Resposta ao Bispo Edir Macedo referente ao seu posicionamento favorável ao aborto.

.
Por Renato Vargens

Prezado Bispo,

Na ultima semana de agosto, milhares de pessoas em todo Brasil, manifestaram o seu desagravo quanto a forma com que o senhor e sua igreja encaram o aborto. No meu blog eu escrevi um pequeno texto onde de forma prática e objetiva expus minha perplexidade em saber que o senhor é favorável a este tipo de prática e comportamento.

Hoje, quatro de setembro, acabo de ler em seu blog a sua contra-resposta, bem como as justificativas do porque defende a prática de um crime tão hediondo.

Caro Bispo, de todos os argumentos fornecidos pelo senhor, o que mais me preocupou foi o fato ter defendido sua tese usando um verso isolado das Escrituras. Ora, como o Senhor deve saber, a interpretação equivocada de versos bíblicos pode fazer um enorme estrago na vida das pessoas, daí a necessidade de aplicar nos textos que lemos regras básicas de hermeneutica.

Bom, a expressão Hermenêutica provém da palavra grega “hermeneutike” que, por sua vez, se deriva do verbo hermeneuo, significando: a arte de interpretar os livros sagrados e os textos antigos. Segundo a história Platão, foi o primeiro a utilizar essa palavra. A hermenêutica forma parte da Teologia exegética, ou seja, a que trata especificamente da interpretação das Escrituras.

À luz desta afirmação gostaria de levá-lo a refletir comigo sobre os principios hermeneuticos usados por Calvino:

1º - Calvino Renunciou a alegorias entendendo serem elas armas de deturpação do sentido das Escrituras.
2º Calvino costumava enfatizar o sentido literal do texto.
3º Ele acreditava que o ministro deveria ser inteiramente dependente da operação do Espírito Santo para a correta interpretação da Bíblia.
4º Ele valorizava o estudo das línguas originais para melhor compreensão do ensino sagrado.
5º Ele cria numa tipologia equilibrada, evitando impor a textos veterotestamentários simbolismos que eles não suportam.
6. E por fim ele acreditava que a melhor forma de se interpretar a Bíblia é a própria Bíblia.

Prezado Bispo, lamento lhe informar mais a sua interpretação do texto de Jesus é extremamente equivocada, senão vejamos:

"O Filho do homem vai, como está escrito a seu respeito, mas ai daquele por intermédio de quem o Filho do homem está sendo traído! Melhor lhe fora não haver nascido!” Mateus 26-24

Segundo o senhor mesmo afirmou em seu blog, no seu entendimento a última frase poderia ser interpretada da sequinte maneira: "seria melhor que Judas tivesse sido abortado. Melhor do que o futuro de sua alma."

Bom, vejamos os equivocos desta afirmação:

1º- Teologia não pode ser fundamentada naquilo que achamos ou pensamos sobre determinado assunto. Teologia se fundamenta nas verdades indiscutíveis das Escrituras.

2º- Nossas percepções pessoais devem se submeter ao que a Bíblia diz, e não ao contrário.

3º- Lembre-se que a Bíblia explica a Biblia e que não podemos em hipotese alguma estabelecer pressupostos doutrinários em versos isolados. A Palavra de Deus contrapõem-se a sua afirmação inúmeras vezes declarando que aqueles que cometem assassinatos pecam contra o Eterno. (Ex 20:13; Os 4:2-3; Mt 19:18; Lc 18:20; Rm 13:09; Tg 2:1. Portanto, os que matam os seus semelhantes afrontam deliberadamente a santidade do Senhor.

Vale a pena ressaltar que à luz da ciência e da Bíblia, uma criança não nascida é um ser completamente formado, no sentido que toda a informação genética já foi recebida no momento da concepção. Uma criança não nascida é uma pessoa completamente distinta da sua mãe. O bebê desenvolve todas as suas características humanas quando está no ventre. Os cromossomos de uma criança não nascida são únicos. Toda pessoa é uma criação singular de Deus. Jamais voltará a vida de uma criança não nascida tirada por um aborto, isto posto, abortar a vida de uma criança é desobedecer descaradamente o 6º mandamento.

Encerro esta réplica afirmando sem titubeios que o aborto é um crime hediondo. Abortar é tirar a vida de um ser humano, visto que a Bíblia ensina que a vida começa na concepção. Deus nos forma quando estamos ainda no ventre da nossa mãe ("Tu criaste cada parte do meu corpo; tu me formaste na barriga da minha mãe." Sl 139.13). O profeta Jeremias e o apóstolo Paulo foram chamados por Deus antes deles terem nascido ("Antes do seu nascimento, quando você ainda estava na barriga da sua mãe, eu o escolhi e separei para que você fosse um profeta para as nações." (Jr 1.5); "Porém Deus, na sua graça, me escolheu antes mesmo de eu nascer e me chamou para servi-lo." Gl 1.15).

Naquele que vive e reina,

Pr. Renato Vargens
Fonte: [ Blog do autor ]

.
Imprimir ou salvar em PDF

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:

1 - Poste somente o necessário. Se quiser colocar estudos, artigos ou textos grandes, mande para nós por e-mail: bereianos@hotmail.com

2 - A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Comentários com conteúdo ofensivo não serão publicados, pois debatemos idéias, não pessoas. Discordar não é problema, visto que na maioria das vezes redunda em edificação e aprendizado. Contudo, discorde com educação e respeito.

3 - Comentários de "anônimos" não serão necessariamente postados. Procure sempre colocar seu nome no final de seus comentários (caso não tenha uma conta Google com o seu nome) para que seja garantido o seu direito democrático neste blog. Lembre-se: você é responsável direto pelo que escreve.

4 - A aprovação de seu comentário seguirá os nossos critérios. O Blog Bereianos tem por objetivo à edificação e instrução. Comentários que não seguirem as regras acima e estiver fora do contexto do blog, não serão publicados.

Para mais informações, clique aqui!

Blog Bereianos!