Três falsos evangelhos: prosperidade, terapêutico e teologia da libertação.

.

Por José Bernardo

Como Satanás está arrastando milhares de adolescentes e jovens para fora da Igreja e para longe da fé? Porque a Igreja não está sendo capaz de perceber e conter essa evasão? Onde toda essa maldade e destruição estão se apoiando? Um olhar cuidadoso para o cenário faz perceber que a estratégia usada pelo inimigo tem sido um ‘cavalo de troia’, belo por fora e cheio de destruição por dentro: a religião do ‘bem estar’.

Apoiado em uma interpretação flexível da própria Bíblia, o inimigo vem minando a fé bíblica da igreja evangélica e substituindo por essa nova religião, ainda difícil de distinguir para muitos, mas definitivamente oposta ao que Jesus ensinou. Há três correntes principais desse neo-paganismo, três falsos evangelhos que a grande maioria dos crentes está seguindo para longe de Cristo. Tais evangelhos não tem poder para salvar, não oferecem os elementos para a perseverança na fé. Adolescentes e jovens aprendem tais heresias de seus pais e essa é uma razão central de seu desvio.

Primeiro, enumeremos esses três ataques malígnos:

O evangelho do bem estar material – ou a teologia da prosperidade, movimento religioso surgido nas primeiras décadas do século XX nos Estados Unidos da América. Sua doutrina afirma, a partir da interpretação de alguns textos bíblicos como Gênesis 17.7, Marcos 11.23-24 e Lucas 11.9-10, que quem é verdadeiramente fiél a Deus deve desfrutar de uma excelente situação na área financeira, na saúde, etc. Não mais capaz de seduzir a população norte-americana que emergiu das crises econômicas no pós-guerra, esse falso evangelho foi despejado na América Latina por tele-evangelistas, rapidamente absorvido aqui pelo nascente movimento neo-pentecostal e é hoje refugo lançado covardemente contra a África por uma equivocada ação missionária.

O evangelho do bem estar psicológico – movimento que visa a descoberta e o tratamento de problemas emocionais, como medo, complexos, baixa auto-estima, no intuito de que as pessoas sejam tratadas no espírito, na alma e no corpo, com ênfase na cura da alma. O movimento, também originado nos Estados Unidos, resultou do esforço de manter a Igreja atraente para uma sociedade cada vez mais materialista e egocêntrica e têm raízes, tanto no evangelicalismo histórico, como no movimento carismático. Entre os evangélicos históricos surgiu no condicionamento do aconselhamento cristão pela psicologia e psicanálise, entre os pentecostais, dos esforços de cura interior. Ambas as correntes proliferaram a partir dos anos 80 com a enxurrada de livros evangélicos de auto-ajuda e hoje são um mal perfeitamente institucionalizado.

O evangelho do bem estar social – é um movimento essencialmente político que utiliza elementos do Cristianismo como alegoria para facilitar a disseminação de idéias de diferentes pensadores socialistas. Seus defensores a apresentam como, por exemplo, “uma interpretação da fé cristã através do sofrimento dos pobres, sua luta e esperança, e uma crítica da sociedade e do cristianismo através dos olhos dos pobres”. O movimento surgiu no seio do catolicismo Latino Americano, na esteira da influência marxista, foi fortemente combatido e diminuido pela Igreja Romana, proliferou entre ditos evangélicos em alguns países da América Hispânica e influenciou o evangelicalismo brasileiro com mais força a partir dos anos 80.

Diagnose do insólito

As causas dessa monstruosidade espiritual

Embora pareçam propostas diferentes, as três correntes religiosas são extremos próximos, identificados por três ensinos heréticos centrais: a) Antropocêntrismo – O cristianismo defende a centralidade de Deus e apresenta o ser humano como inútil e sem valor, as três teologias malígnas retomam o ser humano como centro de tudo e fazem Deus gravitar ao redor de suas necessidades, desejos e ações; b) Temporalidade – O cristianismo aponta para a vida na terra como uma passagem de provação para um mundo novo e eterno, as três teologias corrosivas se concentram no que pode ser obtido imediatamente, fixando a quem pode seduzir no que é presente, temporal e passageiro; c) Materialismo – O cristianismo aponta para as coisas espirituais, invisíveis, as três correntes teológicas cativam seu público ao que é material e carnalmente desfrutável, são evangelhos da sensualidade.

