Carta aos Jovens Não Convertidos

.


Neste vídeo o Rev. Dorisvan Cunha tem uma importante mensagem para os jovens que ainda não são convertidos. Assista:




Transcrição:

Seja você quem for que se proponha a ler esta carta, faça isso em caráter de urgência, esperando que o Deus Eterno desperte sua consciência adormecida pelo engano do pecado para a realidade da vida que há em Deus. Tudo o que aqui está registrado tem a ver com o seu futuro eterno. O Deus dos céus nos constituiu ministros da Palavra e nos deu a responsabilidade de conclamar os pecadores ao arrependimento, na esperança de que os mesmos se convertam dos seus maus caminhos e recebam a vida eterna em Cristo Jesus.

Você tem apenas uma breve vida, que logo passará, portanto, imploro que reserve o tempo que ainda lhe resta para refletir seriamente nas palavras que se seguem. E quando seus dias findarem por aqui elas certamente o acompanharão por todas as eras da eternidade. 

Jovem, estou extremamente preocupado e deveras angustiado por você. Minha aflição aumenta ainda mais à medida que percebo que você não se importa com o futuro eterno de sua alma. Perturba-me pensar que em troca de fugazes prazeres, você tem rejeitado o precioso evangelho da cruz de Cristo. Você trocou tão estimado tesouro por uma curta vida de deleites mundanos, e com isso está desperdiçando o escasso tempo que lhe resta para preparar-se para a eternidade.

Jovem, lamentavelmente você demonstra que não sabe o que está fazendo de sua vida. Se você soubesse quem é o Deus a quem tu tens enojado e ofendido, você certamente se arrependeria da maldade de viver em inimizade contra Ele. Ele criou você e te deu a oportunidade de existir no chão deste planeta. Mas, de que maneira você o agradece? Como dizia um velho pregador, como “um monstro que tem a cabeça e o coração no lugar dos pés, e este esperneando contra o céu - tudo fora do lugar.”[1]  

E o pior de tudo é que você tem se mostrado um pecador contumaz e descuidado. Embora tenha sido criado por Deus, vive como filho do diabo. Embora tenha recebido a vida e todos os privilégios de cidadão do cosmo, sua resposta vem em forma de transgressão deliberada da Lei de Deus. 

Jovem, considere o que você está fazendo, desprezando e zombando do glorioso e terrível Deus dos céus. Ele é fogo consumidor! Ele tem grande aversão pelo teu pecado. Diante Dele o sol escurece. Diante dele os anjos rebeldes não prevaleceram, antes foram precipitados em cadeias eternas para o juízo do grande dia.[2]

Portanto, tome cuidado para que sua alma não se torne tão perversa a ponto de não perceber quão maligno é o pecado. Lembre-se que além de uma vida amarga que o pecado vai te dar aqui na terra, a morte e o julgamento estão à sua espera, prontos para lança-lo na destruição.  

Jovem, esse estilo de vida que você leva hoje não satisfará sua alma imortal. Você foi criado para encontrar descanso em Deus. Mas, você vive aprisionado em um poço de vaidades, de bar em bar, de mesa em mesa, de pecado em pecado, embriagado com o veneno da serpente, tentando resolver o drama do seu desencontro nas coisas desta vida. E assim você despreza o precioso sangue de um Redentor tão amável! Você desvaloriza a glória celestial e dança à beira do grande abismo.

Por isso, temo e muito que você chegue à tamanha dureza de coração que nada além da morte interrompa seu sono. Temo que você se apegue tanto a este mundo inútil que nada além da ira de Deus possa separá-lo dele. 

Aproxima-se o dia, o dia em que você terá que partir para prestar contas das suas impiedades. Então, não esqueça que, por mais forte que você seja agora, você em breve irá partir para a eternidade.  Seu tempo é curto! Seus dias são como a erva. Suas conquistas são como a flor da erva, efêmeras, voláteis, como um conto ligeiro. A qualquer momento sua saúde pode lhe ser tirada e a morte pode lhe dar o último golpe.

