Acerca da discórdia entre a igreja evangélica brasileira e o movimento LGBT

.

Por Renato César

O Brasil é hoje um paraíso da liberdade de expressão, a ponto de veículos de comunicação por vezes reportarem notícias caluniosas sem estarem sujeitos a praticamente nenhum tipo de regulação ou penalidade. Entretanto, apesar de todos os direitos garantidos constitucionalmente, vivemos em tempos conturbados, de modo que professar a própria crença está às portas de ser considerado discriminação. Refiro-me à polêmica reinante entre religiosos, especialmente evangélicos em sua miscelânea, e representantes do movimento LGBT, que daqui a pouco terá o alfabeto inteiro na sigla.

Por motivos óbvios, irei reportar-me daqui em diante aos evangélicos, entre os quais, há tempos, sinto-me constrangido em enquadrar-me. Mas não é sobre minhas frustrações que quero falar neste momento. Meu intuito é fazer com que alguns, os que lerem este artigo, possam refletir a respeito de seu posicionamento quanto à questão da homossexualidade.

Embora se apregoe que não se rejeita o pecador, mas o pecado, lamentavelmente o que se percebe é um posicionamento de total repúdio aos principais militantes do movimento LGBT. O comportamento de alguns evangélicos, incitados em parte pela postura de pastores midiáticos, faz lembrar os piores exemplos já vistos de intolerância, como se estivéssemos em uma guerra santa. Uma passada rápida em alguns blogs ou páginas do Facebook é suficiente para perceber a tensão reinante, o clima de (quase?) ódio aos porta-vozes gays e, por que não, o fundamentalismo religioso que impede alguns de sequer ouvirem outra proposta de posicionamento menos agressivo.

Supostas declarações de membros notórios do movimento LGBT circulam a torto e a direito em blogs religiosos sem a preocupação da veracidade da informação passada. Qualquer palavra mais afrontosa vinda do outro lado passou a ser tomada por evangélicos como a mais impetuosa ofensa. Em alguns casos, a palavra de ordem é: "querem briga, então vão ter briga"! Mas por que tanta voracidade em revidar insultos e provocações?

A grande verdade é que nós, evangélicos, nos tornamos hipócritas melindrosos. Ao invés de somente apregoarmos a verdade com maior força, respondemos com outra ofensa. Em vez de amarmos os que nos perseguem, odiamos com igual intensidade. Paramos de fazer a diferença a partir do momento que passamos a lutar com as mesmas armas de nossos caluniadores, pois também passamos a caluniar, perseguir e repudiar pessoas e não seus atos. Dizemos que Jesus é nosso rei, mas fazemos vista grossa a tantos de seus conselhos, como os presentes no texto abaixo:

"Mas a vós, que isto ouvis, digo: Amai a vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam; bendizei os que vos maldizem, e orai pelos que vos caluniam". Lucas 6:27-28

Essa não é uma batalha que se ganha pela força, “porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais” (Ef 6:12), mas pelo amor, que se traduz em respeito, tolerância, paciência para com o próximo, mesmo que ele discorde de nossas afirmações e crença. Afinal, de que adianta vencermos uma batalha se não tivermos amor (1Co 13)?

Além de tudo isso, não podemos esquecer que Deus está no controle e não precisa ser defendido. Ao contrário, ele defende sua Igreja. O próprio Cristo afirmou que as portas do inferno não prevalecerão contra ela (Mat 16:18).

Por isso, meu irmão, peço a você que seja uma pedrinha na construção de uma Igreja mais amorosa, misericordiosa e perdoara, que abrace os pecadores e lhes mostre que Cristo é para todos, inclusive homossexuais.

Não advogo a favor do pecado, mas do pecador. Preguemos a verdade do Evangelho e deixemos que Cristo faça a obra. Se as pedras vierem, e virão, nós as suportaremos, mas sem atirá-las de volta. Amém!

____________________________
Sobre o autor: Cristão reformado, formado em administração de empresas e teologia, membro da IPB - Fortaleza/CE.
Artigo enviado por e-mail.
Contatos com o autor: renatocesarmg@hotmail.com
 
Nota do Blog Bereianos: Concordamos com o autor do artigo, o qual refere-se "especificamente" aqueles que, de forma agressiva e anticristã, dirigem-se aos homossexuais com um tom violento e de condenação extrema, devolvendo as pedradas na mesma medida e omitindo à pregação do evangelho. Pessoas assim são piores que os próprios ativistas gaysistas e suas atitudes anticristãs. Devemos sim excercer a nossa cidadania em prol da família, porém não podemos esquecer que acima de tudo somos cristãos e a responsabilidade da pregação do evangelho está sobre nós, tanto em palavras, quanto em um bom testemunho.
.
Imprimir ou salvar em PDF

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:

1 - Poste somente o necessário. Se quiser colocar estudos, artigos ou textos grandes, mande para nós por e-mail: bereianos@hotmail.com

2 - A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Comentários com conteúdo ofensivo não serão publicados, pois debatemos idéias, não pessoas. Discordar não é problema, visto que na maioria das vezes redunda em edificação e aprendizado. Contudo, discorde com educação e respeito.

3 - Comentários de "anônimos" não serão necessariamente postados. Procure sempre colocar seu nome no final de seus comentários (caso não tenha uma conta Google com o seu nome) para que seja garantido o seu direito democrático neste blog. Lembre-se: você é responsável direto pelo que escreve.

4 - A aprovação de seu comentário seguirá os nossos critérios. O Blog Bereianos tem por objetivo à edificação e instrução. Comentários que não seguirem as regras acima e estiver fora do contexto do blog, não serão publicados.

Para mais informações, clique aqui!

Blog Bereianos!