Os falsos evangelhos da prosperidade, terapêutico ou da libertação se contrapõe ao verdadeiro Evangelho do Reino, que anuncia o governo soberano de Deus em Cristo sobre a vontade humana e leva ‘cativo todo pensamento, para torná-lo obediente a Cristo’ 2Co 10:5. Tais evangelhos são produzidos pelos inimigos da cruz, seu deus é o ventre (Fp 3:19).

A endo-apologia combaterá com dificuldade esses ataques malígnos. Os falsos evangelhos se mimetizam com capricho, usando o vocabulário dos evangélicos, suas expressões e a própria Bíblia para surpreender e destruir a fé bíblica. Esses falsos evangelhos promovem uma interpretação flexível das Escrituras, baseada principalmente na dedução e em um criticismo pretensamente acadêmico e energicamente desconstrutor. No discurso, usam e abusam do palavrório apaixonado, como se estivessem militando por uma grande causa e, quando não funciona, abundam na irreverência, no sarcasmo, na ironia e na zombaria. Todas os três praticam também uma contra-apologia preventiva, acusando de reacionários, desumanos, anti-cristãos e fundamentalistas aqueles que se atrevem a ir contra suas ambições egocêntricas, temporais e materialistas. Dessa forma surpreendem, sequestram e escravizam uma igreja que deixou as Escrituras de lado para abraçar o sensacionalismo.

Mas o aspecto mais venenoso de tais falsos evangelhos, é que são virais, não estão baseados nas teologias alucinadas que os geraram, mas nas características de seus hospedeiros. Quando o apóstolo Paulo nos preveniu disso, disse: “Sabe, porém, isto: nos últimos dias, sobrevirão tempos difíceis, pois os homens serão egoístas…” 2Tm 3:1ss. Não é a teologia maligna, principalmente, que faz essa maldade prosperar, mas a natureza egoísta que impede os seres humanos de clamarem pelo verdadeiro Evangelho do Reino: Seja feita a Tua vontade, ó Deus. Egoístas, egocêntricos, esses são os hospedeiros de evangelhos oportunistas, que contagiam os mais jovens e causam seu desvio.

Fonte: [ Evangeliza Brasil ]
Via: [ Web Evangelista ] / [ Ministério Batista Bereia ]

.
Imprimir ou salvar em PDF

6 comentários

O título na verdade está incorreto quando aponta para a Teologia da Missão Integral como defensora dos valores socialistas. O correto seria "Teologia da Libertação".

Embora haja sim alguns que tentam erroneamente mesclar as duas coisas, a Missão Integral não possui como base o socialismo.

Responder

Discordo totalmente que a teologia da missão integral, seja uma visão falsa do evangelho... na verdade, a crítica aqui deveria ter sido direcionada à teologia da libertação e não a da missão integral.... a teologia da missão integral surge exatamente como um ponto de equilíbrio entre a visão tradicional de missões (que só visa o espiritual) e a teologia da libertação (que só visa o social)... criticar a relevância da participação social da igreja, nada mais é do que uma desculpa para estar distante dos menos favorecidos, é ser preguiçoso... Dizer: "Jesus te ama e eu também" e deixar a pessoa passando fome não é evangelho... é hipocrisia... Na verdade o mundo está cansado do nosso discurso... pois dizemos que amamos, mas quando chega um mendigo na porta de nossa igreja, fazemos de tudo para que ele saia logo... Nossa fé deve ser demonstrada em obras.
O ponto aqui é não confundir Missão Integral com Teologia da Libertação... são coisas totalmente distintas..

apologeticaejuventude.blogspot.com

Responder

Este evangelho da prosperidade infelizmente tende a se multiplicar nestes dias do fim e vários outros, um muito recente é o evangelho da circunstacialidade, um pequeno, mas bom texto sobre este assunto, clique ou copie o link à frente; http://giovannipinto.wordpress.com/2013/05/13/o-evangelho-da-circunstancialidade/