Reflita sobre essas coisas. Ouça o conselho dos santos de Deus. Procure estudar sobre quem é o SENHOR. Estude sobre a malignidade do pecado. Estude sobre Cristo e Sua obra consumada. Estude sobre o que é o mundo; estudo sobre o inferno e veja o terrível juízo reservado para os não convertidos. Estude sobre a glória eterna que você terá, caso você se arrependa... 

Lembre-se que no dia em que você partir daqui, seus amigos, seus estudos, seus deleites não responderão por você no grande tribunal. Naquele dia somente um amigo poderá falar por você: JESUS DE NAZARÉ e, isso se você estiver do lado dele: bem aventurados todos os que Nele se refugiam. Mas, caso você seja encontrado como Seu inimigo, saiba que Sua santa ira urrará estrondosamente contra você. 

Ah! Aquele dia! Será um dia terrível, assustador e desesperador para todos os que rejeitaram o evangelho. A consciência acusará, a memória dará amargas provas. E ali todos saberão quão terrível é a ira de Jeová e, quão maligno é o ato de rejeitar Seu precioso Filho. Será um dia de desolação e completa ruína. Não haverá amigos e consolos, mas somente um terrível senso de abandono de Deus. E nestas circunstancias você certamente irá lamentar e dizer: 

Ah! Senhor! Tantas vezes fui advertido deste doloroso dia pelos pregadores da Palavra de Deus, e qual foi minha reação? Eu zombei! Eu os ridicularizei! Que proveito agora tenho de todos os encantos do pecado? Que proveito tenho agora de tantos amigos e amantes que tive sobre a terra? Em que deu o gostoso sabor de todos os meus deliciosos manjares que adquiri em troca do evangelho de Jesus Cristo? Tantas vezes me ofereceram a misericórdia e, eu a negligenciei, preferindo os prazeres transitórios do pecado.[3]

Ah! Meu amigo, esse será o seu lamento! E sabe, não haverá mais possibilidade de arrependimento. Nesta hora restará apenas trevas e condenação. 

Jovem, eu ainda tenho a esperança de que tal coisa não aconteça com você! Hoje é o dia de você deixar a vida louca de lado! Hoje é o dia de você volte-se para Deus. Então, pela graça de Deus, decida ler as Escrituras todos os dias da tua vida; decida gastar tempo ouvindo bons sermões, recebendo a Ceia do Senhor, chorando por seus pecados, jejuando, vigiando, orando e preparando a sua alma para a eternidade! 

Recomece sua vida, agora mesmo! Despreze o mundo e suas vaidades! Viva de forma pura e comprometida com os valores do reino. Frequente uma igreja verdadeiramente evangélica. Procure ter comunhão com os santos e santifique o Dia do Senhor! E se, porventura, Satanás te oferecer todos os tesouros e promoções deste mundo; se ele te sugerir que os encantos desta vida são preciosos demais para serem menosprezados, jamais esqueça que no fim definitivo você terá que responder por cada ato de maldade que você decidiu praticar contra o precioso Deus dos céus.

Jovem, agora olhe para o passado de sua vida. Veja o que você fez até aqui, além de acumular pecado e mais pecado para tua própria destruição. Você está com seus olhos fixos neste mundo e precisa mudar esta perspectiva. Oh! Pecador! acorda! Levanta ó tu que dormes e comece a olhar para a eternidade! Lembre-se que em pouco tempo, com dinheiro ou sem dinheiro, você estará do outro lado da vida e, precisará de uma justiça perfeita para apresentar-se diante do terrível juiz. 

Qual será teu destino? Qual será tua sorte se fores encontrados sem essa justiça? Jesus diz que o teu futuro será terrível: “E irão estes para o castigo eterno”.[4] E nesta condição você permanecerá por todas as infindáveis eras da eternidade. 

Então, jovem, acorda para a realidade! Você está a caminho do tribunal do grande Deus. E enquanto caminhas para lá a justiça santa te ameaça. Se, porventura, você partir sem estar reconciliado com o único Deus Verdadeiro, seu estado será de ruína absoluta em meio aos demônios do inferno, longe do olhar gracioso de Deus. 

