!