Responder

obedeça à Deus
obedecer à Deus meu caro leitor é:
1)amar todo mundo
2)pedir sabedoria à Deus
3)agradecer à Deus pelas provas e passar pelas provas
4)ler a bíblia
5)ser humilde
6)ser afastar do mal e do pecado
7)evangelizar
8)dar o dízimo e ajudar os pobres e necessitados
9)tirar de dentro do seu coração a preocupação e a ansiedade
10)adorar somente à Deus
11)perdoar todo mundo
12)esperar em Deus
quando o crente faz isso a vontade de Deus será feita na vida do crente no tempo de Deus mas você deve estar se perguntando porque eu falei tudo isso?muito simples tudo isso o que eu falei é o que está escrito na bíblia e é o verdadeiro cristianismo/evangelho que deve ser pregado/vivido por todos os crentes evangélicos do mundo e é lógico que não estou falando aqui de perfeição espiritual/moral pois todo mundo inclusive eu e você erra e falha mas eu estou falando de praticar a palavra de Deus e ter compromisso com a palavra de Deus mais o que eu quero dizer é que o falso evangelho da teologia da prosperidade não ensina nada sobre santidade salvação provação arrependimento mudança de vida fé oração volta de Jesus ou seja é um evangelho fora da palavra de Deus e fora da vontade de Deus pois o próprio Jesus nos disse que no mundo teríamos problemas dificuldades e provações e o diferencial é como o crente encara a luta pois enquanto o ímpio vê a luta como uma maldição e/ou castigo o crente vê a luta como uma oportunidade de crescer espiritualmente e/ou como um teste onde o crente vai crescer espiritualmente e vai aprender lições valiosas da parte de Deus logo os pregadores da teologia da prosperidade não ensinam o verdadeiro evangelho e cabe a quem conhece o verdadeiro evangelho pregar e viver o verdadeiro evangelho que Jesus pregou/viveu

Responder

obedeça à Deus
obedecer à Deus meu caro leitor é:
1)amar todo mundo
2)pedir sabedoria à Deus
3)agradecer à Deus pelas provas e passar pelas provas
4)ler a bíblia
5)ser humilde
6)ser afastar do mal e do pecado
7)evangelizar
8)dar o dízimo e ajudar os pobres e necessitados
9)tirar de dentro do seu coração a preocupação e a ansiedade
10)adorar somente à Deus
11)perdoar todo mundo
12)esperar em Deus
quando o crente faz isso a vontade de Deus será feita na vida do crente no tempo de Deus mas você deve estar se perguntando porque eu falei tudo isso?muito simples tudo isso o que eu falei é o que está escrito na bíblia e é o verdadeiro cristianismo/evangelho que deve ser pregado/vivido por todos os crentes evangélicos do mundo e é lógico que não estou falando aqui de perfeição espiritual/moral pois todo mundo inclusive eu e você erra e falha mas eu estou falando de praticar a palavra de Deus e ter compromisso com a palavra de Deus mais o que eu quero dizer é que o falso evangelho da teologia da prosperidade não ensina nada sobre santidade salvação provação arrependimento mudança de vida fé oração volta de Jesus ou seja é um evangelho fora da palavra de Deus e fora da vontade de Deus pois o próprio Jesus nos disse que no mundo teríamos problemas dificuldades e provações e o diferencial é como o crente encara a luta pois enquanto o ímpio vê a luta como uma maldição e/ou castigo o crente vê a luta como uma oportunidade de crescer espiritualmente e/ou como um teste onde o crente vai crescer espiritualmente e vai aprender lições valiosas da parte de Deus logo os pregadores da teologia da prosperidade não ensinam o verdadeiro evangelho e cabe a quem conhece o verdadeiro evangelho pregar e viver o verdadeiro evangelho que Jesus pregou/viveu

Responder

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:

1 - Poste somente o necessário. Se quiser colocar estudos, artigos ou textos grandes, mande para nós por e-mail: bereianos@hotmail.com

2 - A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Comentários com conteúdo ofensivo não serão publicados, pois debatemos idéias, não pessoas. Discordar não é problema, visto que na maioria das vezes redunda em edificação e aprendizado. Contudo, discorde com educação e respeito.

3 - Comentários de "anônimos" não serão necessariamente postados. Procure sempre colocar seu nome no final de seus comentários (caso não tenha uma conta Google com o seu nome) para que seja garantido o seu direito democrático neste blog. Lembre-se: você é responsável direto pelo que escreve.

4 - A aprovação de seu comentário seguirá os nossos critérios. O Blog Bereianos tem por objetivo à edificação e instrução. Comentários que não seguirem as regras acima e estiver fora do contexto do blog, não serão publicados.

Para mais informações, clique aqui!

Blog Bereianos!