O grande rei Davi falou desse dia como o “dia da Sua ira.”[5] Esse é o dia que te espera, pecador rebelde! Será terrível! Será o dia da vingança de Deus. Será o dia que Ele reservou para vindicar a glória da Sua majestade. E se você não for reconciliado com Ele agora mesmo, através da Cruz, você terá que sofrer todas as terríveis consequências de tamanha rebelião. Então, a fim de que você não seja vomitado e condenado a um castigo de proporções infinitas, considere, com muita seriedade, o que significa partir para o outro mundo.

Você está preparado? Você já foi reconciliado? Você está em um estado de pecado? Se você se encontra nessa última situação, está descendo a passos largos ao inferno! Você é um inimigo de Deus e usa todas as suas posses e prazeres contra Ele. Não seria, então, justo se Ele te amaldiçoasse nessas coisas, e as revertesse contra você, para a sua destruição? 

Jovem, ainda há esperança! Se você é um desviado da fé, filho de pais crentes lembre-se de onde você caiu e volte-se para o Senhor. Considere no que diz Charles Spurgeon, “que ninguém pode entrar no inferno com uma pior desgraça do que o homem que vai para lá com as gotas de lágrimas de sua mãe sobre sua cabeça, e com as orações de seu pai seguindo seus calcanhares.”[6]

A esperança do Evangelho ordena que você fuja do inferno! Se você é um ser humano e não um bloco de pedras sem sentimentos, reflita. Veja onde você está: à beira do precipício. Tão certo como o Senhor vive, há apenas um passo entre você e a destruição. 

Portanto, eu te ordeno agora, em nome do Senhor Jesus que você acorde e fuja da ira vindoura. Desperte! Desperte! Levante-se e fuja. Pense nas riquezas da graça de Deus. Volte-se para a Cruz de Cristo, afim de que teus pecados todos sejam perdoados. 

Venha, trêmulo pecador! Lembre-se que há somente uma porta e há somente um monte, portanto, corra para esta porta, corra para este monte, aos pés daquele que bebeu o cálice amargo da ira de Deus. Ele é a única esperança da nossa vida. Ele é a única esperança de qualquer transgressor deliberado da Lei de Deus. 

Saiba que na casa do Pai há comida simples, pão e vinho com fartura ... se você se arrepender Ele promete perdoar todos os teus pecados e te receber como um herdeiro eterno do reino de nosso Senhor Jesus Cristo. 

Porém, se após ter lido estas palavras, você ainda permanecer no estado em que se encontra, tenho apenas a lhe dizer, que você será seu próprio assassino.[7]

Jovem! Arrependa-se e creia no evangelho. 

Seu amigo,

Dorisvan Cunha 

______________
Notas:
[1] Joseph Aleyne
[2] Judas 6
[3] Parafraseando Lewis Bayly, em “A prática da Piedade, p.86”
[4] Mateus 25
[5] Salmo 110. 5-7
[6] No sermão “O céu e o inferno”.
[7] Uma paráfrase de Charles Spurgeon: “Que cada homem se lembre, que se ele perecer, depois de ter ouvido o Evangelho, ele será seu próprio assassino.” 

***
Fonte: Guerra Pela Verdade
.
Imprimir ou salvar em PDF

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:

1 - Poste somente o necessário. Se quiser colocar estudos, artigos ou textos grandes, mande para nós por e-mail: bereianos@hotmail.com

2 - A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Comentários com conteúdo ofensivo não serão publicados, pois debatemos idéias, não pessoas. Discordar não é problema, visto que na maioria das vezes redunda em edificação e aprendizado. Contudo, discorde com educação e respeito.

3 - Comentários de "anônimos" não serão necessariamente postados. Procure sempre colocar seu nome no final de seus comentários (caso não tenha uma conta Google com o seu nome) para que seja garantido o seu direito democrático neste blog. Lembre-se: você é responsável direto pelo que escreve.

4 - A aprovação de seu comentário seguirá os nossos critérios. O Blog Bereianos tem por objetivo à edificação e instrução. Comentários que não seguirem as regras acima e estiver fora do contexto do blog, não serão publicados.

Para mais informações, clique aqui!

Blog Bereianos!