Se o amor de Deus é livre, então o calvinismo está errado?

.

Por Turretinfan


Eu escutei várias vezes uma objeção ao calvinismo bastante semelhante ao título deste post. O argumento é que a “graça irresistível” vai contra a natureza de Deus, já que Ele deseja que O amemos livremente. Paul Manata apresentou uma resposta sucinta a esse tipo de argumento.

Gostaria de apenas complementar algumas reflexões sobre os pontos apresentados pelo meu amigo Paul. Frequentemente ouvimos que o ensino calvinista da graça irresistível é, de certo modo, equivalente a um estupro divino. Essa analogia é necessariamente equivocada. Primeiramente, porque o estupro envolve violação da vontade da vítima. Contudo, a graça eficaz de Deus não viola a vontade do homem, antes, a transforma. O ato da regeneração, que procede de Deus e muda completamente o homem, não é uma coerção da vontade (como no caso do estuprador), nem é um engodo da vontade (como o faz um hipnotista). Deus efetivamente muda os desejos de uma pessoa de forma que ela deixar de odiar a Deus e de imaginar que O ama, passando a amá-Lo verdadeiramente.  

Em segundo lugar, em adição ao fato de que Deus ordena o amor (que é justamente o ponto abordado de forma bastante competente pelo meu amigo Paul), Deus também ameaça com a punição aqueles que não amam. Roger Olson tecnicamente pode sustentar a posição de que “para que possa haver um relacionamento de amor, é necessário ser factualmente possível para ambas as partes a possibilidade de dizer ‘não’ para o outro”, mesmo em face de uma ordem. Afinal de contas, as pessoas de fato dizem “não” para os mandamentos divinos de amar a Deus e amar ao próximo. Todavia, se essa saída é empregada, a analogia do estupro automaticamente cai por terra. Afinal, ainda consideraríamos como vítima de um estupro uma pessoa que desse seu consentimento somente após ter uma arma apontada para sua cabeça, mesmo se tecnicamente dissesse “sim”. Contudo, o poder coercitivo da mensagem de Jesus é mais forte ainda: “Eu, porém, vos mostrarei a quem deveis temer: temei aquele que, depois de matar, tem poder para lançar no inferno. Sim, digo-vos, a esse deveis temer” (Lc 12:5).   
     
Logo, por um lado, a graça irresistível não é uma coerção, e, por outro, Deus (inegavelmente) emprega a coerção. Então a objeção levantada por Olson não pode se sustentar porque ela perde de vista a questão e porque ela se depara com um ponto que Olson deve aceitar como verdadeiro. Olson (e outros não-calvinistas) deve admitir que Deus emprega a coerção por meio de ameaças de castigos sobre aqueles que não fazem o que lhes é ordenado. Todavia, a graça irresistível é um meio usado por Deus que, em si mesmo, não envolve coerção, mas sim transformação.

***
Fonte: Turretinfan
Tradução: Fabrício Moraes
.
Imprimir ou salvar em PDF

2 comentários

Nesse caso seria uma manipulação e feriria gravemente o livre arbítrio, não?

Responder

Olá Rafael! Certa vez alguém disse: "A graça de Deus, quando derramada sobre a criatura apartada, faz a liberdade parecer pálida". O problema é que quando nos é colocado a "liberdade da criatura" em primeiro lugar, nós ofuscamos a "irresistibilidade" (no sentido qualitativo) da graça de um Deus Santo e Soberano que conduz por séculos vindouros criaturas rebeldes, afim de conhecerem Sua glória. Deus sabe bem que o amor é fruto da liberdade mutua, mas este amor extraído do próprio Amor faz a nossa ideia de "liberdade" vanescer. A graça plena só pode ser concebida a pecadores plenos.

Que a Graça esteja contigo! :)

Responder

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:

1 - Poste somente o necessário. Se quiser colocar estudos, artigos ou textos grandes, mande para nós por e-mail: bereianos@hotmail.com

2 - A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Comentários com conteúdo ofensivo não serão publicados, pois debatemos idéias, não pessoas. Discordar não é problema, visto que na maioria das vezes redunda em edificação e aprendizado. Contudo, discorde com educação e respeito.

3 - Comentários de "anônimos" não serão necessariamente postados. Procure sempre colocar seu nome no final de seus comentários (caso não tenha uma conta Google com o seu nome) para que seja garantido o seu direito democrático neste blog. Lembre-se: você é responsável direto pelo que escreve.

4 - A aprovação de seu comentário seguirá os nossos critérios. O Blog Bereianos tem por objetivo à edificação e instrução. Comentários que não seguirem as regras acima e estiver fora do contexto do blog, não serão publicados.

Para mais informações, clique aqui!

Blog Bereianos!